Logo Passei Direto
Buscar

meuro Atividade de Estudo 01

User badge image
Carla Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto abaixo: “Pensamento- Um termo geral que pode ser definido de várias maneiras diferentes: (1) o emprego de processos simbólicos pela mente; (2) uma cadeia ou série de ideias; ou (3) ideação, a sequência de ideias relacionadas com a solução de problemas específicos ou com as incongruências observadas no modelo da realidade.” STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.170.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pensamento e cognição são sinônimos. Porque: 2. O termo cognição expressa exatamente o mesmo que o termo pensamento. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “As substâncias psicoativas produzem, de modo geral, uma sensação de prazer ou excitação, cuja correspondência cerebral está vinculada às chamadas áreas de recompensa do cérebro, como o nucleus accumbens, a área tegumentar e o locus ceruleus (Sadock;Sadock, 2007).”. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 344.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Nicotina, café, chá e diazepam não são consideradas substâncias psicoativas. Porque: 2. Uma substância psicoativa é aquela que modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos comportamentais e psíquicos. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Leia o texto abaixo: “Cajal propôs que os blocos funcionais do cérebro, os neurônios, eram estrutural e funcionalmente polarizados de forma que o estímulo (input) entrava por uma extremidade (...) e a resposta (output) saía pela outra, (...). A polarização dinâmica existe independentemente do tamanho e da forma dos neurônios. Os contatos são feitos entre neurônios individuais por intermédio das sinapses.” WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.13.
I. O neurônio pode ser polarizado e despolarizado. II. A polarização ocorre sempre na mesma direção, dos dendritos para o terminal do axônio. III. Alguns neurônios são apenas eletricamente excitáveis, enquanto outros são quimicamente excitáveis. IV. A membrana do neurônio permite a entrada e saída de íons, gerando correntes elétricas. São características do neurônio. Escolha uma opção:
a. Apenas I - III
b. Apenas I - II -IV
c. Apenas III - IV
d. Apenas I - II
e. Apenas I - IV

Leia o trecho a seguir: “A Neuroeducação começa a ganhar corpo, com a finalidade de abordar o conhecimento e a inteligência, integrando três áreas: a Psicologia, a Educação e as Neurociências.Do ponto de vista psicológico, o objetivo principal da Neuroeducação seria explicar os comportamentos da aprendizagem (...)” Fonte:ROSAT,R. M. et al. EMERGÊNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Revista Ciência e cognição. v. 15, n. 1, 2010, p. 202.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Howard Gardner critica a falta de elo entre a neurologia, psicologia e a educação para que se formem os neuro-educadores.
II. ( ) A neuroeducação é uma das áreas que compõem a neuropsicopedagogia.
III. ( ) A neuropsicopedagogia às vezes é designada como neuroeducação.
IV. ( ) A psicologia cognitiva, dentro da psicologia, que mais contribui para a neuropsicopedagogia.
a. V - V - F - F
b. F - V - V - F
c. F - V - V - V
d. V - V - V - V
e. V - F - V - V

Leia o excerto abaixo: “Cognição - um termo geral empregado para referir-se aos processos mentais ‘superiores’. Genericamente, a cognição pode ser entendida como o processo que inclui atividades mentais do tipo: pensamento e conceptualização; recordação, representação e imagem mental; percepção e atenção; raciocínio e tomada de decisão.” STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.38.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O pensamento se utiliza de processos cognitivos. Porque: 2. Para formar conceitos e raciocínios é necessário usar de memória, atenção e emoção. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto abaixo: “(...) o ato delituoso é comparável à busca de limites que encontramos nos relatos de acidentes corporais, de condutas de risco, de tentativas de suicídio ou escarificações. (...) O recurso ao ato lança uma ponte entre os conflitos inconscientes e o meio ambiente,” AMPARO, D. M. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Liber Livro Editora, 2010, p. 96.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Assumir comportamentos de risco é algo comum na adolescência. Porque: 2. As alterações na impulsividade levam a predisposição aos comportamentos de riscos na adolescência. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto a seguir: “Bater, ofender, liderar um grupo contra colegas, quase sempre esta atitude tem uma causa familiar. È verdade que cada criança possui conteúdos genéticos, psíquicos próprios, mas a família e o ambiental em que vive são responsáveis por grande parte deste comportamento.” RELVAS, M. P. Neurociências e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015, p. 97.
A partir do apresentado e do conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. É mais difícil para o adolescente tomar decisões considerando as consequências em longo prazo. Porque: 2. As áreas pré-frontais do cérebro estão amadurecendo ainda. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho abaixo: “Na maior parte dos casos, os potenciais de ação são causados por um enorme aumento repentino na permeabilidade da membrana ao Na+, cujo potencial de equilíbrio é de aproximadamente +60mV sob condições normais. A ativação inicial da condutância do Na+ é causada pela despolarização até um potencial limiar, que é o potencial de membrana em que a ativação dos canais de Na+ se torna autopropagável.” WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.28.
Sobre as etapas do potencial de ação, relacione as colunas.
( 1 ) repouso
( 2 ) despolarização
( 3 ) repolarização
( ) a membrana fica permeável aos íons de sódio, que entram para o interior da célula.
( ) a membrana está polarizada devido ao grande potencial negativo da membrana.
( ) O potencial de repouso varia muito rapidamente na direção da positividade.
( ) as bombas de sódio e potássio se ativam, restabelecendo o potencial negativo de repouso da membrana.
a. 2 - 1 - 3 -1
b. 1 - 2 - 2 - 3
c. 2 - 1 - 2 - 3
d. 3 - 1 - 2 - 2
e. 3 - 2 - 1 - 1

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto abaixo: “Pensamento- Um termo geral que pode ser definido de várias maneiras diferentes: (1) o emprego de processos simbólicos pela mente; (2) uma cadeia ou série de ideias; ou (3) ideação, a sequência de ideias relacionadas com a solução de problemas específicos ou com as incongruências observadas no modelo da realidade.” STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.170.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pensamento e cognição são sinônimos. Porque: 2. O termo cognição expressa exatamente o mesmo que o termo pensamento. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “As substâncias psicoativas produzem, de modo geral, uma sensação de prazer ou excitação, cuja correspondência cerebral está vinculada às chamadas áreas de recompensa do cérebro, como o nucleus accumbens, a área tegumentar e o locus ceruleus (Sadock;Sadock, 2007).”. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 344.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Nicotina, café, chá e diazepam não são consideradas substâncias psicoativas. Porque: 2. Uma substância psicoativa é aquela que modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos comportamentais e psíquicos. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Leia o texto abaixo: “Cajal propôs que os blocos funcionais do cérebro, os neurônios, eram estrutural e funcionalmente polarizados de forma que o estímulo (input) entrava por uma extremidade (...) e a resposta (output) saía pela outra, (...). A polarização dinâmica existe independentemente do tamanho e da forma dos neurônios. Os contatos são feitos entre neurônios individuais por intermédio das sinapses.” WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.13.
I. O neurônio pode ser polarizado e despolarizado. II. A polarização ocorre sempre na mesma direção, dos dendritos para o terminal do axônio. III. Alguns neurônios são apenas eletricamente excitáveis, enquanto outros são quimicamente excitáveis. IV. A membrana do neurônio permite a entrada e saída de íons, gerando correntes elétricas. São características do neurônio. Escolha uma opção:
a. Apenas I - III
b. Apenas I - II -IV
c. Apenas III - IV
d. Apenas I - II
e. Apenas I - IV

Leia o trecho a seguir: “A Neuroeducação começa a ganhar corpo, com a finalidade de abordar o conhecimento e a inteligência, integrando três áreas: a Psicologia, a Educação e as Neurociências.Do ponto de vista psicológico, o objetivo principal da Neuroeducação seria explicar os comportamentos da aprendizagem (...)” Fonte:ROSAT,R. M. et al. EMERGÊNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Revista Ciência e cognição. v. 15, n. 1, 2010, p. 202.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Howard Gardner critica a falta de elo entre a neurologia, psicologia e a educação para que se formem os neuro-educadores.
II. ( ) A neuroeducação é uma das áreas que compõem a neuropsicopedagogia.
III. ( ) A neuropsicopedagogia às vezes é designada como neuroeducação.
IV. ( ) A psicologia cognitiva, dentro da psicologia, que mais contribui para a neuropsicopedagogia.
a. V - V - F - F
b. F - V - V - F
c. F - V - V - V
d. V - V - V - V
e. V - F - V - V

