Buscar

Teorias Organizacionais e suas Contribuições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – PROVA 1
	
	
	CURSO:
	 GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA
	NOTA:
	
	DISCIPLINA:
	MODELOS DE GESTÃO
	VALOR:
	7,0 pontos
	PROFESSORA: 
	 LUCIANA SILVA FONSECA
	DATA:
	31/05 a 08/06/21
	ALUNO:
	Lavínia Oliveira e Igor Kopke
	MATRÍCULA:
	
Com relação às teorias organizacionais estudadas até o momento, julgue os itens que se seguem, colocando C para certo, E para errado e justificando a resposta:
As teorias organizacionais representam o esforço de vários estudiosos para promover melhorias na gestão das organizações. Vimos até o momento a Abordagem Clássica da Administração e começamos o estudo da Abordagem Humanística. Continuaremos o estudo de outras escolas que vieram depois e também ajudaram a entender o processo de gestão nas organizações.
Nas questões de 1 a 5 coloque V para verdadeiro, F para falso e justifique sua resposta.
Questão 1
a) As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações. A principal preocupação de Taylor era o aumento da eficiência na produção, o que reduziria os custos e aumentaria os lucros, possibilitando aumentar a remuneração do trabalhador a partir de sua maior produtividade. (Valor: 0,5 ponto) R: Verdadeiro. A abordagem clássica da administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, a aceleração e o desenvolvimento caótico da empresa. A preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando a eficiência do operário por meio da análise e da divisão do trabalho, evitando desperdício.
b) A administração científica constitui uma combinação de princípios, os quais podem ser assim sumariados: ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação e não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade. (Valor: 0,5 ponto) R: Falso, essas características são da abordagem humanística. 
c) Na hierarquia das necessidades de Maslow, o estágio final tem foco na continuidade do autodesenvolvimento e no atingimento da plenitude do potencial do indivíduo como ser humano. (Valor: 0,5 ponto) R: Verdadeiro. No modelo final da pirâmide hierárquica criada por Maslow tem as seguintes necessidades: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização. 
d) A Abordagem das Relações Humanas postula que a estrutura da organização se fortalece com a criação de sistemas organizacionais interdependentes, cuja principal característica é a competência técnica. (Valor: 0,5 ponto) R: Falso, a abordagem humanista prioriza a atenção as pessoas e grupos sociais. Mudando o de aspectos técnicos e formais para aspectos sociológicos e psicológicos.
e) Uma das contribuições de Taylor à teoria clássica da administração foi o desenvolvimento do conceito de organização linear, fundamentado nos princípios de unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, descentralização da autoridade e cadeia escalar. (Valor: 0,5 ponto) R: Falso, essas citações se assemelham mais ao vinculo feito por Fayol. 
f) Embora as teorias de Taylor e Fayol pertençam ambas a Escola Clássica, diferem no foco. (Valor: 0,5 ponto) R: Verdadeiro, Taylor era autor da teoria da administração cientifica, onde a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível dos operários. Fayol era autor da teoria clássica da administração, onde a preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio de organização e da aplicação de princípios gerais da administração em base científica.
Questão 2: (Valor: 2,0 pontos)
Marque a alternativa correta de acordo com a contribuição de cada uma das teorias organizacionais: 
1. Administração Científica.
2. Escola de Relações Humanas.
	(1)
	Abordagem que defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e determinar como completar as tarefas de produção de maneira eficiente.
	(1)
	A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa através do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. 
	(2)
	Teoria é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que o foco está nas pessoas e não as tarefas. 
	(2)
	Segundo Maslow, as necessidades humanas estão dispostas em forma de hierarquia (Hierarquia das Necessidades de Maslow) e a satisfação de uma necessidade superior (mais alta) depende da satisfação das necessidades inferiores.
	(2)
	Aspectos como integração social dos indivíduos, suas emoções, opiniões e satisfação no trabalho acabam se tornando variáveis fundamentais para a busca da melhora do desempenho do trabalhador.
a) 1, 1, 2, 1, 2
b) 1, 1, 1, 2, 1
c) 2, 1, 2, 1, 2 
d) 2, 1, 1, 2, 2
e) 1, 1, 2, 2, 2
Questão 3: (Valor: 2,0 pontos)
Na Escola Clássica, Henri Fayol propôs que as organizações deveriam desenvolver um conhecimento científico que fosse caracterizado pela interpretação das funções que são preponderantes para o funcionamento das empresas: Administração, Finanças, Segurança, Contabilidade, Técnica e Comercial. Escolha uma dessas funções, fale sobre ela e dê exemplo de como essa função é praticada ou é importante na empresa em que você trabalha. (Valor 2 pontos)
R: Administração: é uma ciência social que se dedica as práticas necessários a gestão de um negócio, como organizar, medir, planejar, dirigir e controlar tudo que está envolvido no processo de trabalho e pessoas responsáveis por realiza-lo. No meu trabalho, por exemplo, todos os profissionais possuem uma trilha de cursos teóricos e práticos a serem feitos, com o intuito de aperfeiçoar a administração do tempo de serviço, atendimento, listagem de agendamentos, compra e venda de peças/carros. Os colaboradores são capacitados e certificados para realizar as tarefas de cada setor com excelência.

Outros materiais