Buscar

AP1 MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS(1)(1)

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
Aplicação Prática 1
Título da Aplicação Prática:
O Método
Contextualização da Aplicação Prática:
Leia o texto a seguir:
O que é o método? A origem dessa palavra é o termo grego methodos, que significa, literalmente, “caminho para chegar a um fim”. 
Você pode chegar a um fim por tentativa e erro ou, ainda, usando um caminho determinado, sistemático e já suficientemente testado. Evidentemente, amadores tentam chegar aos seus objetivos de qualquer forma, enquanto profissionais mais humildes tentam aprender caminhos que outros já trilharam e sistematizam. Sistematizar significa escrever, testar, ajustar, corrigir, testar novamente, corrigir quantas vezes for necessário, para, somente depois, validar. 
Assim, não hesite em aprender métodos!
Por exemplo, você tem um método em sua empresa para definir e utilizar indicadores de desempenho? Para fazer e acompanhar planos de ação? Para elaborar o planejamento estratégico? Para registrar o que está falhando, identificar as causas e eliminá-las definitivamente? Você tem um método para padronizar e auditar o cumprimento dos procedimentos? Há método para vender? Para comprar? Para produzir? Para inspecionar? Para expedir e para faturar? Para receber e para pagar contas? Para negociar prazos e valores com os fornecedores? Para selecioná-los? Para selecionar as melhores pessoas? Para treinar e para avaliar desempenho? Para praticar a meritocracia, pagando bônus de acordo com os resultados? Há método para analisar financeiramente a empresa e para planejar a questão tributária? Há método para desenvolver produtos?
Fonte: MUBARACK, P. R. Método. 2011. Disponível em: https://www.mubarack.com.br/ler-artigos.php?id=361. Acesso em: 25 jul. 2020.
Então, vamos falar de métodos? 
Como eles são utilizados em sua empresa? Caso não sejam utilizados, você acredita que essa falta gera ineficiências/falhas para o negócio e/ou eleva os custos? Como você, engenheiro de produção, pode contribuir para reverter essa situação em meu local de trabalho?
Obs.: Caso você ainda não trabalhe, comente sobre a falta de métodos para serviços essenciais, como governo, comunidade, dentre outros.
Redija suas respostas de forma argumentativa e crítica, com embasamento.
Resposta:
Atualmente atuo no segmento de logística e transporte, numa empresa de pequeno porte com poucos colaboradores e gestão de familiar.
No pouco tempo em que faço parte do quadro de colaboradores, pude analisar alguns processos e procedimentos elaborados e suas aplicações na prática.
A diferença entre o planejado e o realizado é a principal deficiência do negócio, toda operação sempre é em caráter de urgência e com um esforço extra. Assim, aumentando ainda mais o caos dentro da organização, fazendo que todos sejam ineficientes e o processo sempre modificado.
Acredito que com um benchmark do mercado, treinamento, planejamento e adoção dos processos internos venham a surgir resultados num breve período, claro que todos esses métodos dependem de uma mudança de cultura organizacional.
Como todos sabem, mudança de cultura não é fácil e depende principalmente do convencimento da alta administração da empresa. Sendo assim, é necessário apresentar resultados em pequenas operações ou alguma forma de projeto em paralelo ao serviço realizado.
Nesse contexto, viso estabelecer métodos de como fazer, baseado nas melhores práticas de mercado, apresentar relatórios de desempenhos e busco influenciar num primeiro momento pilares operacionais e táticos da empresa, moldando assim uma metodologia de implantação com estudo dos gap’s e posteriormente corrigir o processo.
Creio que não seja uma forma fácil, utilizo a mudança no processo junto com a operação atual o que demanda um extremo esforço, porém acredito que os métodos corretos trarão a redução de custo, a maximização do tempo, a aceitação da alta administração e a eficácia da operação. Como dizem, preciso plantar hoje para amanhã colher os frutos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes