A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Percepção gustativa

Pré-visualização | Página 1 de 1

Percepção Gustativa:
Fator de risco ou proteção para dependentes durante a cessação do uso de drogas
O que é percepção gustativa?
 É a percepção de sabores através da língua, geralmente associada ao prazer. Um dos sentidos menos desenvolvidos dos seres humanos.
Língua principal órgão do paladar, onde são encontradas estruturas denominadas botões gustativos.
Relação entre paladar e olfato
 O olfato e paladar funcionam de forma bastante parecidas. Os dois precisam de estímulos que ativam suas respectivas células, levando a informação para o cérebro.
Um precisa do outro, sendo que o paladar possui maior dependência do olfato
Acuidade do paladar
Acuidade: Percepção dos estímulos minúsculos de um sentido ou seu grau de sensibilidade.
Como dito anteriormente o paladar humano pode reconhecer alguns sabores, porém alguns fatores podem influenciar nessa perspicácia.
Fatores como: má higiene bucal, uso de substâncias químicas que podem causar uma alteração no que diz respeito a percepção gustativa
Distúrbios do paladar
Disgeusia: distorção ou diminuição do paladar. Os problemas vão desde paladar distorcido a uma completa perda de paladar. 
Ageusia: falta do paladar independente da causa. Pode-se destacar o cigarro como um fator que influencia na perda do paladar como um todo.  
Hipogeusia: Diminuição da função do gosto para um ou mais dos quatro sabores básicos.
Dados: usuários de drogas e não usuários diferenças na percepção do paladar
Grupo caso com relação ao tempo
Resultados
Pode-se constatar que mesmo com o certo tempo os indivíduos não tiveram total recuperação da percepção.
Diversos fatores contribuiriam para esse quadro de alteração perceptiva. Dentre eles uma possível alteração no sistema nervoso central por meio da droga. Levando em conta vários estudos que comprovam prejuízos neurológicos e possível degeneração neural a respeito do uso de cocaína. 
Acuidade paladar: usuários durante a cessação do uso de drogas
Fator de risco ou proteção durante o tratamento
Usuários de crack e cocaína tiveram perda significativa do paladar.
Alguns indivíduos no uso máximo de drogas apresentavam eutrofia, ou seja alimentos eram totalmente rejeitados. 
Antes do período de um aumento no peso, durante o tratamento, uma grande parte dos indivíduos passam pelo período de eutrofia.
O aumento de peso pode estar relacionado a abstinência em conjunto com a ansiedade. Tendo em vista também o aumento da ingestão de alimentos em razão de ser uma fonte de prazer como substituição as drogas.
Pode ser visto como fator de risco para obesidade, mas também como algo de superação a vunerabilidade. Com uma recuperação na percepção o individuo pode se atentar a cuidar mais da questão alimentar.
Referências
CHABEIN, Cassiano Lima, Avaliação na percepção do paladar em usuários crônicos de crack. 2011. 58f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
TEO, Carla Rosane Paz Arruda; CORRALO, Vanessa da Silva; FRANSOZI, Cibele; KOVALESKI, Louise Fabiana Limongi, Percepção Gustativa: Fator de risco ou proteção para dependentes durante a cessação do uso de drogas. 2014. 9f. Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, SC, 2014.