Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Trabalho de Saúde da Família 2
Aluna: Vanessa da Silveira Viana Turma: 4006
Professoras: Cristina, Patrícia e Daniela
Relatório da visita ao Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola 
24 de novembro de 2020
	
Relatório da visita ao Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola 
	No dia 18 de outubro, usando como meio de transporte o bondinho de Santa Teresa, nós, alunos de Saúde da Família 2, do 2º período da faculdade de medicina da Universidade Estácio de Sá, fizemos o reconhecimento do território do Bairro de Santa Teresa e visitamos o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola.
	O Bairro de Santa Teresa é um bairro turístico e boêmio, possui construções históricas do século XIX, ruas desniveladas, de difícil acesso e manteve o bonde como meio de transporte até a atualidade, sendo sua principal atração turística. Possui aproximadamente 41 mil habitantes que são atendidos no Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, além da população dos bairros vizinhos como Lapa. 
Mister salientar a acirrada desigualdade social presente no bairro de Santa Teresa, pois no mesmo bairro residem pessoas abastadas residindo em casarões e pessoas humildes residindo em casebres, sendo as condições de vida das pessoas, importantes determinantes da saúde, uma vez que as pessoas mais abastadas tendem a ter mais acessos aos melhores hospitais e aos melhores médicos, tendo tempo e dinheiro para praticar esportes e realizar atividades físicas, possuindo um estilo de vida mais saudável que as pessoas mais humildes, que residem em casebres sem ter muitas vezes nem o que comer, precisando trabalharem o dia inteiro sem tempo para praticar atividades físicas, sendo esses determinantes de saúde, fatores que influenciarão diretamente no processo de adoecimento das pessoas. 
	Realizar a visita ao Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola foi uma atividade extremamente prazerosa, enriquecedora e esclarecedora. Eu amo a disciplina saúde da família e mesmo com a situação caótica que assola a saúde do país como um todo, percebi que há uma luz no fim do túnel ao me deparar com pessoas sendo bem atendidas e saindo satisfeitas. Algo que eu jamais imaginaria, foi ver uma senhora fazendo auriculoterapia e a professora Cristina informou que duas médicas estão fazendo pós na área de medicina integrativa, para não deixar acabar os tratamentos não medicamentosos, passando a administrar aos doentes medicamentos fitoterápicos, uma vez que o excesso de medicalização, algo que foi tema da aula de saúde da família inclusive, é algo que assola a realidade médica. Havendo uma grande esperança na realização de práticas de medicina integrativa, como forma de combater o excesso de medicalização e melhorar as comorbidades da população, sem precisar entupi-los de remédio desnecessariamente.
O CMS possui uma infra estrutura excelente, contando além de médicos fitoterapeutas e auriculoterapia, médicos ginecologistas, pediatras, enfermeiros e serviços de dentista funcionando mesmo com a pandemia do COVID, tomando as precauções necessárias com uma sala odontológica totalmente equipada, dando sempre prioridade à saúde bucal da população, sobretudo das gestantes.
Cumpre esclarecer que a sala da pediatria do CMS é incrível. O medo que as crianças possuem de médicos, vacinas e injeções, é algo que não acontece lá, uma vez 
que na sala de espera há um parquinho com brinquedos, livrinhos, fazendo com que as crianças e seus genitores se sintam acolhidos de tal forma que se esqueçam que estão indo ao médico, ou tomando vacina e mergulhem no mundo mágico da brincadeira e da fantasia. 
Ao saírem da consulta, os pacientes vão até à farmácia do CMS e pegam com a recepcionista os medicamentos necessários ao tratamento, medicamentos esses sem custo algum para o paciente e esses medicamentos são controlados através de programas no computador, onde são informados lotes, data de entrada e data de saúde do medicamentos.
O CMS é tão acolhedor, que já no corretor ao subir as escadas há lindas fotografias dos funcionários e dos pacientes, fotografias essas tiradas por um fotógrafo profissional que em parceria com o CMS presenteou o incrível trabalho realizado por esses profissionais altamente capacitados que atendem seus pacientes com toda atenção, zelo e carinho, homenagem mais que merecida. 
Na sala de controle epidemiológico são estocadas as vacinas numa espécie de “geladeira” que a professora Cristina até brincou que dá vontade de guardar bebidas e alimentos, mas essas geladeiras são específicas para guardarem as vacinas sob pena de contaminá-las. Nessa mesma sala de controle epidemiológico, a professora nos mostrou uma Pipa com o desenho de um mosquito de combate a dengue. Não basta o CMS ser referência em atendimento humanizado, seus funcionários ainda possuem ideias excelentes e uma criatividade ímpar para conscientizar a população da importância do combate à dengue e outras estratégias de prevenção de doenças que se não cuidadas, podem se tornar uma epidemia. 
Outro lugar que me deixou maravilhada foi o pátio do CMS que contava com aparelhos para ginástica idênticos aos das pracinhas e para surpresa de todos, esses aparelhos antes da pandemia eram usados pelos idosos orientados pela professora de educação física do CMS, que inclusive realizava várias atividades externas com eles, dentre as quais: passeios, visitas a museus, teatros, cinema. E mesmo durante a pandemia continua dando aulas on line, inclusive fez um “Arraiá” via Whatsapp para que os idosos se sentissem mais acolhidos e esquecessem um pouco a tristeza causada pelo isolamento social. 
É de clareza solar concluir que a visita ao Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola foi uma experiência ímpar, contribuindo imensamente para nossa vivência como acadêmicos de medicina, uma vez que nos possibilitou ver na prática, tudo o que aprendemos na teoria. Nos fez questionar que mesmo com a situação caótica da saúde no país, os profissionais da atenção básica estão sempre tentando se “reinventar” para realizar da melhor forma possível os atendimentos à população, levando não somente a saúde como ausência de doença, mas sim qualidade de vida à população, através de atividades lúdicas tais como a pipa do combate da dengue, o parque infantil na sala de espera do consultório pediátrico para que as crianças não fiquem com medo dos médicos ou das vacinas, as práticas integrativas na saúde como auriculoterapia ou medicamentos fitoterápicos ou aulas de educação física para a população. A atenção primária é a chave mestra para o bem cuidar, não somente cuidar físico e mental, mas também levar qualidade de vida à população e isso, o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, cumpre com louvor.

Mais conteúdos dessa disciplina