A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
Orientação Profissional

Pré-visualização | Página 3 de 4

da cidade de Cajazeiras, PB, com uma faixa etária de idade de 16 a 18 anos. A escolha da turma foi feita em consideração à importância de trabalhar Orientação Profissional com estudantes que estejam próximos a prestar vestibular, visto que o momento de tomada de decisão da Profissão pode trazer fatores de angústia e ansiedade.
4.3 Técnicas utilizadas
O projeto consistirá na realização de quatro momentos de caráter reflexivo, cada um durando em torno de uma hora, no período diurno. Nos encontros serão elencados diversos assuntos desde a importância da Orientação, como processo de escolha, o papel familiar, o mercado de trabalho e a reflexão sobre o autoconhecimento do indivíduo nesse contexto. Além disso, pretende-se trazer uma didática dinâmica, com o uso de dinâmicas, interação por meio de conversas com o intuito de promover um ambiente acolhedor e contribuir na facilitação da escolha profissional. 
4.4 Descrição dos encontros
4.4.1 Primeiro momento
· Objetivo
O primeiro encontro tem por objetivo uma breve apresentação do Projeto, sobre o que é orientação profissional. Como também a apresentação dos alunos com intenção de proporcionar um ambiente acolhedor em que as interações sejam facilitadas com o uso de dinâmicas.
· Materiais
· Papel
· Caneta
· Pincel de Quadro 
· Procedimentos
A intervenção será realizada no período da manhã pelas integrantes do grupo. O primeiro passo será a apresentação do projeto de intervenção e sobre o que é Orientação Profissional, trazendo a importância da mesma na tomada de decisão da profissão. Em seguida, será realizado um momento de apresentação dos alunos com o uso de dinâmicas afim de promover interação de uma forma leve. A primeira dinâmica utilizada será a dinâmica da bola.
Em seguida terá uma explicação a respeito do que significa a escolha e suas implicações. Intervindo de maneira a tratar esse processo como algo menos complicado. Ao fim uma reflexão sobre o autoconhecimento nesse processo.
Após esse momento de apresentação, será trazida uma dinâmica reflexiva sobre as profissões. A Dinâmica da Nave.
Ao encerrar desse momento será passada uma folha para que os alunos coloquem as áreas de atuação que se interessem para debatido no próximo encontro. 
4.4.2 Segundo momento
· Objetivo
Trazer um debate acerca das profissões com um apanhado de informações sobre o mercado de trabalho. Além de trazer um momento reflexivo de leitura de um texto, resultando numa intervenção à respeito das tensões e pressões do vestibular e tomada de decisão.
· Materiais
· Papel
· Pincel de Quadro
· Texto
· Procedimento
Na primeira etapa será lida uma notícia sobre a pressão que a escolha no período de realização de vestibulares traz.
Posteriormente, será feito uma intervenção de caráter reflexivo, tratando das tensões e pressões que influenciam no momento de decisão. Fazendo um levantamento de como a própria opinião é importante nesse processo, sendo proporcionada pelo autoconhecimento.
4.4.3 Terceiro momento
· Objetivo
 Proporcionar discussão a respeito de fatores que influenciam na tomada de decisão como: apoio familiar, escolar e de amigos. Trazer uma explanação a respeito do uso da internet como uma ferramenta facilitadora do processo, e refletir com ajuda de uma paródia em como é possível mesmo nessa era tão informatizada viver o real usando a rede ao seu favor. 
· Materiais
· Slide
· Data Show
· Violão
· Impressões da Paródia
· Chocolates
· Procedimentos
Será apresentado slides com informações sobre os fatores que influenciam no processo de escolha, trazendo o contexto para debate afim de aliviar os aspectos que dificultam essa escolha. Será mostrado maneiras de como a internet pode proporcionar ajuda nesse processo se usada de maneira adequada, com ajuda de uma paródia se fará a reflexão de como o mundo virtual e real podem agir de maneira integrada.
Ao final será dado um espaço para os alunos falarem mais da experiência dos nossos encontros, como estão se sentindo em relação a esse processo de decisão, um momento de maior interação e ao final entregaremos um mimo a cada um com uma mensagem de coragem.
5 CRONOGRAMA
2020
	
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	Levantamento Bibliográfico
	
	
	
	X
	X
	
	Execução dos momentos
	
	
	
	
	X
	
	Entrega do Projeto
	
	
	
	
	X
	
6 TABELA DE CUSTOS
	Materiais
	Valor R$
	Folhas
	4,19
	Canetas
	5,00
	Passagem moto táxi
	80,00
	Chocolates
Impressões
	10,00
10,00
	Total
	109,19
15
REFERÊNCIAS
ABADE, Flávia Lemos. Orientação profissional no Brasil: uma revisão histórica da produção científica. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 6, n. 1, p. 15-24, jun. 2005 .
ABREU, V. N.; ALMEIDA, V. H. Trabalho, tempo livre, lazer e ócio: da antiguidade aos tempos atuais. Revista Espaço Acadêmico, v. 16, n. 187, p. 121-132, 6 dez. 2016.
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicol. clin, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.
BARRETO, Maria Auxiliadora; AIELLO-VAISBERG, Tania. Escolha profissional e dramática do viver adolescente. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 107-114, Abr. 2007
BECKER, Daniel. O que é adolescência. São Paulo: Brasiliense, 2017.
BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: A abordagem sócio-histórica. São Paulo: CORTEZ EDITORA, 2014.
DE FARIA, Rafaela Roman; DOBRIANSKYJ WEBER, Lidia Natalia; TON, Cláudia Tucunduva. O estresse entre vestibulandos e suas relações com a família e a escolha profissional. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 30, n. 68, nov. 2017. ISSN 1980-5942.
DIAS, Lorena Soares et al. Vestibular e Adolescência: perspectivas teóricas e implicações sociopsicológicas. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 625-636, jun. 2009
DIAS, Maria Sara de Lima; SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. 2, p. 272-283, 2012.
FURTADO, Adelaine Vianna; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Orientação profissional em um centro de psicologia aplicada: análise de uma prática. Rev. bras. orientac. Prof, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 97-106, jun. 2011 .
LUCCHIARI, Dulce Helena Pena Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. 2ª Ed. São Paulo: Summus Editorial, 1993.
MELO-SILVA, Lucy Leal; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; SOARES, Dulce Helena Penna. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 31-52, dez. 2004 .
NEPOMUCENO, Ricardo Ferreira; WITTER, Geraldina Porto. Influência da família na decisão profissional: opinião de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 14, n. 1, p. 15-22, jun de 2010.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.
ROSSATO, Ermelio. As transformações no mundo do trabalho. Revista Vidya, Santa Maria, n. 36, p. 151-159, jul. 2001.
SILVA, André Luiz Picolli da; SOARES, Dulce Helena Penna. A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicol. estud., Maringá, v. 6, n. 2, p. 115-121, dez. 2001
SOARES; Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002.
SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues et al, Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 314-333, ago. 2015 .
SPARTA, Mônica. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 4, n. 1-2, p. 1-11, dez. 2003
SPARTA, Mônica; BARDAGI, Marúcia Patta; TEIXEIRA, Marco Antônio P. Modelos e instrumentos de avaliação em orientação profissional: perspectiva histórica e situação no Brasil. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 7, n. 2, p. 19-32, dez. 2006.