Buscar

Astronomia - Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conteúdos: Astronomia / Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo
Competências/Habilidades: Compreender as teorias sobre a origem do Universo e da Terra. Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Critérios de avaliação: Assiduidade e pontualidade na realização de trabalhos, interesse e participação nas atividades letivas, organização, revelar a capacidade de raciocínio, estabelece relações entre conceitos, compreende e interpreta textos científicos ou com informação científica, dados fornecidos em diversos suportes, conceitos, modelos e teorias.
Astronomia / Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo
Dados Históricos do Sistema Solar 
Desde a Antiguidade e até aproximadamente 1300 d.C. acreditava-se num sistema geocêntrico.
O mapa mais acabado e explicativo foi elaborado por Claudius Ptolemaeus (85 d.C.- 165 d.C.). Ptolomeu explicou o movimento dos planetas através de uma combinação de círculos, onde a Terra fica numa posição quase central em relação a esses círculos e explicava o movimento retrogrado dos planetas através de epiciclos.
 
Geocêntrico, ou geocentrismo, em que a Terra é o centro do universo.
- Nicolau Copérnico (1473 - 1543) em 1543 recupera dos antigos gregos o sistema Heliocêntrico; ele argumentava que, do ponto de vista matemático, os epiciclos poderiam ser eliminados se o Sol fosse colocado no centro do sistema.
- Galileu Galilei (1564 - 1642) em 1609 sendo o primeiro a utilizar o telescópio para uso cientifico, comprova heliocentrismo mas é chamado de herege pela igreja católica.
- Johannes Kepler (1571 - 1630) entre 1609 e 1618 formula as leis que regem os movimentos dos planetas.
- Isaac Newton (1643-1727) prova e determina de forma completa o movimento e as forças que atuam sobre planetas e os demais corpos.
 
Heliocentrismo , ou heliocêntrico é o nome do modelo estrutural cosmológico que coloca o Sol no centro do universo.
O Sistema Solar tem mais ou menos 5 bilhões de anos, é formado por 8 planetas e seus satélites (luas), asteroides dispostos basicamente em dois cinturões, um entre Marte e Júpiter - Cinturão de Asteroides - e outro depois de Plutão - chamado de Cinturão de Kupier, e cometas. Tudo isto está envolto pela nuvem de Oort, região onde estão os "restos" da formação do Sistema Solar e onde seria o berço dos cometas.
Conceitos Iniciais do Sistema Solar
O Sistema Solar constitui o conjunto de corpos celestes localizado no braço externo da Via Láctea, tendo como seu astro principal o Sol. Esses corpos celestes não são apenas os planetas mas também seus satélites, corpos congelados como cometas, asteroides, meteoroides, planetas anões, entre outros. Os planetas que formam o Sistema Solar orbitam ao redor da estrela central, o Sol, sendo então classificados segundo a ordem de afastamento dessa estrela e suas respectivas composições.
Segundo a União Astronômica Internacional corpos celestes que se encontram orbitando o Sol, são corpos que possuem massa suficiente para garantir que a sua gravidade possibilite que tenham uma forma arredondada, conhecida como forma de equilíbrio estático.
Ordem dos Planetas em relação ao Sol
Os planetas estão em ordem segundo a sua proximidade em relação ao Sol:
Características dos Planetas do Sistema Solar
SOL
É um estrela  99,9% da massa do Sistema Solar e é mais de um milhão de vezes maior que a Terra. É a gravidade provocada pelo Sol que faz com que todos os corpos do Sistema Solar orbitem em seu redor. A temperatura no seu interior é cerca de 15 milhões de ºC. No seu núcleo, em cada segundo, são transformadas 4 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio, da onde provém calor e luz.
Mercúrio
É o planeta mais próximo do Sol. A temperatura varia entre os -170 ºC (noite) e os 430 ºC (dia),  atmosfera desprezível. A sua superfície é bastante semelhante à da Lua, e não possui satélites.
Vênus
Tem um tamanho semelhante à Terra. É coberto por nuvens de ácido sulfúrico. Tem uma atmosfera muito densa e quente. É o terceiro objeto mais brilhante que se pode observar no céu, depois do Sol e da Lua. Temperatura da superfície próxima aos 500°C e não possui satélites. Em relação aos outros planetas, Vênus gira em "marcha–atrás" e demora 243 dias para dar um volta completa sobre si próprio, o que faz com que os seus dias sejam maiores que os anos.
Terra
A água cobre cerca de 70% da superfície. A temperatura varia entre os -90 ºC e os 60 ºC. O movimento do ferro líquido no seu interior provoca um campo magnético. Atmosfera formada basicamente por nitrogênio e oxigênio, possui atividade vulcânica. Tem uma satélite, a Lua.
Marte
Tem metade do tamanho da Terra, e possuí dois satélites Fobos e Deimos. A temperatura média é de -63 ºC. É facilmente observado, parecendo uma brilhante "estrela" vermelha (devida ao óxido de ferro existente na sua superfície). Tem uma atmosfera muito tênue, constituída quase totalmente por CO2, tendo também vestígios de N2, O2 e vapor de água.
Júpiter
É o maior planeta do Sistema Solar (1400 vezes maior que a Terra), é um gigante gasoso sendo constituído principalmente por hidrogênio. Completa uma rotação em apenas 10 horas e possui fonte de energia interna. Tem 16 luas conhecidas e um anel pouco espesso. As quatro maiores e famosas luas são: Europa (possui água e atmosfera de oxigênio), Io, Callisto e Ganymede (o maior dos satélites do Sistema Solar).
Saturno
É o segundo maior planeta do nosso sistema, tem mais de 30 luas conhecidas e é facilmente reconhecido devido aos seus anéis. Esses anéis são formados por milhões de pedaços de gelo orbitando em redor do planeta. Titã, uma de suas luas, é o único satélite do Sistema Solar que tem atmosfera, essa atmosfera é similar à da Terra primitiva, mas muito mais fria.  Saturno é muito parecido com Júpiter na sua constituição e estrutura interna, mas o menos denso de todos os planetas do Sistema Solar.
Urano
Um planeta 4 vezes maior que a Terra. É coberto por uma camada espessa de gases. A sua cor azulada é devido ao gás metano na sua atmosfera. Tem uma grande inclinação lateral, mais de 21 luas conhecidas e possui 11 anéis.
Netuno
É um enorme bola de líquido e gás, com um núcleo rochoso. Tem tempestades muito violentas, com ventos que sopram a 200 km/h. Rodeado por 14 satélites naturais, sendo eles:
Tritão, S/2004N1, Laomedeia, Halimede, Nereida, Galateia, Proteu, Sao, Psámata, Neso, Larissa, Despina, Náiade, Talassa. É o local mais frio do Sistema Solar, -235 ºC. Netuno possui cerca de três anéis muito tênues e fracos, compostos principalmente de poeira 
Outros Corpos do Sistema Solar
Cometas
Relíquias do tempo de formação do Sistema Solar, são corpos que orbitam o Sol. São constituídos por poeiras, gelo e gases congelados. Quando se encontram mais perto do Sol são observadas duas caudas, provocadas pela vaporização dos gases devido ao vento solar. As caudas, uma de poeira e outra de gás, apontam sempre na direção oposta ao Sol, estas caudas podem ter milhares de quilômetros. O cometa mais famoso é o Halley, que passa perto da Terra de 76 em 76 anos. O seu núcleo é formado por um bloco de gelo de cerca de 16 km. Chuva de meteoros, quando a Terra atravessa os rastros de um cometa em determinadas épocas do ano.
Asteroides
Estes corpos rochosos (em sua maioria), de pequenas dimensões, têm órbitas semelhantes aos planetas, em torno do Sol. Um grande número deles encontra-se entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os meteoros são asteroides que entram na atmosfera terrestre, estes corpos incendeiam-se, provocando um rasto de luz com a duração de alguns segundos, popularmente chamados de estrelas cadentes. Se os meteoros forem de grande dimensão e suportarem a passagem da atmosfera, podem chegar a atingir a superfície terrestre. Neste caso estes corpos têm o nome de meteoritos. Quando atingem a superfície podem deixar umacratera, maior ou menor, proporcionais ao seu tamanho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes