Buscar

Período Fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Período Fetal: Nona Semana ao Parto
Embriologia Clínica – 10ed. – Moore
Durante o período fetal, o desenvolvimento está mais voltado para o crescimento corporal e a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Ocorre uma relativa redução da velocidade de crescimento da cabeça em relação ao restante do corpo. 
A viabilidade fetal é definida como a capacidade de sobrevivência dos fetos no ambiente extrauterino. A maioria dos fetos com menos de 500g ao nascer não sobrevive. Quando o prematuro tem entre 750g e 1500g, geralmente sobrevive, mas podem ocorrer complicações. A prematuridade é uma das causas mais comuns de óbito perinatal.
Estimativa de Idade Fetal – o comprimento cabeça-nádegas (CCN) do feto pode ser usada para determinar o seu tamanho, idade provável e oferecer uma previsão da data provável do parto. Também são utilizadas a medida da cabeça e do comprimento do fêmur. Na prática clínica a idade fetal é cronometrada a partir do início do último período menstrual normal. 
Clinicamente, a gestação é dividida em três trimestres. Ao final do primeiro trimestre, os principais órgãos e sistemas terão se desenvolvido. No segundo trimestre, o feto cresce bastante, de modo que é possível ver um bom detalhamento anatômico por meio de ultrassonografias, bem como detectar a maioria dos defeitos congênitos. Por volta do início do terceiro trimestre o feto pode sobreviver se nascer prematuramente. 
Principais eventos do período fetal – não existe sistema formal para mensurar esse período.
9ª a 12ª semana – no início do período, a cabaça corresponde a aproximadamente metade da medida do CCN. O crescimento é acelerado e por volta da 12ª semana, o CCN mais que dobrou. Entretanto, a cabeça ainda é desproporcionalmente grande em relação ao corpo. Com nove semanas a face é larga e os olhos estão amplamente separados, com as pálpebras fusionadas. As orelhas apresentam baixa implantação. Por volta da 12ª semana os centros de ossificação surgem principalmente no crânio e ossos longos. No final da 12ª semana os membros superiores quase atingiram seus comprimentos relativos finais, mas os membros inferiores ainda não estão bem desenvolvidos e são mais curtos que seus comprimentos relativos finais. Por volta da 11ª semana os intestinos retornam para o abdome. E somente ao fim da 12ª semana que as genitálias externas tem sua forma madura estabelecida. Também nessa semana o baço passa a ser o principal local da eritropoiese, substituindo o fígado. Entre a 9ª e 12ª semana o feto passa a produzir urina e eliminá-la no líquido amniótico.11 semanas
13ª a 16ª semana – crescimento muito rápido. Por volta da 16ª semana os membros inferiores cresceram. Os movimentos dos membros tornam-se coordenados na 14ª semana, mais ainda não são perceptíveis pela mãe. Ossificação é ativa e os ossos são claramente visíveis por ultrassonogradia no início da 16ª semana. Na 14ª semana ocorrem movimentos lentos dos olhos e o padrão do couro cabeludo também é determinado. A genitália pode ser diferenciada por volta da 12ª a 14ª semanas. Por volta da 16ª semana os ovários são diferenciados e contêm os folículos ovarianos primordiais. Também nessa semana os olhos miram anteriormente e as orelhas externas estão próximas às suas posições definitivas nos lados da cabeça.
17ª a 20ª semana – crescimento desacelera. Os movimentos fetais são comuns e sentidos pela mãe. Pele é coberta pelo verniz caseoso (mistura de células epiteliais mortas e substância gordurosa proveniente das glânduças sebáceas fetais), que protege a pele fetal de abrasões, rachaduras e endurecimento que resultam da exposição ao líquido amniótico. Fetos são cobertos pelo lanugo que ajudam o verniz a aderir a pele. O pelo das sobrancelhas e cabelos é visível na 20ª semana. Ocorre a formação da gordura marrom, que produz calor por meio da oxidação de ácidos graxos. Por volta da 18ª semana o útero é formada e se inicia a canaização da vagina. Por volta da 20ª semana os testículos começam sua descida.
21ª a 25ª semana – ocorre substancial ganho de peso. Pelo é enrugada e mais translúcida. Pele é rósea a avermelhada porque os capilares sanguíneos são visíveis. Na 21ª semana os movimentos oculares rápidos se iniciam. Os pneumócitos tipo II nas paredes iteralveolares do pulmão começam a secretar surfactante. As unhas dos dedos das mãos estão presentes por volta da 24ª semana. Embora um feto de 22 a 25 semanas nascido prematuramente possa sobreviver se receber cuidados intensivos, ainda há uma chance de que possa vir a falecer porque o seu sistema respiratório é imaturo até aquele momento. O risco de comprometimento do desenvolvimento nervoso é alto nos fetos nascidos antes de 26 semanas.
26ª a 29ª semana – fetos geralmente sobrevivem se nascerrem prematuramente, pois pulmões e vasculatura se desenvolveram suficientemente para promover uma troca gasosa adequada. Além disso, o SNC amadureceu para um estágio no qual pode comandar movimentos repiratórios ritmados e controlar a temperatura corporal. Palpebras estão abertas na 26ª semana e o lanugo e o cabelo estão bem desenvolvidos. Unhas dos pés são visíveis, assim como uma quantidade considerável de gordura subcutânea, suavizando as rugas. Na 28ª semana a medula óssea se torna o principal local de eritropoiese. 
30ª a 34ª semana – reflexo pupilar pode ser evocado na 30ª semana. No final desse período, a pele é rosada e lisa e os membros apresentam aspecto rechonchudo. A quantidade de gordura amarela é aproxiamdamente 8% do peso corporal. 
35ª a 38ª semana – fetos nascidos com 35 semanas apresentam uma preensão firme e exibem uma orientação espontânea em relação a luz. Por volta da 36ª semana, a circunferência da cabeça e do abdome são aproximadamente iguais, após isso o abdome pode ser maior que a cabeça. O comprimento do pé dos fetos costuma ser ligeiramente maior que o comprimento femoral na 37ª semana, e constitui um parâmetro alternativo para conformação da idade fetal. Redução da velocidade de cresciemnto a medida que o momento do parto se aproxima. A termo, a maioria dos fetos atinge um CCN de 360mm e um peso de aproximadamente 3400g. gordura amarela é aproximadamente 16% do peso corporal. Um feto ganha cerca de 14g de gordura por dia durante essas últimas semanas. Os testículos geralmente estão na bolsa escrotal no recém-nascido a termo do sexo masculino; os neonatos prematuros do sexo masculino comumente exibem ausência da descida testicular.
Data Provável do Parto - 266 dias ou 38 semanas após a fecundação (40 semanas idade gestacional). O prolongamento da gravidez por mais de três semanas após a DPP é chamada síndrome da pós-maturidade esta associada à ausência de gordura subcutânea, enrugamento da pele, coloração cutânea por mecônio e peso excessivo, apresentando maior risco de mortalidade. 
Fatores que influenciam o crescimento fetal – podem ser fatores maternos, fetais ou ambientais. Acredita-se que a insulina, os fatores de crescimento semelhantes à insulina, o hormônio do crescimento humano e alguns pequenos polipeptídeos (como a somatomedina C) estimulem o
crescimento fetal.
Tabagismo – causa bem estabelecida de RCIU. Fetos de mães fumantes pesam em média 200g a menos que o normal e a taxa de morbidade perinatal é aumentada.
Gestação múltipla – as necessidades metabólicas de dois ou mais fetos excedem o suprimento nutricional disponibilizado pela placenta a partir do terceiro trimestre. 
Álcool e drogas ilícitas – RCIU, síndrome alcoólica fetal.
Fluxo sanguíneo uteroplacentário e fetoplacentário deficiente – pode provocar inanição fetal, resultando em RCIU. Redução da área total para troca de nutrientes entre a mãe e o feto.
Fatores genéticos e retardo do crescimento – podem provocar RCIU. Casos repetidos em uma mesma família indica a possibilidade de genes recessivos estarem envolvidos. 
Avaliação do estado fetal – avaliar o bem-estar geral do feto. 
Ultrassonografia – ampla disponibilidade, baixo custo, qualidade de imagens e ausência de efeitos adversos. As varreduras ultrassonográficas oferecem mensurações precisasdo diâmetro biparietal do crânio fetal, a partir do qual estimativas bastante seguras da idade e comprimento fetal podem ser feitas. Também são úteis para diagnóstico de gestações anormais em estágio precoce.
