Buscar

CAP 1 EXERCICIOS RESOLVIDOS FUNDAMENTOS DE ECONOMIA MARCO ANTONIO SANDOVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios
Capítulo 1 – Introdução à Economia-MARCO ANTONIO SANDOVAL
1) Qual é o conceito de economia? Qual sua relação com a questão das escolhas ótimas e da escassez?
2) Por que a escassez se constitui como um dos pilares da Ciência Econômica?
3) Por qual motivo os problemas econômicos fundamentais se cristalizaram ao longo do tempo?
4) Conceitue os principais sistemas econômicos. Apresente suas principais diferenças e semelhanças.
5) Em sua opinião, qual tipo de sistema econômico é o ideal para uma nação? Por quê?
6) O que é a Curva de Possibilidade de Produção (CPP)? Qual é a relação conceitual entre a CPP e a escassez?
7) Como compreender o conceito de pleno emprego da economia no contexto da CPP?
8) Conceitue custo de oportunidade. Qual é a sua relação com a escassez?
9)Explique os deslocamentos da CPP. Aponte suas causas e consequências.
10) Defina Fluxo Circular de Renda. Qual a diferença entre fluxo real e monetário?
11) Qual é a essência do conceito do Fluxo Circular de Renda?
12) Como é dividido o estudo econômico?
RESPOSTAS
1) A economia é uma ciência social que estuda a sociedade. Deste modo, ela possui como objeto de estudo a escassez, que está diretamente relacionada com a tomada de “escolhas ótimas”, já que, a sociedade tem vontades ilimitadas, no entanto, nossos recursos são limitados. Sendo assim, a relação que se há entre ambos, é de que, a economia lida com meios escassos e, a alternativa para sair desse impasse é efetuar “escolhas ótimas”, que visem a sustentabilidade e desenvolvimento para/com a sociedade.
2) A escassez se constitui como um dos pilares das ciências econômicas pois, sem escassez não haveria nenhum objeto de estudo, ou seja, não haveria a necessidade de se estudar Economia.
3) Os problemas econômicos fundamentais se cristalizaram ao longo do tempo por conta de impasses que fizeram o capital circulante indutor da economia diminuir. Um exemplo deste, é a falta de consumo, que geralmente é causada por uma estagnação econômica, provocada muitas vezes pelo desemprego (fruto de uma medida do estado ou de uma crise global).
4) Os principais sistemas econômicos são: o de mercado, a qual a economia é controlada por agentes econômicos de iniciativa privada. O sistema de economia planificada, onde o controle do comércio é privado, ou seja, controlado pelo Estado e, por último, o sistema de economia mista, em que se reúne o capital privado e público, sendo que, o Estado, detêm a maior parte das ações. Nesse sentido, a principal diferença que se tem entre a economia descentralizada (capitalista) e a centralizada (comunista) é de que, na primeira, seu objetivo principal é a acumulação de capital através do lucro e, a segunda, tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Doutro modo, as mesmas se assemelham a forma em que ambas necessitam de capital para seu funcionamento. Pode-se então dizer que, ambas são sistemas capitalistas, a qual se diferenciam no jeito em que este capital acumulado é administrado.
5) Na minha opinião o sistema econômico ideal para a nação seria o sistema misto, pois, desta forma haveria tanto o capital voltado para a iniciativa privada quanto para a pública, contando também que, o estado estaria sempre ali para “frear” certas situações as quais poderiam abalar a economia. Sendo importante ressaltar que, a mão do estado tem papel fundamental na indução e intervenção dessa liberdade econômica pois, ele dita certas questões a fim de que o mercado não se aproveite e dite as regras (preços) como bem quiser.
6) A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) é a ilustração que se faz, através de um gráfico, da escassez dos fatores de produção e, cria um limite para a capacidade produtiva, seja de um país, de uma empresa ou de uma sociedade. Sendo assim, a relação que se há entre a CPP e a escassez é de que, se não houvesse escassez, não seria necessário a criação do CPP para nos ajudar a lidar com a falta de recursos.
7) Sabe-se que o pleno emprego se da em uma situação em que não existe qualquer forma de desperdício de capital ou de trabalho, ou seja, há a utilização da capacidade máxima de produção de uma sociedade, sendo assim, na CPP, o pleno emprego se da no topo da pirâmide da curva, sendo que, a própria pirâmide representa nossos fatores de produção.
8) Custo de oportunidade, tal como já diz, se baseia em fazer uma escolha racional onde o individuo irá analisar suas opções e ver qual delas trará mais benefícios (lucros) para ele. A relação que se há entre o custo de oportunidade e a escassez é de que ambos estão diretamente ligados em economia e, possuem um vínculo direto pois, em um caso especifico, as empresas podem usar um recurso de menor qualidade, mas mais disponível para produzir bens, sendo assim, a escolha está entre as atividades mais comuns em uma economia.
9) O deslocamento da curva de possibilidade para a direita indica que o país está crescendo, ocorrendo como consequência do aumento da quantidade física de fatores de produção, ocasionada junto a um melhor aproveitamento dos recursos já existentes.
10) O fluxo circular de renda mostra como a economia gira e quais relações estão envolvidas nas trocas de dinheiro, bens e serviços.
Nesse sentido, temos o fluxo real que representa os bens e serviços ofertados pelas empresas para as famílias, que são custeados pelos fatores de produção, se diferindo do fluxo monetário que por sua vez representa o dinheiro que circula como renda para famílias e receita para empresas, na direção contrária dos bens e serviços.
11) A essência do fluxo circular de renda é representar de forma explicativa o modo em que a economia gira e quais relações que a compõe.
12) O estudo econômico é dividido em dois grandes grupos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais e, a macroeconomia que, estuda o resultado composto dos múltiplos comportamentos individuais.

Continue navegando