A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Relatório de Bromatologia - Amostragem

Pré-visualização | Página 1 de 1

Relatório de Bromatologia
Amostragem
Profa. Luciana Mansur
Alexandre Gomes Rodrigues
Campos dos Goytacazes, 2017
Amostragem e Preparo da Amostra
Introdução
 
Objetivo
Os objetivos da prática de amostragem são, preparar amostras para aplicar e conhecer o método de quarteamento na amostragem e aprender técnicas para determinar certos componentes, além de discutir sobre os resultados.
Materiais e métodos
· Béquer de vidro
· Espátula 
· Papel
· Pera
· Pipeta
· Bastão de vidro
· Almofariz
· Cadinho
· Pistilo
Os métodos de amostragem envolvem três etapas:
1. Escolha da população na qual a amostra será retirada;
2. Seleção e coleta da amostra bruta;
3. Redução da amostra bruta à amostra representativa, compreendendo de 5% a 10% do peso total de alimento a ser analisado.
Com o alimento seco, colocou-se a amostra de biscoito em pedaços no almofariz e em seguida amassou-a com um pistilo até que a mesma virasse farelo para que ficasse homogeneizada, logo após foi colocada sobre um papel e dividiu-a em quatro partes com formatos de quadrado, praticando o quarteamento. Eliminaram-se duas partes opostas. Afastaram-se as partes escolhidas com uma espátula. Colocaram-se as partes desprezadas de volta dentro do almofariz. Praticou-se o quarteamento mais uma vez repetindo o processo. 
 
Com o alimento úmido, primeiro foi colocado a amostra de banana descascada dentro do cadinho. Em seguida amassou-a até que ficasse pastosa e homogeneizada. Essa amostra foi colocada sobre a bancada, sendo separada em quatro quadrados com a espátula, realizando assim, duas vezes o mesmo processo de quarteamento do alimento seco, para que se chegasse a uma quantidade ideal de amostra.
		
Com o alimento líquido, colocou- se o suco de uva em um grande béquer de vidro. Misturou-se a amostra com bastão de vidro. Com o auxílio de uma pipeta e uma pera retirou-se 3 ml da amostra. Colheram-se as amostras de acordo com as orientações: 1 ml foi retirado da superfície, 1 ml do meio e 1 ml do fundo do béquer. Depositando-as num béquer menor.
Resultados
Os produtos alimentícios possuem uma grande variabilidade, e a amostragem é importante para as análises, tornando-se crucial para a obtenção de resultados representativos. Cada alimento tem sua forma específica de amostragem de acordo com a sua natureza. A amostra representativa deve ser uma réplica, em ponto reduzido, da composição e da distribuição do tamanho do alimento. A prática foi feita de acordo com o modo de orientação de recolhimento das amostras, de forma que, o conteúdo final correspondesse às expectativas. 
Conclusão
Ao final da prática vimos que a amostra deve ser preparada e analisada cautelosamente para não ocorrer erros, sendo possível utilizar e conhecer o método de quarteamento e através deste encontrar um resultado condizente. O procedimento descrito anteriormente foi concluído com sucesso e o objetivo da prática foi alcançado.
Referências
FORSYTHE, S. Microbiologia da Segurança dos Alimentos. (2. Ed), pág.351; School of Science and Technology, Nottingham Trent University: Editora Artmed, 2013. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=KKY5AgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=amostragem+e+preparo+da+amostra+em+alimentos&ots=--FJ5HysFW&sig=2kfs_rG2IqNJw4T163-F7C8kIto#v=onepage&q&f=false> Acessado em 28 de agosto de 2017.