A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
Orientação Profissional

Pré-visualização | Página 1 de 4

FACULDADE SANTA MARIA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 
JESSYCA AQUINO DE OLIVEIRA
LUANNA MIKAELLY DA SILVA LIMA
MARIA SUYANNE OLIVEIRA DE MORAIS
MYLENA KELLY LIMA DA SILVA
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ESCOLHA 
CAJAZEIRAS – PB 2020
JESSYCA AQUINO DE OLIVEIRA
LUANNA MIKAELLY DA SILVA LIMA
MARIA SUYANNE OLIVEIRA DE MORAIS
MYLENA KELLY LIMA DA SILVA
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ESCOLHA 
Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, como requisito para a obtenção da nota da terceira avaliação da disciplina de Orientação Profissional
Orientadora: Fernanda Lúcia Pereira Costa
CAJAZEIRAS – PB 2020
RESUMO
A Orientação Profissional surge no contexto do capitalismo, como mecanismo capaz de identificar aptidões do sujeito à determinada tarefa com o intuito de produtividade. No começo, a orientação profissional era predominante na questão de autoconhecimento, no entanto, posteriormente foram desenvolvidos vários testes e a psicometria ganhou destaque na área. Com o passar dos anos, deixa de ser de interesse apenas do campo educacional, adentrando também no contextos das organizações. O objetivo da intervenção é proporcionar uma escolha mais leve, usando a orientação profissional como um processo facilitador, visto toda a pressão que é exercida aos jovens no quesito de inserção no mercado de trabalho e decisão da carreira profissional. Nesse momento tão importante alguns jovens passam por diversas mudanças e conflitos, que podem desencadear sentimento de insegurança e indecisão em qual profissão escolher, entre o que gosta de fazer e o que é esperado por seus familiares. Desse modo, espera-se que o processo de orientação profissional apresentado aos alunos do terceiro ano de uma instituição da cidade de Cajazeiras-PB, possa trazer reflexões e aspectos que minimizem algumas dificuldades encontradas no deliberar da profissão, somando também nas concepções a respeito de si mesmos, ou seja, o autoconhecimento.
Palavras-Chave: trabalho; orientação profissional; escolha.
ABSTRACT
Vocational Guidance emerges in the context of capitalism, as a mechanism capable of identifying the subject's aptitudes for the given task with the aim of productivity. In the beginning, professional guidance was predominant in the issue of self-knowledge, however, afterwards several tests were developed and psychometry gained prominence in the area. Over the years, it ceases to be of interest only in the educational field, also entering the contexts of organizations. The purpose of the intervention is to provide a lighter choice, using professional guidance as a facilitating process, given all the pressure that is exerted on young people in terms of insertion in the job market and professional career decision. In this very important moment, some young people go through several changes and conflicts, which can trigger feelings of insecurity and indecision in which profession to choose, between what they like to do and what is expected by their family members. Thus, it is expected that the process of professional guidance presented to students in the third year of an institution in the city of Cajazeiras-PB, can bring reflections and aspects that minimize some difficulties encountered in deliberating the profession, adding also to the conceptions about themselves, that is, self-knowledge.
Key words: work; professional orientation; choice.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	6
2 OBJETIVOS	7
2.1 Objetivo geral	7
2.2 Objetivos específicos	7
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	8
3.1. O Trabalho e a profissão: suas implicações na sociedade e no indivíduo	8
3.2 Orientação profissional em uma perspectiva histórica	8
3.3 O jovem e o processo de escolha profissional	10
3.4 Fatores que influenciam nos processos de escolha profissional	11
4 METODOLOGIA	12
4.1 Caracterização da instituição	12
4.2 Público Alvo	12
4.3 Técnicas utilizadas	12
4.4 Descrição dos encontros	12
4.4.1 Primeiro momento	12
4.4.2 Segundo momento	13
4.4.3 Terceiro momento	14
5 CRONOGRAMA	15
6 TABELA DE CUSTOS	15
REFERENCIAS
ANEXOS
Anexo a: dinâmica da bola
Anexo b: dinâmica da nave
Anexo c: texto
APÊNDICE
	
1 INTRODUÇÃO
Escolher, optar, visualizar uma trajetória profissional futura pode ser um verdadeiro drama para jovens e até mesmo para recém universitários. 
Com base nesta perspectiva, a orientação profissional na Psicologia objetiva investigar e compreender os interesses e aptidões do sujeito e norteá-lo rumo ao campo profissional sem equívocos e frustrações. 
Já é visto como uma necessidade a escolha de uma profissão. Com o passar dos tempos se observarmos que os jovens têm maiores adversidades para formar suas opções. Um meio de cursos várias novidades em especializações tem surgido. (LUCCHIARI, 1993) 
 A orientação profissional vem como um meio para facilitar a escolha, quer dizer participar ajudando a refletir, coordenando o procedimento para que as adversidades de cada um consigam ser organizadas e trabalhadas. Organizar o processo porque, como profissionais, estamos capacitados para isso. (LUCCHIARI, 1993)
Dessa forma, o presente projeto de intervenção aponta reflexões pertinentes sobre o papel do psicólogo no processo de prática de orientação profissional, objetivando assim facilitar o ato de escolha das profissões mediante a realização de uma intervenção dinâmica em alunos do terceiro ano do ensino médio.
Será descrito o cronograma para a realização do processo de intervenção, bem como uma tabela de custos materiais tidos para a concretização do projeto de intervenção. Tudo embasado em leituras bibliográficas e eletrônicas. 
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
· Facilitar o processo de escolha das profissões com a realização de uma intervenção dinâmica em alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma instituição da cidade de Cajazeiras – PB
2.2 Objetivos específicos
· Estimular a formação de definição de expectativas pessoais e valorização das escolhas individuais;
· Promover condições para que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição da cidade de Cajazeiras - PB sejam capazes de enfrentar novas situações de aprendizagem e aperfeiçoamento em suas escolhas;
· Possibilitar o aprendizado de novas informações sobre formações e ingresso no mercado de trabalho;
· Contribuir com reflexões sobre os fatores que influenciam na escolha profissional como apoio familiar, amigos e mostrar como a ferramenta da internet também pode ser útil nesse momento.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. O Trabalho e a profissão: suas implicações na sociedade e no indivíduo
	
O significado da palavra trabalho pode trazer diversas conotações, dentre elas, um esforço ativo em que o homem caminha em direção a um objetivo ou construção de algo. Desse modo, traz um sentido mais amplo ao que seria só uma ação com finalidade de resultados (ALBORNOZ, 2017).
Na antiguidade, o trabalho era algo geralmente ligado a questões negativas. Os trabalhadores eram geralmente cidadãos não livres. Contudo esse conceito foi sendo modificado ao longo do tempo de diversas formas, principalmente com a inserção do capitalismo. No período pós guerra com o avanço da revolução industrial foi dada maior importância do homem com o trabalho no seu contexto de produtividade (ABREU & ALMEIDA, 2016).
Dessa forma, em um mundo capitalista, o sujeito passa a não ser mais o centro de si mesmo, esse passa a ser comandado pelo outro. O resultado do seu trabalho não é mais algo pertencente a ele mesmo. Quem comanda as questões relativas ao poder é o capital (ROSSATO, 2001).
Ademais com o passar do tempo, as modificações no âmbito do trabalho, fazem com que o indivíduo comece a buscar algo