Buscar

Enquadramento teórico portugues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Enquadramento teórico
A disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da língua Portuguesa tem como objetivo ampliar o nosso conhecimento, desenvolvendo itens teóricos, afim de que possamos entender o português falado aqui no país. E os itens estudado em Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa até o presente momento são: A linguagem, a Gramatica e a Variação linguística.
As concepções de Linguagem se dividem em três etapas diferentes, à linguagem como expressão do pensamento, linguagem como meio objetivo para a comunicação e a linguagem como processo de interação verbal. A primeira etapa linguagem como expressão do pensamento busca explicar a linguagem a partir das condições de vida psíquica individual do sujeito falante. Essa linguagem se desenvolve no interior, nós já nascemos capacitados para refletir sobre nossos pensamentos que é gerado no nosso processo psíquico, para essa concepção as pessoas não se expressam bem porque não pensam. A linguagem como meio objetivo para a comunicação nessa concepção o sistema linguístico é percebido como um fato objetivo externo à consciência individual e independente desta. As leis da língua são essencialmente leis linguísticas específicas, que estabelecem ligações entre os signos linguísticos no interior de um sistema fechado. Essa concepção é vista como um código onde o transmissor envia uma mensagem codificada e o receptor a descodifica, podemos usar como o exemplo dessa linguagem o código Morse. Já a ultima concepção de linguagem, a linguagem como processo de interação verbal, entende-se que a verdadeira substância da linguagem não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas, nem pela enunciação monológica, mas pelo fenômeno social da interação verbal. A comunicação verbal só pode ser explicada e compreendida nas relações da interação concreta e na situação extralinguística, a língua constitui um processo em evolução ininterrupta, que se realiza através da interação verbal social dos locutores. Ela é vista como um lugar de interação humana.
A Gramatica também está dividida entre partes, começando pela gramatica normativa que procura padronizar a língua portuguesa. Assim é neste tipo de gramática que se estabelecem as normas de escrever e falar de forma correta. Geralmente ela é usada pelos professores em sala de aula, e também é esta que se usa em livros didáticos como o que estamos analisando e também em manuais escolares. Na gramática descritiva tem como objetivo descrever os fatos da língua. Ao contrário da normativa, este tipo de gramática não se preocupa com o que é certo ou errado, se preocupa apenas em investigar os fatos da língua, enfatizando a oralidade da língua, assim como as suas variações. Já a gramática internalizada trata-se de uma habilidade de que dispõe o falante desde o momento em que ele começa a se mostrar competente a exercer os primeiros contatos com a linguagem propriamente dita, ou seja, desde o momento da obtenção da fala que, estando certo ou errado ele possui condições de ordenar suas ideias e expressar seu pensamento, conferindo assim um sentido lógico ao discurso que prefere. A gramatica implícita é a competência internalizada do falante, ou seja, o falante não tem consciência dela, apesar de ela estar em sua mente. A gramática explicita ela é representada por todos os estudos linguísticos que buscam explicitar a estrutura, constituição e funcionamento da língua e por ultimo a gramática reflexiva que representa as atividades de observação e reflexão sobre a língua.
A variação linguística ainda que seja característica da língua falada, é possível estuda-las. Qualquer língua falada por qualquer comunidade, exibe variações, a língua é representada por um conjunto de variedades. A mudança linguística e a variação são aspectos fundamentais para os estudos da ciência que recebeu o nome de sociolinguística, as variações são influenciadas por diversos fatores como a classe social, localização geográfica e faixa etária. Trabalhar com a norma culta dentro da sala de aula não quer dizer que as variações linguísticas dentro da sala de aula estejam incorretas, o professor deve encontrar o melhor jeito de desenvolver a norma culta com esses alunos. 
Portanto podemos perceber do quão importante a disciplina de fundamentos teórico e metodológicos da língua portuguesa no âmbito escolar, pois o conhecimento gramatical e coloquial, especialmente em relação ao seu domínio culto, é fundamental para qualquer pessoa no meio profissional. Desde os estudos na escola até a faculdade.
Referencias
TRAVAGLIA. Luiz Carlos. GRAMATICA E INTERAÇÃO: Uma proposta para o ensino de gramática. Cortes editora. 12°edição. Publicado em:2018.
Conclusão 
O estudo da gramatica nos anos iniciais ajuda a desenvolver a escrita e ampliar o conhecimento da nossa língua, podendo introduzir conceitos gramaticais, com o objetivo nesses anos iniciais desenvolver o domínio da escrita, afim de que o aluno aprenda a respeitar as normas ortográficas da língua, esse aluno aprendendo a ter uma noção básica de concordância, consegue redigir seus textos de acordo com a norma padrão. No livro didático podemos encontrar explicações que complementam os conteúdos a serem apresentados na sala de aula e auxiliando no desenvolvimento da leitura e escrita pois no livro encontramos exercícios que complementam o processo de alfabetização, podendo haver interação social ao apresentar por exemplo conceitos gramaticais através de fabulas e contos, podendo atrair a atenção dos alunos. O livro também traz imagens em atividades que possibilitam que o aluno crie interação com o professor, despertando a curiosidade e o interesse pela gramática.

Outros materiais