Buscar

Avaliação final discursiva Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	No cuidado ao controle de peso, tanto para indivíduos com sobrepeso ou obesidade, como para casos de desnutrição, é a etapa que se refere à obtenção de dados que geram informações sobre o estado nutricional e as práticas alimentares, já que é recomendado que na Atenção Básica realizem-se avaliações antropométrica e de consumo alimentar de indivíduos em todas as fases do curso da vida. Com base na obtenção de dados sobre o estado nutricional de indivíduos e da população, disserte sobre os cuidados na sua aplicação e importância para a Vigilância Alimentar e Nutricional.
	Resposta Esperada:
Para a correta avaliação antropométrica, deve-se observar os protocolos de aplicação do método utilizado, assim como ter a disposição os equipamentos adequados e um ambiente apropriado para esta atividade. Para a coleta de resultados efetivos é importante que o profissional esteja apto à aferição de medidas antropométricas, e que ainda possua cordialidade e ética no trato com as pessoas. Obter resultados precisos é de suma importância para o acompanhamento nutricional, juntamente à avaliação do consumo alimentar, onde serão analisados aspectos relacionados ao acesso e à disponibilidade dos alimentos, fatores biológicos, psicológicos, econômicos e socioculturais relacionados à alimentação. A partir desses dados será possível observar características específicas das populações dos referidos territórios, como hábitos e tradições alimentares.
	
	O Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) passou por atualizações ao longo dos anos. Com base na primeira PNAN, disserte sobre a importância dela para a segurança alimentar e nutricional.
	Resposta Esperada:
A primeira PNAN foi considerada uma conquista e de suma importância na saúde pública, pois possibilitou que todas as ações que vinham sendo realizadas de maneiras pouco efetivas fossem legitimadas no setor da saúde para que se pudesse garantir a segurança alimentar e nutricional. Ao ser concretizada, também demonstrou a importância de enfatizar a necessidade de envolvimento e articulação intersetorial para que fosse possível pudesse cumprir com o propósito da PNAN.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais