A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Atividade N2 História do Design

Pré-visualização | Página 1 de 3

Respostas N2 História do Design
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
As transformações socioculturais, tecnológicas e econômicas que marcam a Revolução Industrial podem ser resumidas em:
“[...] a) desenvolvimento de novas formas sociais para produzir, cuja característica principal é a generalização do trabalho assalariado. O trabalho se torna mais produtivo, tanto pela divisão do trabalho quanto pela aparição das grandes unidades produtivas, da mecanização e do aproveitamento das formas de energia inanimada; b) este crescimento da produção supõe o recíproco crescimento dos mercados, tanto interiores quanto exteriores; c) o desenvolvimento de uma classe social proprietária dos meios de produção e de uma classe que trabalha nas propriedades”.
TORRENT, R.; MARÍN, J. M. Historia del diseño industrial . Madrid: Catédra, 2005, p. 31 (livre tradução).
Contudo, para que acontecessem as transformações promovidas durante a Revolução Industrial foi necessário que surgisse uma série de condições. Considerando os estudos no texto-base sobre as condições que foram realmente necessárias para que houvesse a Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir.
I. O Iluminismo promoveu um rápido avanço da Ciência e da Tecnologia.
II. As melhorias nas condições de higiene e saúde, que provocaram o aumento da natalidade e a diminuição da mortalidade.
III. O processo de migração para a América gerou a expansão do comércio entre os oceanos.
IV. A crise de fome, causada por uma praga na batata, provocou o êxodo do homem do campo, em busca de comida, para a cidade.
 
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e VI.
	Comentário da resposta:
	Respostas incorretas. Infelizmente, a resposta está incorreta. Sugerimos a releitura do texto-base. Para que houvesse o desenvolvimento pleno da Revolução Industrial foi necessário que existisse um excedente populacional que se concentrasse nas cidades e trabalhasse nas fábricas, resultado da melhoria das condições de higiene e da saúde e, ao mesmo tempo, do êxodo causado por crises de fome no campo. Contudo, ainda foi preciso que estivesse em pleno desenvolvimento um conjunto de tecnologias que mecanizaram os processos fabris e reorganizaram as formas de trabalho.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Segundo Pierre Bourdieu (1983), só se pode afirmar que existe um campo de saber quando se consegue caracterizar a formação de um tipo específico de interesse presente nas relações socioculturais. De forma geral, um campo de saber é caracterizado por cinco fatores: a formação de um conhecimento e saber específico; a formação de um vocabulário específico compartilhado socialmente; o reconhecimento social da existência e importância do grupo, por compartilhar um determinado conjunto de conhecimentos e saberes específicos do campo; a organização de espaços próprios com o objetivo de disseminar, proteger e promover as teorias, as práticas e os produtos, os frutos da profissão; e o reconhecimento dos produtos e serviços decorrentes da prática profissional.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ______. Sociologia . São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155.
Agora, considere a afirmação de Bernd Löbach (2001):
“Design é o processo de adaptação do entorno objetual às necessidades físicas e psíquicas dos indivíduos da sociedade. [...] Design de produto é o processo de adaptação de produtos de uso de fabricação industrial às necessidades físicas e psíquicas dos usuários e grupos de usuários”.
LÖBACH, B. Design industrial : bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blücher, 2001, p. 26.
De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o conceito descrito na citação apresentada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reconhecimento social da importância do design para a sociedade.
	Resposta Correta:
	 
Conhecimento e saber próprio do campo de saber do design.
	Comentário da resposta:
	Respostas incorretas. Infelizmente, a resposta está incorreta. Releia o texto-base para perceber que Bernd Löbach, na citação, não faz uma descrição da importância do vocabulário do design, do reconhecimento social do design, das organizações de reconhecimento do design, e do produto e serviço do design.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com a crise do Estilo Internacional surgiram novos movimento de design e de arquitetura. A esse respeito, leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Na Itália, no final da década de 1960, a geração antiautoritária de designers e arquitetos rebelou-se contra as condições de formação e de trabalho e contra o mainstream design voltado para o consumo, o ‘Bel Design’. ‘Não se queria mais desenvolver peças elegantes, mas pensar de forma mais ampla e com uma concepção global, ver o processo criativo, assim como as condições políticas na sociedade de consumo, de uma nova forma’. Em Milão, Florença e Turim, formaram-se grupos com o objetivo de elaborar uma abordagem radicalmente nova para a criação de ‘fundamentos para um novo ser’”.
 
SCHNEIDER, B. Design : uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo:  Edgard Blücher, 2010, p. 142.
 
Assinale a alternativa que apresenta o movimento de design da segunda metade do século XX em que se descrevem, no texto apresentado, alguns de seus pensamentos e posicionamentos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Radical Design.
	Resposta Correta:
	 
Radical Design.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere com atenção as imagens do Pop Art / Pop Design a seguir.
 
   
Bobby Kennedy, de 1968, e Marilyn Monroe, sem data, de Roy Lichtenstein.
 
Fonte: BHASKARAN, 2007, p. 185.
 
BHASKARAN, L. El Diseño em el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Madrid: Blume, 2007, p. 185.
 
Com base nas imagens da Pop Art apresentadas e no seu conhecimento sobre a história da arte e do design, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) Apropriação da cultura popular das ruas que viram referência para o desenvolvimento das obras de arte do pop.
(  ) Representação da mulher ideal, conservadora e sóbria.
(  ) Uso da imagem dos ícones da cultura de massa que viram os ícones da cultura pop.
( ) Apropriação das técnicas de reprodução de massa da imagem para produzir as obras de arte pop.
(  ) Exaltação dos meios de comunicação de massa como espaço da reflexão e construção da Pop Art .
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! A Pop Art bebia na cultura popular das ruas e exaltava o papel dos meios de comunicação de massa na cultura americana. Desse modo, usava as técnicas de reprodução de massa das imagens para pensar, representar e por vezes produzir as obras de arte pop. Contudo, a intenção era sentir o cotidiano popular, o que se afasta claramente da idealização de qualquer tipo de mulher, conservadora e sóbria. Essas cenas vão buscar a representação do cotidiano, da intimidade, da banalidade, do amor, do drama, de violência e fantasia do imaginário da mulher americana. 
    
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
A respeito das intenções da Deutscher Werkbund , Meggs (2009, p. 302) afirma: “Os líderes do grupo, entre os quais Hermann Muthesius, Henry van de Velde e Behrens, eram influenciados por William Morris e o movimento inglês Arts and Crafts , mas com diferenças importantes: enquanto Morris sentia repulsa pelos produtos da era da máquina e defendia um retorno ao artesanato medieval em protesto romântico contra a Revolução Industrial, a
Werkbund reconhecia o valor das máquinas e advogava o design como meio para conferir forma e significado a todas as coisas feitas pelas máquinas, inclusive os edifícios.[...] Propunham uma filosofia de Gesamkultur, isto é, uma nova cultura universal

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.