Leia o excerto abaixo: “Cognição - um termo geral empregado para referir-se aos processos mentais ‘superiores’. Genericamente, a cognição pode ser entendida como o processo que inclui atividades mentais do tipo: pensamento e conceptualização; recordação, representação e imagem mental; percepção e atenção; raciocínio e tomada de decisão.” STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.38.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O pensamento se utiliza de processos cognitivos. Porque: 2. Para formar conceitos e raciocínios é necessário usar de memória, atenção e emoção. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto abaixo: “(...) o ato delituoso é comparável à busca de limites que encontramos nos relatos de acidentes corporais, de condutas de risco, de tentativas de suicídio ou escarificações. (...) O recurso ao ato lança uma ponte entre os conflitos inconscientes e o meio ambiente,” AMPARO, D. M. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Liber Livro Editora, 2010, p. 96.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Assumir comportamentos de risco é algo comum na adolescência. Porque: 2. As alterações na impulsividade levam a predisposição aos comportamentos de riscos na adolescência. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto a seguir: “Bater, ofender, liderar um grupo contra colegas, quase sempre esta atitude tem uma causa familiar. È verdade que cada criança possui conteúdos genéticos, psíquicos próprios, mas a família e o ambiental em que vive são responsáveis por grande parte deste comportamento.” RELVAS, M. P. Neurociências e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015, p. 97.
A partir do apresentado e do conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. É mais difícil para o adolescente tomar decisões considerando as consequências em longo prazo. Porque: 2. As áreas pré-frontais do cérebro estão amadurecendo ainda. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho abaixo: “Na maior parte dos casos, os potenciais de ação são causados por um enorme aumento repentino na permeabilidade da membrana ao Na+, cujo potencial de equilíbrio é de aproximadamente +60mV sob condições normais. A ativação inicial da condutância do Na+ é causada pela despolarização até um potencial limiar, que é o potencial de membrana em que a ativação dos canais de Na+ se torna autopropagável.” WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.28.
Sobre as etapas do potencial de ação, relacione as colunas.
( 1 ) repouso
( 2 ) despolarização
( 3 ) repolarização
( ) a membrana fica permeável aos íons de sódio, que entram para o interior da célula.
( ) a membrana está polarizada devido ao grande potencial negativo da membrana.
( ) O potencial de repouso varia muito rapidamente na direção da positividade.
( ) as bombas de sódio e potássio se ativam, restabelecendo o potencial negativo de repouso da membrana.
a. 2 - 1 - 3 -1
b. 1 - 2 - 2 - 3
c. 2 - 1 - 2 - 3
d. 3 - 1 - 2 - 2
e. 3 - 2 - 1 - 1

Prévia do material em texto

10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 1/10
Iniciado em quinta, 10 Jun 2021, 09:31
Estado Finalizada
Concluída em quinta, 10 Jun 2021, 09:43
Tempo
empregado
12 minutos 31 segundos
Avaliar 1,00 de um máximo de 1,00(100%)
Questão 1
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o excerto abaixo:
“Pensamento- Um termo geral que pode ser definido de várias maneiras diferentes: (1) o emprego de processos simbólicos pela
mente; (2) uma cadeia ou série de ideias; ou (3) ideação, a sequência de ideias relacionadas com a solução de problemas específicos
ou com as incongruências observadas no modelo da realidade.”
STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.170.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Pensamento e cognição são sinônimos.
Porque:
2. O termo cognição expressa exatamente o mesmo que o termo pensamento.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Painel / Meus cursos / GRADUAÇÃO / LICENCIATURA / LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (2ª LICENCIATURA) / 1º ANO
/ MÓDULO 02 - PEDAGOGIA - 2ª LICENCIATURA 1º ANO / TURMA 03 - 2020/02
/ 2° LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - DISC. 02 - MÓD. 02 - NEUROPSICOPEDAGOGIA / ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 0,5
/ CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020
http://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=4698
http://www.eadunifatecie.com.br/my/
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=1
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=39
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=37
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=263
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=266
http://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=1843
http://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=4698
http://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=4698#section-4
http://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=72845
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 2/10
Questão 2
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o trecho a seguir:
“As substâncias psicoativas produzem, de modo geral, uma sensação de prazer ou excitação, cuja correspondência cerebral está
vinculada às chamadas áreas de recompensa do cérebro, como o nucleus accumbens, a área tegumentar e o locus ceruleus
(Sadock;Sadock, 2007).”.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 344.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I.                    Nicotina, café, chá e diazepam não são consideradas substâncias psicoativas.
Porque:
2.     Uma substância psicoativa é aquela que modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos
comportamentais e psíquicos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d. As asserções I e II são proposições falsas 
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 3/10
Questão 3
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o texto abaixo:
“Cajal propôs que os blocos funcionais do cérebro, os neurônios, eram estrutural e funcionalmente polarizados de forma que o
estímulo (input) entrava por uma extremidade (...)  e  a resposta (output) saía pela outra, (...). A polarização dinâmica existe
independentemente do tamanho e da forma dos neurônios. Os contatos são feitos entre neurônios individuais por intermédio das
sinapses.”
WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e
escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.13.
 
