Buscar

Atividade de treinamento e desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Isabella Ribeiro Santana
Disciplina: Intervenções em Contextos Organizacionais
	
Tema da atividade: Treinamento e desenvolvimento
1- Baseados nos conceitos de treinamento e desenvolvimento, apresentem uma análise sobre o artigo.
De acordo com a definição de treinamento e desenvolvimento, o que a empresa apresentada no artigo faz com relação a seus estagiários, especificamente, é voltada para o desenvolvimento, já que o foco é na preparação desses estagiários para cargos futuros, para quando se formarem, tentando desse modo reter os estudantes e efetivá-los na empresa, diminuindo a rotatividade.
Sendo assim, esses estagiários têm a possibilidade de mudar de cargo, indo para áreas que mais lhes interessam dentro da empresa após esse programa criado pela organização, pois visa o desenvolvimento de habilidades necessárias para o varejo farmacêutico que não lhes são ensinadas ao longo da graduação.
2- Apontem os principais pontos em relação à solução e os resultados.
Para diminuir a rotatividade, a empresa optou por colocar em prática o Programa de Desenvolvimento de Estagiários Farmacêuticos, que, somando conhecimento técnico, comportamental e gerencial, prepara o estagiário para assumir uma posição de liderança dentro das lojas após a sua formação e contratação.
Neste projeto, o estudante observa o dia a dia nas farmácias, participa de treinamentos e encontros com o responsável pelo setor de RH, e realiza visitas nos centros de distribuição, se familiarizando com a rotina e afazeres na companhia.
Após a formação, o estagiário deveria continuar no plano de desenvolvimento na Universidade Coorporativa da organização, tendo a possibilidade de mudar de área de acordo com seus interesses.
Com a implementação desse projeto, a empresa registrou uma redução de 29% do nível de rotatividade dos funcionários, antes mesmo de ter chegado ao fim sua primeira turma. Os gerentes perceberam um envolvimento maior desses estagiários com a organização, sendo os prováveis fatores dessa mudança o acompanhamento próximo, a possibilidade de efetivação e o plano de carreira que passaram a ser incentivados desde antes da formação. A partir disso, o grupo de estudantes contratados passaram a ter mais o perfil da empresa.
3- No caso apresentado o que você diria sobre a função do psicólogo organizacional na prática de programas de treinamento e desenvolvimento.
O psicólogo organizacional pode atuar no levantamento das necessidades de treinamento, pesquisando e analisando carências cognitivas ou de experiência no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, e/ou de exigências de cargo. Outra função que pode ser exercida é a de avaliação dos resultados do treinamento, identificando se houve mudanças, melhoras, após as intervenções.
Além disso, o psicólogo pode identificar talentos dentro da empresa, buscando os melhores profissionais para que participem de planos de desenvolvimento, e, eventualmente ocupem cargos maiores futuramente, como seria o caso da organização apresentada no artigo.

Outros materiais