Buscar

Documentos medico-legais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

documentos médico-judiciários ou médico-legais, seria a exposição verbal, bem como os escritos elaborados por médicos. O objetivo, neste caso, é auxiliar na elucidação de situações de interesse para a Justiça Criminal. Esses documentos possuem grande importância e podem ser utilizadas como meio de prova. O documento médico-legal é documento oficial, emitido por profissional nomeado ou perito concursado. O documento administrativo é aquele que está relacionado à administração pública e no interesse do serviço ou do servidor público.
A literatura médica elenca cinco espécies de documentos médico-legais:
Obs: Receita e Declaração não são documentos médico-legais. Ademais, somente atestados judiciário são considerados documentos médico-legais.
1. Notificações
São as comunicações compulsórias às autoridades competentes sobre um fato médico, sobre alguma moléstia infectocontagiosas e doenças do trabalho. Sendo certo que em caso de omissão o médico responde pelo delito previsto no artigo 269 do Código Penal – Omissão de notificação de doença.
2. Atestados
O atestado ou certificado médico é uma afirmação simples e por escrito de um fato médico e suas possíveis consequências.
Classificam-se em oficiosos, administrativos e judiciários. Somente os atestados judiciários são considerados documentos médico-legais.
3. Pareceres
É a resposta de questão atinente a assunto médico-forense, sobre o qual recaia dúvida. Em caso de dúvidas acerca de um relatório médico-legal se faz necessária a consulta a um ou mais especialista para que seja dirimida a dúvida. A resposta à essa consulta denomina-se parecer médico-legal ou laudo extra pericial ou perícia extrajudicial. É um documento particular.
4. Depoimentos orais
É o depoimento prestado pelo perito, de forma oral, em tribunal ou audiência acerca do laudo que ofertou.
5. Relatórios
O relatório é a descrição minuciosa de todos os fatos de natureza médica e suas consequências, requisitado por autoridade competente (delegado ou juiz) a peritos oficiais ou, onde não houver a peritos nomeados, devendo este particular possuir diploma de curso superior. O relatório médico-legal é constituído por Preâmbulo / Quesitos / Histórico/ Descrição / Discussão / Conclusão / Resposta aos quesitos.
O preâmbulo do relatório deve constar informações sobre a autoridade requerente do exame pericial, informações do perito responsável, data e local dos fatos e dos exames, dentre outras.
Na discussão, o perito deve analisar as diversas hipóteses levantadas para emitir a sua conclusão acerca dos objetivos do exame pericial.
Descrição: é a parte essencial e mais importante do relatório, no qual se deve incluir todos os detalhes, achados objetivos e subjetivos dos exames realizados.
Na conclusão, o perito deve constar a análise sumária dos resultados de todo o trabalho pericial desenvolvido.
O histórico é a parte do relatório médico-legal creditada ao periciando, constando o registro dos fatos mais significativos que motivaram a realização do exame pericial.
Laudo e Auto são espécies de Relatórios, o que os difere é a forma como são elaborados. O relatório elaborado diretamente pelo perito é denominado Laudo. Porém se o relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas, denomina-se Auto.
Declaração de óbito: feito pelo médico.
Certidão de óbito: feito pelo cartório.
	
· Questões:
· O documento médico-legal mais minucioso de uma perícia médica que visa a responder solicitação da autoridade policial ou judiciária é o(a.): relatório médico-legal. O relatório médico-legal é justamente o documento requisitado pela autoridade competente visando à descrição minuciosa a fim de esclarecer quesitos de providência judicial, sendo chamado de laudo quando elaborado diretamente pelo médico responsável ou de auto quando elaborado por um escrivão, ditado pelo médico e na presença de testemunha.
· Dentre as alternativas a seguir, assinale a que representa, de acordo com a literatura sobre o tema, uma espécie de documento médico-legal. Atestado. 
· O registro da anamnese do paciente, dos cuidados médicos e dos documentos relativos à assistência prestada é denominado Prontuário. O prontuário consiste em um ‘dossiê’, uma documentação, em que o médico registra informações referentes aos cuidados médicos, incluindo a anamnese e o exame clínico do paciente, além de documentos relacionados.
· Quando solicitado por autoridade competente, o relatório do médico-legista acerca de exame feito em vestígio relacionado a ato delituoso recebe a denominação de atestado médico. Errado. Relatório médico-legal é o registro que se faz com minúcias de todos os fatos de natureza específica e caráter permanente pertinentes a uma perícia médica por autoridade competente a peritos oficiais ou, onde não os houver, a especialistas não oficiais portadores de diploma de curso superior, compromissados moralmente. Se o relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas, chamar-se-á auto, e, se redigido posteriormente pelos peritos, ou seja, após suas investigações e consultas ou não a tratados especializados, recebe o nome de laudo.
· No foro penal, solicitam-se ao médico perito relatórios a respeito de vítima, indiciado, testemunha e até mesmo de jurado. No caso do indiciado, o exame pode estar relacionado à verificação de imputabilidade. Certo. As autoridades podem requisitar perícias ao foro criminal para exames da vítima, do indiciado, das testemunhas ou de jurado e do local do crime; ao foro civil, para exames físicos e mentais, de "erro essencial" e avaliação da capacidade civil; ao foro de acidente do trabalho, para julgar a existência de nexos, de incapacidade, de insalubridade, indenizações etc.
· O relatório médico-legal, uma descrição minuciosa de uma perícia médica, denomina-se laudo, quando é escrito pelo próprio perito, e auto ou depoimento oral, quando é ditado ao escrivão. Errado. Auto: quando o relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas. Laudo: quando o relatório é redigido pelo próprio perito. O Depoimento Oral ocorre quando o perito é chamado para depor nos tribunais ou na audiência de instrução e julgamento como parte técnica do corpo judicante.
· O atestado médico é a afirmação do profissional acerca do fato examinado, já o laudo é o relatório emitido pelo perito, que pode ser o perito médico legista. Nesse caso, trata-se do laudo pericial médico-legal. Certo. Atestado médico (ou certificado médico): é a afirmação simples e escrita do profissional acerca do fato examinado e de suas possíveis consequências. Laudo (laudo pericial médico-legal): é o relatório emitido pelo perito (perito oficial ou perito ad hoc), o qual consiste em registro detalhado de todos os fatos de natureza específica e caráter permanente pertinentes a perícia médica.
· A autoridade requerente da perícia não tem a prerrogativa de solicitar esclarecimentos acerca do relatório, pois a autonomia do perito deve ser respeitada. Errado. A autoridade requerente pode solicitar esclarecimentos acerca de relatório e isso não interfere na autonomia do perito. Isso significa que pode haver ponto obscuro, informação não compreendida pela autoridade, falta de algumas informações não constantes do laudo inicial. E isso se faz com laudo complementar, na maioria das vezes.
· Laudo pericial é o relatório emitido pelo perito acerca do exame realizado no corpo de delito. Certo. 
· Assinale a alternativa correta em relação aos documentos médico-legais. O parecer técnico tem uma abrangência mais restrita que o laudo. o parecer médico-legal consiste em uma resposta escrita de autoridade(s) médica(s), com a finalidade de dirimir dúvidas e esclarecer questões de interesse jurídico, apresentando, portanto, menor abrangência do que o laudo médico-legal.
· Sobre Documentos Médicos Legais, assinale a alternativa correta. Os documentos médicos legais são classificados de acordo com a sua procedência, finalidade e conteúdo. São vários os tipos de documentos médico-legais. E estes são classificadosde acordo com sua finalidade (administrativo, judicial, por exemplo), conteúdo e procedência (médico, perito ou especialista).
· São documentos médico-legais: notificações, atestados, prontuários e relatórios. 
· O atestado médico, como vimos, é um documento simples, e jamais substituirá o laudo pericial, sendo este um documento de suma importância e resultante dos exames periciais, o qual descreverá minuciosamente todos os achados e conclusões acerca de um caso para a elucidação de questões judiciais.
· A diferença entre laudo e auto médico-legal é: O primeiro é escrito pelo próprio legista e o segundo é ditado a um escrivão perante testemunhas. 
· Quando surgem dúvidas sobre um relatório médico-legal, pode-se ouvir a opinião de uma instituição de referência na área ou de um mestre da medicina legal. Que documento médico-legal é usado para tal fim? Parecer Médico-legal.
· Assinale a alternativa correta em relação aos documentos médico-legais. O parecer técnico tem uma abrangência mais restrita que o laudo. 
· Assinale a opção que apresenta a denominação do documento médico-legal, fornecido por médico, que contém informações de matéria médica de interesse jurídico e é apresentado como resultado de perícia médica realizada. Laudo médico. o documento foi fornecido pelo médico, como resultado de perícia realizada estamos diante de um Laudo.
· Em relação ao Relatório (Laudo), assinale a alternativa correta. É determinado por uma autoridade policial ou judiciária a um ou mais profissionais nomeados e comprometidos na forma da Lei.
· Sobre Documentos Médicos Legais, assinale a alternativa correta. Os documentos médicos legais são classificados de acordo com a sua procedência, finalidade e conteúdo. 
· Em um laudo médico-legal, considera-se que a parte básica que deverá embasar o restante de seu relatório é: Descrição. É a parte mais importante do laudo.
· Na elaboração de laudo de exame de lesões corporais demonstrando a existência de lesões, para se comprovar a qualificadora referente à impossibilidade de exercer as atividades habituais pelo prazo de 30 dias, o exame complementar poderá ser suprido por prova testemunhal. Art. 168, § 3o A falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal.
· Quanto aos documentos médico-legais, é correto dizer que o depoimento oral é um deles, quando o perito é chamado a prestar esclarecimentos sobre o laudo, seja explicando a terminologia técnica, seja respondendo objetivamente às perguntas formuladas. O depoimento oral é um dos documentos médico-legais, em que esclarecimentos são prestados de forma oral pelo perito, em um inquérito policial ou mesmo durante o processo.

Continue navegando