 
      I.        O neurônio pode ser polarizado e despolarizado.
     II.        A polarização ocorre sempre na mesma direção, dos dendritos para o terminal do axônio.
    III.         Alguns neurônios são apenas eletricamente excitáveis, enquanto outros são quimicamente excitáveis.
    IV.        A membrana do neurônio permite a entrada e saída de íons, gerando correntes elétricas.
 
São características do neurônio 
Escolha uma opção:
a. Apenas I - III 
b. Apenas I - II -IV 
c. Apenas III - IV 
d. Apenas I - II 
e. Apenas I - IV 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 4/10
Questão 4
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o trecho a seguir:
“A Neuroeducação começa a ganhar corpo, com a finalidade de abordar o conhecimento e a inteligência, integrando três áreas: a
Psicologia, a Educação e as Neurociências.Do ponto de vista psicológico, o objetivo principal da Neuroeducação seria explicar os
comportamentos da aprendizagem (...)”
 Fonte:ROSAT,R. M. et al. EMERGÊNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa
educacional. Revista Ciência e cognição.  v. 15, n. 1, 2010, p. 202.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para
a(s) Falsa(s).
 
I.   ( ) Howard Gardner critica a falta de elo entre a neurologia, psicologia e a educação para que se formem os neuro-educadores. 
II.  ( ) A neuroeducação é uma das áreas que compõem a neuropsicopedagogia.
III. ( )  A neuropsicopedagogia às vezes é designada como neuroeducação.
IV. ( )  A psicologia cognitiva, dentro da psicologia, que mais contribui para a neuropsicopedagogia.
Escolha uma opção:
a. F - V - V - V 
b. V - F - V - V 
c. V - V - V - V 
d. V - V - F - F 
e. F - V - V - F 
http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/issue/view/14
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 5/10
Questão 5
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o excerto abaixo:
“Cognição - um termo geral empregado para referir-se aos processos mentais ‘superiores’. Genericamente, a cognição pode ser
entendida como o processo que inclui atividades mentais do tipo: pensamento e conceptualização; recordação, representação e
imagem mental; percepção e atenção; raciocínio e tomada de decisão.”
STRATTON, P.; HAYES, K. Dicionário de psicologia. São Paulo: cengage Learning, 2009, p.38.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O pensamento se utiliza de processos cognitivos. 
Porque:
2. Para formar conceitos e raciocínios é necessário usar de memória, atenção e emoção..
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I 
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.c. As asserções I e II são proposições falsas. 
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 6/10
Questão 6
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o texto abaixo:
“Que canais iônicos são importantes para a função dos neurônios? Na maior parte dos neurõnios, canais de Na+ de ativação rápida e
vários tipos de canais de K+ são responsáveis pela função do neurônio. Em alguns neurônios, canais de Ca2+ e canais de Cl- também
são importantes.”
WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e
escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.34.
 
