Buscar

ESTUDO DIRIGIDO II: COMPORTAMENTO E CONDICIONAMENTO RESPONDENTE E COMPORTAMENTO E CONDICIONAMENTO OPERANTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO I- 2021 
ESTUDO DIRIGIDO II: COMPORTAMENTO E CONDICIONAMENTO 
RESPONDENTE E COMPORTAMENTO E CONDICIONAMENTO OPERANTE
Nome: Karoline Souza Queiroz RA: 20633665
Nome: Natália Bulgarelli Almeida RA: 19082049
Diferencie e compare, respondendo as questões abaixo:
 I. CONDICIONAMENTO RESPONDENTE 
a. Paradigma. 
R: Tipo de aprendizagem que ocorre com os reflexos e PFA. Nela, um estímulo neutro passa a eliciar uma resposta reflexa depois de ser emparelhado com um estímulo que naturalmente produz a resposta. 
b. Tipo de resposta do organismo.
R: Apresentação de um estímulo neutro seguido de um estímulo incondicionado (filogeneticamente importante), algumas vezes, isso é o resultado do pareamento entre dois estímulos.
 
c. Relação da resposta com as contingências ambientais. 
R: Em toda e qualquer situação em que o evento filogeneticamente importante tenha ocorrido com frequência no passado, todos os comportamentos relacionados a esse evento tornam - se mais prováveis. Utilizando como exemplo o experimento de Pavlov, as respostas eliciadas são as reações reflexas causadas por um estímulo (salivar) e as respostas induzidas são o conjunto de comportamentos que resultam na resposta eliciada (abanar a cauda, latir, salivar).
d. Modelo de causalidade. 
R: Ver o logo do McDonald 's e automaticamente sentir fome , o logo que anteriormente era neutro torna- se associado à comer (restaurante) , fazendo o logo se tornar um estímulo condicionado que produz a resposta condicionada de fome. 
e. Como ocorre a extinção da resposta. 
R: Ocorre com o enfraquecimento do condicionamento respondente. Para ocorrer o desemparelhamento dos estímulos, o estímulo condicional deve ser apresentado várias vezes sem que o estimulo incondicional seja apresentado em seguida.
II. CONDICIONAMENTO OPERANTE 
f. Paradigma.
R: No paradigma do condicionamento operante, o comportamento produz estímulo ambiental R → S (ou R → C). Ou seja, a resposta do organismo produz uma alteração no ambiente, consequência. 
g. Tipo de resposta do organismo. 
R: No comportamento operante as respostas serão voluntárias, como por exemplo, abrir uma torneira. Essa resposta produz uma consequência no ambiente: sair água da torneira. Dessa maneira, o indivíduo tem um comportamento(resposta) que produzirá uma consequência no ambiente e ele será afetado por ela. 
h. Relação da resposta com as contingências ambientais. 
R: Nesta relação o ambiente determina a probabilidade de uma resposta, se ela vai ocorrer ou ser alterada por eventos do ambiente. Por exemplo, um rapaz sempre conta uma piada para seus amigos(resposta), eles dão risada(consequência), então ele provavelmente voltará a contar piadas nesse ambiente outras vezes, porque essa consequência o influenciou. Se pensarmos no mesmo rapaz, em um ambiente onde ele não conhece, com outros indivíduos, porém conta uma piada para tentar “quebrar o gelo”(resposta), eles olham para ele e não riem(consequência), muito provavelmente este rapaz não voltará a contar piadas neste ambiente, pois este alterou seu comportamento. 
i. Modelo de causalidade. 
R: Skinner explica que nosso comportamento determinista é baseado no modelo de seleção por consequências, nosso histórico. Onde o comportamento é uma relação entre organismo e ambiente, então este será controlado por suas consequências. 
j. Como ocorre a extinção da resposta.
R: Na extinção operante ocorre a suspensão do reforçamento. Durante este processo, primeiro é observado a frequência do comportamento de um organismo, em segundo, é reforçado o comportamento e feito o registro da sua frequência(reforçamento), e em terceiro, retira-se o reforço, observa e registra a frequência do comportamento (extinção), novamente. Resumindo, na extinção insere o reforço, a frequência do comportamento aumenta; retira o reforçamento, a frequência do comportamento diminui.

Continue navegando