Buscar

APOL 01 RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 01 RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL 3662
(V) A fabricação, montagem padronizada e estocada em grandes quantidades para comercialização foram características desse modelo.
( V) Henry Ford, fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa em sua época.
(V ) No meio empresarial, a fase em que predominava o modelo fordista foi denominada “gigantismo industrial”.
( F) Reverter parte dos lucros com os trabalhadores da Ford Motor Company, por considerar que os negócios seriam um serviço prestado à comunidade, foi uma atitude a aplaudida pelo tribunal, dando ganho de causa a Henry Ford. A partir daí implementou-se a Responsabilidade Social Empresarial. 
VERDADEIRA I- A ISO 26000 é uma diretriz internacional que orienta para a gestão da Responsabilidade Social.
FALSA- II- A ISO 26000 é uma certificação internacional para a gestão ambiental.
VERDADEIRA III- A ABNT NBR 16001 é uma norma nacional de gestão da Responsabilidade Social, cuja instituição certificadora é o Inmetro.
VERDADEIRA IV- Na gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as normas são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei. 
“Fabiano, da ficção de Vidas Secas (1932), costumava sonhar de olhos abertos. Imaginava as crianças dele com outro futuro, fartando-se em água. Mas conviviam com a falta... Não só no passado. Em pleno século 21, o gesto de abrir uma torneira em casa ou acionar a irrigação no campo ainda não é diário, imediato ou real em algumas regiões no país. Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Isso não é ficção. Aproveitamento da água da chuva, reuso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são algumas das medidas possíveis para que a falta não se torne rotina. ” I. “O Terceiro Setor é um setor intermediário entre o Estado e o mercado, entre o setor público e o privado, que compartilha de alguns traços de cada um deles, sendo importante para processos de gestão em sustentabilidade dos recursos hídricos.
IV. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) podem atuar em parceria com o poder público para ter acesso a recursos financeiros e implementar projetos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. 
O sistema de avaliação de desempenho deve estar relacionado ao modelo ou diretrizes que a empresa escolhe. E conhecer a empresa é o primeiro passo. O Roteiro Básico para Diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) proposto na obra “Ética e Responsabilidade Social nos Negócios” orienta para conhecer quatro (4) aspectos básicos: valores e princípios; impactos socioambientais; divulgação das ações; critérios de avaliação de desempenho. 
De acordo com o Roteiro Básico para Diagnóstico de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) proposto na obra “Ética e Responsabilidade Social nos Negócios”, na hipótese de você assumir a gestão da empresa, assinale a alternativa que utilizaria como solução. Analisar como a empresa se comporta em relação aos impactos socioambientais que ela provoca
As ações empresariais que visam minimizar os impactos do modelo capitalista (gestão antropocêntrica), podem implementar diretrizes de sustentabilidade empresarial como uma forma de enfrentamento aos problemas sociais e ambientais que permeiam a sociedade brasileira.  Se você assumisse a liderança de uma empresa que sempre desenvolveu processos de gestão tradicional e agora, com nova determinação para implementar padrões de gestão sustentável, qual solução aplicaria como processo gerencial. Reunir os profissionais e colaboradores estratégicos para definir em equipe, os processos adequados e as diretrizes socioambientais a seguir.
Com a ideia de sustentabilidade em alta, tanto para negócios em geral, quanto para organizações sem fins lucrativos e governos, perguntas relacionadas ao assunto se tornam mais frequentes. Empresas e empreendimentos buscam tornar contemporânea sua ação no mercado e sociedade, seguindo a tendência para um futuro próximo de que o consumidor se tornará cada vez mais responsável, exigindo conhecer o impacto econômico, social e ambiental de seus padrões de consumo e dos produtos que escolhe. Organizações na Europa e Estados Unidos já têm percebido e acolhido essa tendência, buscando apresentar seus resultados em triplo critério, isto é, considerando esses três aspectos: ambiental, social e econômico. Sendo assim, desenvolver processos de gestão sustentável requer o conhecimento de conceitos, diretrizes e a visão que fundamenta a área. I – São aspectos do conceito de sustentabilidade: visão sistêmica, a responsabilidade nas relações e impactos provocados pelas organizações. 
IV – O texto fala da importância e tendência nos negócios para a adoção do tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line – 3P’s) proposto pelo sociólogo britânico, decano do movimento da sustentabilidade corporativa John  Elkington.
Na obra Ética e Meio Ambiente: Construindo as Bases para um Futuro Sustentável, Mario Alencastro (2015) refere que “a ética engloba a esfera das relações humanas, ocupando-se em fundamentar a natureza da vida correta no seio de determinada comunidade”. Esta e outras questões tornam necessário fazer uma apurada análise em torno da construção de princípios, valores e atitudes que possam mediar os atos humanos relativos ao seu relacionamento com a natureza, temática central de uma emergente visão rumo à ética ambiental. I. Os principais valores sustentados pelo sistema capitalista foram basicamente o crescimento econômico e o consumo.
III. Os princípios e valores da RSE representam atitudes compromissadas de responsabilidade refletem o “caráter ético” da organização.
Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos anos, houve aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, ou seja, que estão na Indústria 4.0, ainda que em estágio inicial. Entre o início de 2016 e 2018, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma tecnologia digital, entre as opções apresentadas, passou de 63% para 73%. Por outro lado, o medo do desemprego atinge maior valor da série histórica. Em junho de 2018, o Índice de Medo do Desemprego (IMD) é o maior desde maio de 1996, empatado com os valores registrados em maio de 1999 e em junho de 2016.
 
VERDADEIRA I. O conceito inicial do capitalismo deriva da obra “A Riqueza das Nações” (1776), de Adam Smith. Para ele, o surgimento das indústrias e novos sistemas de gestão do trabalho humano deveria ser especializado para aumentar o rendimento.
FALSA II. Está em curso a 3a. Revolução Industrial (séc. XXI), que se caracteriza pelas mudanças profundas em toda a sociedade, principalmente pela convergência entre o mundo físico e biológico.
FALSA III. O processo de desenvolvimento industrial começou nos Estados Unidos em 1990. A revolução industrial transformou a forma de trabalho e o uso de tecnologias na fabricação de bens de consumo.
FALSA IV. Na visão de Max Weber, o sistema capitalista transforma tudo em qualidade de vida, humanização da vida e oportunidade de emprego para todos.
O portal da ONU divulgou em 20/07/2018 que apesar de uma melhora do cenário econômico, as perspectivas globais enfrentam riscos crescentes. Na opinião de Liu Zhenmin, subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, são preocupantes as medidas unilaterais que estão desafiando o sistema multilateral de comércio: “São necessários esforços para revitalizar uma parceria global para o desenvolvimento sustentável a fim de construir um sistema comercial multilateral universal, baseado em regras, aberto, não discriminatório e equitativo”.
VERDADEIRA I. Desde a grande crise financeira mundial (2008), o sistema capitalista apresenta sintomas de esgotamento.
VERDADEIRA II. A nível mundial, vem diminuindo os rendimentos do trabalho assalariado, aumentando os níveis de desemprego e a fome impulsionadapor conflitos e mudanças climáticas.
VERDADEIRA III. Faz-se necessário mudar o sistema de gestão das 200 empresas globais (transnacionais) que dominam o mercado mundial.
FALSA IV. Historicamente, o sistema de gestão das empresas transnacionais vem promovendo o equilíbrio econômico e social dos países, fortalecendo a sustentabilidade e a responsabilidade social
 
Na primeira reunião do Fórum sobre Produção e Consumo Sustentáveis realizada em Brasília-DF, em 14/06/2018, o Governo e setores produtivos debatem sustentabilidade. Os principais temas em discussão foram: ciclo de vida dos produtos, mudança nos padrões de consumo e educação ambiental. O Ministério do Meio Ambiente focou sua intervenção no Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado em 2011, que apresenta um conjunto de diretrizes para o governo, o setor produtivo e a sociedade no sentido de adequar o Brasil a padrões mais sustentáveis de produção e consumo. E tem o objetivo de consolidar a agenda ambiental junto aos diversos setores produtivos da indústria brasileira. O tema da produção e consumo sustentáveis ganha a cada dia maior relevância no cenário nacional e internacional.
Milton Friedman, um dos nomes mais influentes da economia do século XX, símbolo do liberalismo econômico, afirmou repetidas vezes que a única responsabilidade social das empresas é a maximização do lucro e que “Toda e qualquer empresa existe porque de alguma forma contribui para o bem-estar de alguns ou de muitos cidadãos. Logo, é no satisfatório desempenho dessa missão, de forma economicamente eficiente que consiste a sua responsabilidade social”. II - Milton Friedman é dos autores mais céticos em relação à empresa socialmente responsável.
III - Autores que criticam a visão de Friedman observam que para ele a única função da empresa é gerar lucros e dividendos para os acionistas.

Outros materiais