Buscar

APX1 Educação Infantil 2-21 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2021.1
Data da entrega em 18/04, às 17h. 
Disciplina: Educação Infantil 2
Coordenadora(o): Maria Inês Delorme
Prezado(a) aluno(a) atenção:
São 4 (quatro) questões valendo 2,5 pontos cada.
Ma. Inês Delorme e Rose Kauss
1. Marque as duas alternativas que não ajudam a explicar esse quadro desastroso e justifique sua escolha:
A Infância é uma categoria social, de cunho geracional, que existe em todas as culturas. Desde o nascimento do primeiro ser humano existe infância, como uma construção social que justifica a renovação da cultura de cada povo, para que ela se mantenha e sobreviva. Hoje, estuda-se e valoriza-se o respeito à todas as infâncias e , ao mesmo tempo, nunca se viu tanto desrespeito e violação sobre a vida das crianças, por parte dos adultos. As crianças são grupos etários sobre o qual recaem os maiores indicadores de pobreza, opressão, violência física, violência sexual, prostituição infantil, assassinatos, etc. 
a.( ) as desigualdades sociais que geram oportunidades diferentes para determinadas pessoas, nas sociedades, são causas relacionadas à violação dos direitos das crianças. 
b.( x ) a população branca e escolarizada da sociedade não comete violência, abusos e não viola os direitos das crianças. 
c.( x ) ter menos filhos, como vem acontecendo em certos países da Europa , faz com que pais e responsáveis eduquem melhor seus filhos, com mais firmeza, cuidado, atenção e afeto. 
d.( ) a ignorância, a falta de acesso e de permanência na escola são causas relacionadas à violação dos direitos das crianças. 
Justificativa: 
As alternativas que não contemplam com as informações contidas no parágrafo acima são “B” e “C”.
O item “B” menciona que pessoas brancas e escolarizadas não cometem violências ou abusos contra as crianças. Esta afirmação está irregular, além de ser uma afirmação racista que exalta a supremacia branca, também é injusto levantar um padrão de pessoas que cometem violência infantil, quando na verdade o que deve ser tratado são os casos de violência e as crianças que sofreram. Além disso, levando em consideração que as violências que ocorrem não se tratam de ser feitas por pessoas de determinada cor ou escolaridade, mas por pessoas que não respeitam os direitos da criança. O item “C” afirma que ter menos filhos, pode ajudar para que os pais eduquem as crianças com mais atenção, contudo, existem diversos casos onde as crianças sofrem violência por desconhecidos, então volto a afirmar que os casos de violência ocorrem por pessoas que não respeitam os direitos das crianças, o que não faz diferença se uma família decide ter 1 filho ou 5, se for alguém que desconheça dos direitos infantis, as violações dos direitos continuam ocorrendo. 
2. Marque (V) verdadeiro ou (F) nas assertivas abaixo:
Registros escritos sobre o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem de cada criança e do grupo devem incluir:
a.( v ) vídeos e fotografias desde que autorizados pelos responsáveis e apenas para uso interno.
b.( v ) notas e/ou letras quantificando a aprendizagem da criança em cada área do saber: matemática, ciências naturais e sociais, linguagens. 
c.(v) depoimentos de criança em situação interativa com outras crianças, contextualizando a situação.
d.(v) Todas as opções acima.
3. Marque a única alternativa incorreta e justifique sua escolha:
As crianças deveriam ser prioridade absoluta para o estabelecimento de Políticas Públicas de todos os países e culturas. O Plano Nacional de Primeira Infância diz que “investir na infância é responder ao presente e, simultaneamente, lançar as bases do futuro” . 
a.( ) as políticas públicas e as leis do país precisam ser compatíveis com os modos de se compreender as crianças e as infâncias, dentro do contexto de cada grupo social.
b.(x) políticas públicas para as Crianças não precisariam se voltar para os direitos que já estão garantidos na Constituição: à vida, à saúde, à segurança, à proteção, à escolaridade etc.
c.( ) para uma política pública funcionar, de fato, ela precisa planejar várias ações informativas para a opinião pública, precisa estar de acordo com os princípios constitucionais e os valores fundamentais da nação.
d.( ) estudiosos das políticas públicas chegaram a uma constatação impressionante: o dinheiro aplicado no cuidado, na saúde e na educação das crianças nos primeiros seis anos de vida não representa despesa para o governo, mas sim investimento. E ainda: é um investimento mais produtivo do que qualquer outro, em qualquer outra área ou faixa etária.
Justificativa: 
A alternativa “b” está incorreta, pois, é sim necessário que as políticas públicas para as crianças estejam voltas para os direitos que já existem na constituição, assim o regimento do cumprimento desses direitos são reforçados e cuidados por outras entidades como formas de gerenciamento e organização no cumprimentos das leis, assegurando o direito da criança e do adolescente. 
4 . Marque a única alternativa incorreta e justifique sua escolha:
Com a implementação da LDBEN, no Art. 21, a “educação escolar passa a ser composta de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior”. Isso quer dizer que, a Educação Infantil, como etapa inicial da Educação Básica, passa a ter compromissos com... marque a única alternativa errada. 
a.( ) a preparação das crianças para a escolarização futura, no Ensino Fundamental.
b.( ) o trabalho com aspectos educativos em creches e pré-escolas, para além do caráter assistencialista de guardar e educar que vigoraram por tanto tempo.
c.( x ) garantir o direito das crianças de brincar individualmente, em pares e em grupos. 
d.( ) Para regulamentar a ação institucional em Educação Infantil, em creches e pré-escolas, foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil ( DCNEI), em 1999. 
Justificativa: 
A educação infantil, tem como objetivo muito mais do que garantir a criança o direito de brincar, seja em grupos ou em pares. Envolve conceitos iniciais para auxiliar a criança com suas habilidades, aptidões, conhecimentos em áreas variadas não só naquele momento, mas também para serem refletidos no decorrer de outras series e experiências de vida, diálogos, interações diversas com o tempo e espaço que está inserida.

Outros materiais