Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Ações de sustentabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ações de sustentabilidade
Discente: Alisson Pereira Vanzela
Para postagem de um exemplo de atividade/medida/ação/projeto que obedeça às premissas da sustentabilidade. Explicar a ação e justificar por que se identifica como medida sustentável.
Vemos que a busca por um planeta mais sustentável é muito importante para o ser humano dar sequencia no seu próprio desenvolvimento, já que os recursos para que ele possa evoluir vem diretamente do próprio planeta em que vive. Para isso, é necessário analisarmos os pilares mais importantes da sustentabilidade, ou seja, o meio social e o desenvolvimento das pessoas, junto aos seus direitos humanos; o ambiente e seus recursos; e também, o meio econômico, junto ao panorama geral de produção e desenvolvimento do planeta. Com isso, o ser humano consegue se encaminhar para o meio sustentável, iniciando com medidas individuais que vão se expandido para ações comunitárias e globais, em que cada um colabora visando à sustentabilidade. 
De acordo com essa breve introdução da sustentabilidade, podemos nos adequar a medidas para que as futuras gerações possam garantir seu desenvolvimento, tais como:
· Uma reciclagem de diferentes tipos de materiais
· Coleta seletiva de lixo
· Tratamento de esgoto
· Descarte de remédios e eletrônicos
· Uso racional de água
· Técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo
· Áreas verdes nos centros urbanos
· Desmatamento ilegal, garantindo a conservação
Existem várias medidas e iniciativas simples que podemos tomar pensando no bem do planeta, por isso é importante nosso apoio em busca de empresas que contenham selo de sustentabilidade, pois são as empresas um dos maiores destruidores do planeta. Além disso, é de extrema importância a colaboração das pessoas para a educação ambiental, transmitindo e conscientizando outras pessoas sobre o quão importante pequenas atitudes podem ser. É com atitudes individuais que a sustentabilidade se inicia.
Em uma breve pesquisa sobre a sustentabilidade encontrei um projeto bem legal feito por uma empresa:
“4Ocean – Um presente para o oceano.
A 4Ocean (empresa americana especializada em remover resíduos plásticos dos oceanos e sustentada pela venda de braceletes feitos de material reciclável) é uma iniciativa um tanto quanto diferente das que encontramos por aí, pois ela se compromete a retirar um quilo de lixo dos oceanos a cada pulseira vendida (cada uma custando em torno de 20 dólares), cujo dinheiro tem retorno para as coletas de lixo dos oceanos. O projeto foca mais na ação das pessoas do que em tecnologia, uma vez que a coleta é realizada com barcos tradicionais. A 4 Ocean já conseguiu retirar cerca de 850mil quilos de lixo das praias e linhas costeiras espalhadas pelo mundo inteiro, tudo em menos de dois anos.”
Ademais, gostaria de incluir uma breve experiência de vida que adquiri durante o ensino médio, a qual eu e alguns amigos executávamos. Fazíamos parte do Interact Club – Rotary club, e constantemente promovíamos medidas para conscientizar a população com cartazes nas ruas, encontros nas escolas, e inclusive coletas de lixo, onde nos juntávamos em grupos e nos dispersávamos na cidade recolhendo os lixos das ruas e encostas. Uma atitude que ajudou muito no desenvolvimento dos jovens que saíram do projeto com uma importante noção de sustentabilidade , além de induzir muitas pessoas a terem essa consciência.