Amniocentese diagnóstica – invasivo. Realizado entre 15 e 18 semanas de gestação. Introdução de agulha calibre 22 e coleta do líquido amniótico através de perfuração do cório e âmnio. Não indicada antes da 14ª semana pela pequena quantidade de líquido. É utilizada para detecção de distúrbios genéticos. Indicada para idade materna avançada (≥38 anos), nascimento prévio de criança com trissomia do 21, anomalia genética em um dos genitores, mulheres portadoras de distúrbio recessivo ligado ao X, história familiar de defeito no tubo neural, portadores de erros inatos do metabolismo.
Ensaio para alfafetoproteína – AFP é sintetizada pelo fígado fetal, vesícula umbilical e intestino. Encontrada em altas concentrações no soro fetal, com pico na 14ª semana. Pouca concentração penetra no líquido amnióico. A concentração da AFP está elevada no líquido amniótico que circunda os fetos com graves defeitos do sistema nervoso central e da parede abdominal ventral. Quando um feto apresenta um defeito do tubo neural aberto, a concentração de AFP provavelmente também estará mais alta do que o normal no soro materno. A concentração de AFP no soro materno é mais baixa do que o normal quando o feto apresenta síndrome de Down (trissomia do 21), síndrome de Edwards (trissomia do 18), ou outros defeitos cromossômicos. 
Estudos espectrofotométricos – examina o líquido amniótico. Avalia o grau de eritroblastose fetal, através da concetração de bilirrubina.
Amostra de Vilosidade Coriônica – biópsia de tecido trofoblástico, através de inserção de agulha guiada por ultrassom. Também pode ser realizada a coleta por via transcervical, através de passagem de cateter pelo colo. Pode ser obtido o cariótipo fetal, sendo possível o diagnóstico semanas antes do que na amniocentese. Pode ser realizada entre 10 e 12 semanas de gestação. Tem taxa de perda fetal ligeiramente superior à da amniocentece.
Culturas celulares e análise cromossômica – estudo de cromossomos em células fetais obtidas durante a amniocentese. Realizada quando há suspeita de anomalia cromossômica. Além disso, as microdeleções e as microduplicações, assim como os rearranjos subteloméricos, podem atualmente ser detectados por hibridização in situ fluorescente . Os erros inatos do metabolismo nos fetos também podem ser detectados pelo estudo de culturas celulares. As deficiências enzimáticas podem ser determinadas pela incubação de células recuperadas do líquido amniótico e, então, da detecção da deficiência de enzimas específicas nessas células.
Diagnóstico pré-natal não invasivo - A triagem não invasiva para a trissomia 21 se baseia no isolamento de células fetais no sangue materno e da detecção de DNA e RNA livres de células.
Transfusão fetal – os fetos com eritroblastose fetal podem ser tratados com transfusões intrauterinas de sangue. Sangue injetdo através de uma agulha inserida na cavidade peritoneal fetal. Essa necessidade de tratamento foi reduzida devido ao tratamento das mães com imunoglobulina anti-Rh. Também é utilizada para o tratamento de trombocitopenia aloimune. 
Fetoscopia – observação das partes externas do corpo fetal através de instrumentos de fibra óptica. O fetoscópio é inserido através das paredes abdominal e uterina até a cavidade amniótica. Geralmente realizada entre 17ª e 20ª semana. Alto risco para o feto. Utilizada para liberar bandas amnióticas. 
Coleta percutânea de amostras do sangue do cordão umbilical – realizada geralmente após 18 semanas de gestação. Coleta de sangue fetal através da veia umbilical, sob orientação ultrassonográfica. Também permite tratar o feto diretamente.
Imagens de ressonância magnética – utilizadas para planejamento de tratamento fetal, para proporcionar mais informações relativas a um defeito que tenha sido detectado nas imagens de ultrassom. Não emprega radiação ionizante e possui boa resolução para tecidos moles.
Monitoramento fetal – monitoramento frequente da frequência cardíaca fetal em gravidez de alto risco, proporciona informações relativas à oxigenação do feto. Utilização de transdutores sobre o abdome materno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes