A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
anatomia trabalho 02

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome : Mauro Henrique Farias Martins
Disciplina : Anatomia dos Sistemas Orgânicos
Matricula : 202103554695
- Cite e coloque numa figura os músculos que compõe o :
Membro Inferior
Quadriceps 
O quadríceps ou quadricípite é um músculo femoral, localizado na face anterior da coxa, envolvendo quase que por completo o fêmur. Constituem o quadríceps: reto-femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. É composto por quatro músculos que possuem origens distintas, mas possuem uma única inserção na patela. São eles:
· Músculo reto femoral: Está situado no meio da coxa e é um músculo bipeniforme; cobre o vasto intermédio sobre o vasto inermédio
· Músculo vasto medial: É uma lâmina muscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o m. vasto intermédio na sua porção anterior.
· Músculo vasto lateral: É o maior músculo do quadríceps, recobre quase que toda a face antero-lateral da coxa. Está recoberto pelo m. tensor da fáscia lata na região proximal.
· Músculo vasto intermédio: Está recoberto pelo m. reto femoral. É um músculo plano que forma a parte mais profunda da orelha.
Pata de ganso
O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de "pata de ganso" em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).
Bíceps femoral
O bíceps femoral é um dos mais importantes músculos da coxa, sendo composto por duas partes iniciais (também chamadas de cabeças): uma é a cabeça curta e outra é a cabeça longa. Esse músculo localizado na coxa é responsável por flexionar a perna e pela extensão da coxa. O bíceps femoral se origina na linha áspera do fêmur e na tuberosidade isquiática, estando inserido na cabeça da fíbula. Vale frisar que a inervação do bíceps femoral é feita pelo nervo isquiático.
Tibial anterior
O tibial anterior é um músculo fusiforme encontrado na parte anterior da perna. Localizado superficialmente na perna, este músculo é facilmente palpável lateral à borda anterior da tíbia. Junto com o fibular (peroneal) terceiro, o extensor longo dos dedos e o extensor longo do hálux, ele forma o compartimento anterior (ou extensor) da perna. 
Membro Superior
Localiza – se na parte anterior do braço, possui duas cabeças : Proximalmente, a cabeça curta do bíceps se fixa ao processo coracoide da escapula.
Tríceps Braquial
A localização do músculo tríceps
braquial no compartimento posterior do braço define seu papel. O poder do músculo é apresentado através de suas três cabeças que se originam de diferentes lugares dentro da escápula e do úmero, mas eventualmente se unem para formar o corpo único do músculo que se insere na ulna (cúbito).
Coracobraquial
O coracobraquial é um dos músculos que compõem a articulação do ombro.
Originando-se da escápula (omoplata) e inserindo-se no úmero, este músculo permite flexionar e aduzir o braço. Além disso, ém estabiliza a própria articulação
Braquiaradial
Os músculos radiais do antebraço são um grupo de músculos dos membros superiores que formam a lateral do antebraço. Incluem o músculo braquiorradial e os músculos extensores radial longo e curto do carpo. Como suas fibras e tendões são superficiais, podem ser facilmente palpados.  
Tórax 
O músculo transverso do tórax está localizado na parede torácica anterior, originando-se do esterno e inserindo-se nas cartilagens de várias costelas. Este músculo é inervado pelos nervos intercostais e tem o papel de puxar as cartilagens costais caudalmente, suportando a expiração.
Abdômen
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdômen abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).
Dorso
O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco. As funções do dorso são várias, como abrigar e proteger a medula espinhal, manter o corpo e a cabeça eretos e ajustar os movimentos dos membros superiores e inferiores. 
Serrátil anterior
O músculo serrátil anterior tem sua origem nas laterais das costelas superiores e sua inserção por toda a borda medial da escápula, recobrindo a lateral do tórax e fazendo parte dos músculos do tórax.
Reto do Abdômen
O músculo reto do abdome ou reto abdominal é um músculo que corre verticalmente em cada lado da parede anterior do abdome humano (e em alguns outros animais). Eles são dois músculos paralelos, separados por uma faixa de tecido conjuntivo chamada de linha alba (linha branca). Ele se estende da sínfise púbica inferiormente e ao processo xifoide e cartilagens costais inferiores superiormente
Obliquo externo
Os músculos abdominais laterais fazem parte da musculatura da parede abdominal. Eles tensionam a parede abdominal lateral juntamente com os músculos abdominais anteriores.
Existem três músculos na parede abdominal lateral, como segue:
· Músculo oblíquo externo do abdome (abdómen)
· Músculo oblíquo interno do abdome (abdómen)
· Músculo transverso do abdome (abdómen)
Trapézio
O músculo trapézio é um músculo triangular, achatado e par localizado superficialmente na parte de trás do pescoço e do tórax. Em conjunto os dois músculos trapézios formam, uma forma de diamante ou trapézio, responsável pelo seu nome. O trapézio é um dos pares musculares superficiais posteriores axioapendiculares ou extrínsecos. Os músculos axioapendiculares posteriores são responsáveis pela fixação da cintura escapular ao tronco. O trapézio está amplamente envolvido nos movimentos da cintura escapular e é, portanto, funcionalmente considerado como um músculo do membro superior e não das costas.
Grande Dorsal
O músculo latíssimo do dorso (ou grande dorsal) é o músculo mais largo do corpo humano, recobrindo praticamente todos os outros músculos das costas. Por sua grande extensão, seu movimento pode ter ação sobre os membros superiores e tronco, fazendo parte inclusive da respiratório.
Romboide maior e menor
Os músculos romboides maiores e menores são músculos superficiais localizados na parte posterior superior do tronco (costas).
Cabeça
Os músculos da cabeça são estriados e produzem os movimentos dos tecidos moles faciais subdérmicos (pele) que animam várias expressões da comunicação não verbal (expressões faciais).
Masseter
O masseter se origina da borda inferior dos dois terços anteriores do arco zigomático e termina no ângulo da mandíbula e nas bordas inferior e lateral do ramo da mandíbula.
Temporal
 Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os 3 ossos da orelha média.
Zigomático maior e menor
Músculo Zigomático Maior - é mais largo que o zigomático menor, localizado na bochecha, se estende do osso zigomático a comissura labial onde se funde as fibras dos músculos levantador do ângulo da boca e orbicular da boca.
Bucinador
O bucinador encontra-se no mesmo plano e anteriormente ao constritor superior da faringe, sendo separado dele pela rafe pterigomandibular. Ambos os músculos são cobertos pela fáscia bucofaríngea.