      I.        A saída de potássio (K+) do neurônio leva a repolarização da membrana.
     II.        As bombas de sódio e potássio reestabelecem as condições iônicas da face citoplasmática e de fora da célula.
    III.        Com a entrada de íons de cálcio (Ca) para dentro do neurônio há uma despolarização que inverte a polaridade da
membrana.
    IV.        Despolarização e polarização dura cerca de 1 segundo.
 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Apenas I - III 
b. Apenas I - II 
c. Apenas I - IV 
d. Apenas III - IV 
e. Apenas II - III 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 7/10
Questão 7
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o texto abaixo:
“(...) o ato delituoso é comparável à busca de limites que encontramos nos relatos de acidentes corporais, de condutas de risco, de
tentativas de suicídio ou escarificações. (...) O recurso ao ato lança uma ponte entre os conflitos inconscientes e o meio ambiente,”
AMPARO, D. M. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Liber Livro Editora,
2010, p. 96.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I.   Assumir comportamentos de risco é algo comum na adolescência.
Porque:
2. As alterações na impulsividade levam a predisposição aos comportamentos de riscos na adolescência.
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I 
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 8/10
Questão 8
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o texto a seguir:
“Bater, ofender, liderar um grupo contra colegas, quase sempre esta atitude tem uma causa familiar. È verdade que cada criança
possui conteúdos genéticos, psíquicos próprios, mas a família e o ambiental em que vive são responsáveis por grande parte deste
comportamento. “
RELVAS, M. P. Neurociências e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6 ed. Rio de
Janeiro: Wak Editora, 2015, p. 97.
 
A partir do apresentado e do conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. É mais difícil para o adolescente tomar decisões considerando as consequências em longo prazo.
Porque:
2. As áreas pré-frontais do cérebro estão amadurecendo ainda.
 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições falsas. 
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 9/10
Questão 9
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o texto abaixo:
“(o córtex pré-frontal ventromedial) toma essas informações e as compara com aquelas disponíveis na memória de longa duração,
como os objetivos de vida ( de curto, médio e longo prazo): o resultado é o planejamento das ações necessárias para concretizá-los. “
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 652.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I.        (    ) Na escola, ao socializar com os pares, uma criança está trabalhando seu controle executivo, como ao prestar atenção em
uma brincadeira.
II.        (    ) O bom uso das funções executivas é um fator que diminui o risco de uso de substâncias, algo que a educação já atua para
coibir.
III.          (    ) Uma explicação para os adolescentes serem mais impulsivos é o excesso de superproteção.
(    ) O que difere o processo de decisão de adolescentes de adultos é que aqueles são mais suscetíveis a baixo controle inibitório e
influência dos pares. 
Escolha uma opção:
a. V - V - V - F 
b. F - V - V - F 
c. V - V - V - V 
d. V - V - F - V 
e. F - F - V - V 
10/06/2021 CLIQUE AQUI Para Realizar a Atividade de Estudo 01 - Prazo Final: 02/07/2020: Revisão da tentativa
www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=102139&cmid=72845 10/10
Questão 10
Completo
Atingiu 0,10 de 0,10
Leia o trecho abaixo:
“Na maior parte dos casos, os potenciais de ação são causados por um enorme aumento repentino na permeabilidade da membrana
ao Na+, cujo potencial de equilíbrio é de aproximadamente +60mV sob condições normais. A ativação inicial da condutância do Na+
é causada pela despolarização até um potencial limiar, que é o potencial de membrana em que a ativação dos canais de Na+ se torna
autopropagável.”
 
WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em ronds, na ciência, em exames orais e
escritos. Porto Alegre: Artmed, 2003, p.28.
 Sobre as etapas do potencial de ação, relacione as colunas.
(  1 ) repouso
(  2 ) despolarização
(  3 ) repolarização
 
(   ) a membrana fica permeável aos íons de sódio, que entram para o interior da célula.
(   ) a membrana está polarizada devido ao grande potencial negativo da membrana.
(   ) O potencial de repouso varia muito rapidamente na direção da positividade.
(   ) as bombas de sódio e potássio se ativam, restabelecendo o potencial negativo de repouso da membrana.
Aponte a sequencia correta. 
Escolha uma opção:
a. 2 - 1 - 3 -1 
b. 1 - 2 - 2 - 3 
c. 2 - 1 - 2 - 3 
d. 3 - 1 - 2 - 2 
e. 3 - 2 - 1 - 1 
◄ Enquete de Satisfação – Unidade 02
Seguir para...
Neuropsicopedagogia - UN3 - Vídeo 05 ►
http://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=72844&forceview=1
http://www.eadunifatecie.com.br/mod/resource/view.php?id=72848&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina