Buscar

Avaliação II- Licenciatura em Foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual 
	Prova:
	29517268
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 22º, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Com relação à Educação Básica, analise as afirmativas a seguir:
  
I- A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
II- A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 220 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
III- Com relação à verificação do rendimento escolar, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de eventuais provas finais.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2020.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	Os valores como a ética e o respeito ao próximo devem ser eixo norteador no sentido de combater ações discriminatórias, bem como colaborar para a formação cidadã do sujeito. Existem acontecimentos quando entra num grupo "homogêneo" alguém com características - sejam elas físicas ou culturais - diferentes. No caso de ser em ambiente escolar, o educador deve saber lidar com essa situação, não permitindo que rótulos ou discriminações façam parte de um grupo em formação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é um fenômeno humano, sendo impossível para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os símbolos com a mesma complexidade e diversidade com que fazem os seres humanos.
II- A cultura é um fenômeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evolução em alguns lugares e sua diversidade dependem da espécie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade.
III- A cultura é um fenômeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biológicos e geográficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente.
IV- A cultura de cada sociedade é formada por sistemas de símbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biológica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano está biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	O documento da Declaração de Salamanca reforça questões referentes aos direitos do ser humano, preconizando a qualidade educativa ao entender a diversidade e a valorização de todas as especificidades, em prol de uma formação emocional, física social e intelectual, fortalecendo, assim, a inclusão. Sobre a diferença entre a integração e inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Integrar e incluir pertencem a mesma concepção, que conduz o aluno à participação efetiva em todas as atividades escolares.
	 b)
	A inclusão refere-se à entrada do aluno no espaço físico escolar, sem necessariamente adequar os materiais e os móveis, a integração permite o legítimo acesso com as adaptações pedagógicas e estruturais.
	 c)
	A perspectiva inclusiva pertence a uma educação tradicional, que reforça a individualidade e o desenvolvimento da aprendizagem pelo esforço individual do aluno, não necessitando de adequações para alunos com necessidades especiais.
	 d)
	Integrar o sujeito em um ambiente é permitir seu acesso, ou seja, a entrada em um determinado ambiente. A inclusão permite condições para que esse acesso se torne legítimo a sua participação e envolvimento nas ações.
	4.
	As políticas públicas podem ser definidas como um conjunto de ações do governo destinadas a atender determinada demanda ou problemática. Uma das problemáticas existentes em nosso contexto vem sendo garantida na Lei nº 10.436/02. Sobre o que diz a Lei, analise as afirmativas a seguir:
I- Estabelece que a Língua Brasileira de Sinais é um meio legal de comunicação e expressão.
II- Determina que seja institucionalizada e difundida a Língua Brasileira de Sinais, como também sua inclusão como disciplina nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia.
III- Torna obrigatório o ensino de disciplina de Libras, em todas as modalidades de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf>. Acesso em: 3 maio 2018.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V -V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. O bom funcionamento da escola se dá pela prática pedagógica do professor e, para isso, a própria instituição escolar deverá ter bem fundamentado todos os processos de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	7.
	O processo de desenvolvimento e aprendizagem é um processo de origem vincular. Ou seja, a existência de um vínculo facilita esse processo, como ocorre, por exemplo, na relação mãe e filho. Nesse sentido, o histórico de vida pessoal e das relações sociais que permeiam a existência de cada indivíduo é fundamental nas característicasindividuais de aprendizagem de cada sujeito. Aliado aos fatores sociais e experienciais, os componentes biológicos também são responsáveis por essa construção e trazem aspectos importantes no processo de aprendizagem, sendo ambos complementares e indissociáveis. De acordo com a concepção construtivista de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem ocorre quando o sujeito adquire uma visão ampliada do mundo que o cerca, possibilitando a ele um estado de adaptação, sem considerar as situações que vivencia.
(    ) Todos temos potencialidades e limitações, são esses pontos que nos constituem enquanto indivíduos, no entanto, não influenciam no processo de aprendizagem individual.
(    ) Deve-se levar em consideração dois elementos fundamentais para a efetividade do processo de aprendizagem, sendo um deles o ser que ensina, e o outro o ser que aprende, bem como o vínculo existente entre ambos.
(    ) Somado ao histórico de vida do indivíduo, deve-se considerar o desenvolvimento no ambiente escolar, caracterizado pela sistematização, o que exige certas habilidades, ao passo que também desenvolvem capacidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência apresenta uma denominação específica. Sobre essa denominação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Geocentrismo.
	 b)
	Heterocentrismo.
	 c)
	Etnocentrismo.
	 d)
	Heliocentrismo.
	9.
	Uma escola inclusiva deve se preocupar em promover o ensino quanto à formação do aluno, considerando a cidadania, a responsabilidade e a autonomia. Nesse contexto, a escola numa perspectiva inclusiva deve possuir o entendimento de que a formação humana será a base para toda a formação acadêmica. Sobre os pressupostos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- Educação como direito de todos.
II- Valorização e respeito às diferenças.
III- Igualdade de oportunidades.
IV- Atendimento educacional diferenciado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	As discussões e as ações acerca da educação inclusiva no Brasil surgiram a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, com o objetivo de unir o ensino especial com o regular. No entanto, sua difusão deu-se somente com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca, no ano de 1994, que propôs a garantia da inclusão, por meio do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais, no ambiente escolar comum, atendendo à diversidade, seja ela racial, cultural ou de gênero. Sobre as políticas públicas no contexto da educação inclusiva no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão não é um dever da escola, mas, sim, do Estado e das comunidades locais.
(    ) Estabelecem mudanças para garantir a qualidade na educação respaldada nos Direitos Humanos, que defendem uma educação para todos.
(    ) Visam à garantia de que toda criança tenha o direito e o acesso a uma educação individualizada, que atende a suas reais necessidades.
(    ) Preocupam-se com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, respeitando os limites e as habilidades individuais dos educandos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais