A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Indicadores de Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 1

AULA 04 – Indicadores de Saúde 
 Conceito: Taxas, coeficientes, índices que vão refletir o comportamento daquela população em relação das suas doenças ou de sua saúde. 
 
Diagnóstico Clínico X Diagnóstico Comunitário
Enquanto o diagnóstico clínico, foca em curar o paciente, no diagnóstico comunitário priorizamos analisar os fatores ambientais, sanitários, e comunitários, que possam causar doenças nas pessoas, e como resolver eles. 
Utilização dos Indicadores
-Análise da qualidade dos programas de saúde: Auxilia a verificar a situação atual de saúde, e fazer comparações, observando a evolução ou regressão ao longo do tempo, analisando taxas e coeficientes. Desta forma pode-se dizer se o programa de saúde utilizado é eficiente e os pontos onde pode melhorar.
Eixos estratégicos de interpretação do desempenho da prestação de serviços de saúde 
Financiamento-Gestão-Acesso-Qualidade Assistencial
Coeficiente de Morbidade: relacionado ao grau de contágio da enfermidade/doença. Daquela população, quantas pessoas adquiriram a doença? 
Fórmula: (deve ser informada a escala de habitantes fatorial utilizada)
Coeficiente de Incidência da doença: ocorrência de casos novos de uma doença em uma população. Importante para observar o comportamento da doença durante um período de tempo se há um aumento ou diminuição anormal ou não. Pode ser calculado por regra de três ou pela seguinte fórmula:
Coeficiente de prevalência da doença: Representa o número de casos presentes (novos + antigos) em uma comunidade num determinado período de tempo. 
Entradas de doença: casos novos e imigração; Aumenta número de casos;
Saída de doenças: Cura, óbito e emigração; Reduz número de casos.
Coeficiente de Letalidade: Representa quantos indivíduos que estavam doentes vieram a óbito. Utiliza a população doente e não a geral. Nos mostra uma leitura da gravidade/virulência da doença. 
Taxa de Ataque: Grau de contágio da doença, mas trabalha em um grupo reduzido e local específico. Não representa da comunidade e sim um determinado grupo. É dada em porcentagem. 
Coeficiente de Mortalidade: Registra o risco de óbito em uma comunidade. 
Nascido Vivo: É todo o feto, que nascer com parâmetros vitais compatíveis com a vida, ou seja, respire, tenha batimento cardíaco, etc. 
Óbito fetal: É o feto que morre antes da expulsão, ou seja, nasce já em estado de óbito. 
Morte Infantil: Nascidos vivos que morrem antes de completar 1 ano de idade por diversas razões. 
1. Coeficiente de mortalidade neonatal- morte de 0 á 27 dias após o parto. 
2. Coeficiente de mortalidade pós-neonatal ou infantil tardia- morte após 28 dias do parto. 
Coeficiente de Mortalidade Materna: Morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o término da gestação. 
Coeficiente de Natalidade: Nos diz como está o crescimento desta população.
Coeficiente de Fecundidade: Como está a fertilidade da população feminina da comunidade analisada.