Buscar

AVALIAÇÃO DEFICIÊNCIA FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA FÍSICA
1
O papel primário do Sistema Nervoso (SN) é:
 
· Coordenar e controlar a maior parte das funções de nosso corpo.(X)
· Coordenar e controlar o nosso pensamento.
· Coordenar e controlar os nossos movimentos.
· Todas as respostas estão corretas.
1
Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), está se apresenta nas seguintes dimensões:
· Acessibilidade arquitetônica
· Acessibilidade comunicacional
· Acessibilidade metodológica
· Todas as respostas estão corretas.(X)
1
A Educação Infantil proposta nos espaços da creche e pré-escola, deve possibilitar que a criança com deficiência experimente aquilo que outros alunos da mesma idade vivenciam:
· 
· Brincadeiras corporais, sensoriais, músicas, estórias, cores, formas, tempo e espaço e afeto.(X)
· Brincadeiras que estimulem a agressividade e diferenças físicas.
· Brincadeiras corporais, sensórias, músicas, atividades que valorizem o mais forte.
· Todas as alternativas estão corretas
1
Várias podem ser as causas da deficiência física, podem ser elas:
· pré- natais como problemas durante a gestação,
· Perinatais ocasionadas por problemas respiratórios na hora do nascimento,
· Pós-natais tais como: parada cardíaca, infecção hospitalar, doenças infectocontagiosas, traumatismo ocasionado por queda forte.
· Todas estão corretas.(X)
1
O __________________________ é para qualquer criança o espaço por natureza de interação de uns com os outros. É nesse espaço que nos vemos motivado a estabelecer comunicação, a sentir a necessidade de se locomover, entre outras habilidades que nos fazem pertencer ao gênero humano. Complete a frase:
 
· Ambiente com a família.
· Ambiente escolar.(X)
· Ambiente estimulador.
· Nenhuma alternativa está correta.
Na deficiência física encontramos uma diversidade de tipos e graus de comprometimento que requerem um estudo sobre as necessidades específicas de cada pessoa. Para que o educando com deficiência física possa acessar ao conhecimento escolar e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, faz-se necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança.
Esta frase è:
· Falso
· Verdadeiro(X)
1
A Tecnologia Assistiva, segundo Bersch (2006, p. 2) “deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência”. Assim, o Atendimento Educacional Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades da Tecnologia Assistiva, visando à realização de tarefas acadêmicas e a adequação do espaço escolar:
· Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa, para atender as necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.
· Adequação dos materiais didático pedagógicos às necessidades dos educandos, tais como engrossadores de lápis, quadro magnético com letras com ímã fixado, tesouras adaptadas, entre outros.
· Desenvolvimento de projetos em parceria com profissionais da arquitetura, engenharia, técnicos em edificações para promover a acessibilidade arquitetônica. Não é uma categoria exclusivamente de responsabilidade dos professores especializados que atuam no AEE. No entanto, são os professores especializados, apoiados pelos diretores escolares, que levantam as necessidades de acessibilidade arquitetônica do prédio escolar.
· Todas as respostas estão corretas(X)
1
A Educação Infantil é a porta de entrada para inclusão escolar, sendo “este nível de ensino marcado pelo desenvolvimento das aquisições linguísticas, atitudinais, afetivas, sociais e psicomotoras, em que as crianças interagem com muito mais liberdade. ”
Que autor faz esta afirmativa:
· Figueiredo(X)
· Bersch
· Camargo
· Lefèvre
1
Nos anos _______________declarações e tratados passam a defender a inclusão. A Constituição promulgada em 1988, traz no artigo 3º, inciso IV um dos objetivos fundamentais: “promover o bem para todos, sem preconceito de origem, raça, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Garante atendimento as pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.” (BRASIL,1988, p.2).
· 60 e 70
· 80 e 90(X)
· 70 e 80
· 90 e 80
1
Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), está se apresenta nas seguintes dimensões exceto:
· 
· Acessibilidade arquitetônica, sem barreiras ambientais físicas em todos os recintos internos e externos da escola e nos transportes coletivos.(X)
· Acessibilidade comunicacional, com barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal linguagem gestual, etc.), na comunicação escrita e na comunicação virtual (acessibilidade digital).
· Acessibilidade programática, sem barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas, em regulamentos. E em normas de um modo geral.
· Acessibilidade atitudinal, por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana resultado em quebra de preconceito estigmas, estereótipos e discriminações.

Outros materiais