A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Fisiologia Menstrual

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fisiologia Menstrual
Esteroidogênese ovariana
Folículo ovariano: unidade morfofuncional do ovário.
Folículo primordial: oócito com camada de células da granulosa em volta. Ao nascimento, a menina possui 1milhão de folículos. Durante a vida ocorre atresia e ao chegar à puberdade já restam apenas 500 mil.
Folículo primário: na puberdade, camada da granulosa se multiplica e tecido intersticial do ovário se junta e forma nova camada: teca. FSH recruta esses folículos. A cada mês, 8 a 10 são recrutados.
Folículo secundário: acumula líquido no interior, formando o antro. Totalmente dependente de ação hormonal. Só um será o dominante que será ovulado, o que está mais próximo da corrente sanguínea, recebendo o FSH primeiro.
FSH
 
A teca possui receptores para LH que age transformando colesterol da dieta em androstenediona e testosterona. Os androgênios se difundem para a camada da granulosa, que possui receptores para FSH, produzindo a aromatase. Converte os androgênios em estradiol. Rota bioquímica unidirecional.
Estradiol causa upregulation para receptores de FSH na granulosa.
Estrona é estrogênio periférico. Existe aromatase em outros tecidos, adiposo, hepático, músculos. Obs: obesidade é fator de risco para câncer de endométrio pelo excesso de estrona e consequentemente de proliferação endometrial. 
Estrogênios: estriol – placentário / estradiol – ovariano / estrona - periférico
Ciclo menstrual propriamente dito
O pulso do eixo é o hipotálamo, que produz o polipeptídeo GnRH, secretado de forma pulsátil na circulação porta hipofisária, agindo na adenohipófise que vai produzir o FSH e o LH (gonadotrofinas). Ambos atuam nos ovários que produzirão os estrogênios (proliferação endometrial) e progesterona (secreção endometrial). DETALHE a progesterona bloqueia os receptores de estrogênio. Para haver proliferação ele precisa ser secretado sozinho. Feedbacks do estradiol (varia a depender da quantidade e velocidade, após certa concentração o feedback passa a ser negativo sobre o LH, vide o fim do pico coincidir com pico do estradiol): positivo sobre LH, negativo sobre FSH.
Conforme o folículo amadurece, produz mais estradiol que irá proliferar o endométrio e por feedback negativo na adenohipófise diminuir o FSH. Após atresia dos 8-9 folículos recrutados, apenas o dominante produzirá estradiol, diminuindo drasticamente a concentração do hormônio e definindo um pico. Por feedback positivo, o pico de estradiol leva a um pico de LH.
 É esse pico de LH que irá liberar o oócito do folículo maduro pela produção de enzimas proteo e hidrolíticas. A estrutura folicular vazia então irá formar o corpo lúteo, que produzirá além da progesterona, mais estradiol, gerando uma segunda curva. O corpo lúteo vive por 14 dias. Exatamente em todas. 12h após pico de estradiol pico de LH, 12h depois ovulação. Lembrando que essa segunda onda, pela presença da progesterona, não causa mais proliferação, apenas secreção e edema. No momento do pico de LH, a espessura endometrial é de aproximadamente 12 mm e não aumenta de maneira significativa a partir de então. Como o estradiol do corpo lúteo passa a cair, o FSH aumenta e dá-se início a outro ciclo em alta. A decidualização ocorre pela baixa de estradiol e progesterona.
Inibinas inibem o FSH. Inibina B e função gonadal- existem vários métodos utilizados para a avaliação da reserva ovariana para ciclos de fertilização in vitro. A inibina B é um marcador direto da atividade ovariana e está relacionada com o número de ovócitos obtidos. A dosagem de inibina B é um teste simples que pode ajudar pacientes e médicos na estimativa do prognóstico de um ciclo de fertilização in vitro. A inibina A tem sido descrita como um marcador útil para prever o surgimento de pré-eclâmpsia em gestantes. Como a concentração de inibina-A é aumentada no sangue de mulheres com um feto com Síndrome de Down, inibina-A está incluído nos testes de triagem de soro materno para identificar a Síndrome de Down no segundo trimestre da gravidez.