A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Análise dos Sistemas de Medição (Avaliação I - Individual) (CGQ05)

Pré-visualização | Página 1 de 1

1Na medição são abordados alguns conceitos básicos sobre características de um sistema de medição. Existem vários conceitos e características definidos a partir de diversos parâmetros. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Resolução: menor unidade de leitura do dispositivo de medição que limita o processo de detecção de variáveis entre os objetos medidos.
II- Sensibilidade: cociente entre a variação da resposta (sinal de saída) e a correspondente variação do estímulo sinal de entrada.
III- Curva de erros: um gráfico que representa os erros apresentados pelo sistema de medição como função da sua indicação.
IV- Estabilidade: incerteza-padrão é uma medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III, e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
2A estimativa da repetibilidade mostra a confiança que podemos ter na medida feita por um determinado instrumento e, muitas vezes, é considerado o parâmetro mais importante na escolha do sistema de medição. Sobre as principais etapas utilizadas na determinação da repetibilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Determinação da amplitude de medição.
II- Determinação das médias das amplitudes.
III- Cálculo do desvio padrão.
IV- Cálculo da reprodutibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
3Na análise de medição, existem diversos conceitos relacionados as características das medidas. O cociente entre a variação da resposta (sinal de saída) e a correspondente variação do estímulo do sinal de entrada é atribuído a um conceito de medição. Sobre este conceito de medição, assinale a alternativa CORRETA:
A
Resolução.
B
Estabilidade.
C
Curva de erros.
D
Sensibilidade.
4Como a determinação do resultado de uma medição (RM) depende de vários fatores, a sua determinação analítica da mesma requer procedimentos que envolvem cálculos matemáticos e estatísticos que levam em consideração tanto aspectos físicos do instrumento, bem como a existência de erros (SILVA; CIRILO, 2015, p. 4). Sobre as etapas para a determinação da repetibilidade de uma medição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Determinação da amplitude de medição para cada amostra, considerando o número de repetições.
(    ) Determinação da média das amplitudes;
(    ) Busca do coeficiente d2 na tabela, lembrando o número de repetições e g=nº de amostras multiplicado por nº de operadores.
(    ) Cálculo do desvio padrão.
(    ) Determinação da variação dimensional dos corpos de prova.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, N.; CIRILO, J. Estudo do erro sistemático ou tendência e repetitividade de um instrumento de medição. In: 8º Congresso Brasileiro de Metrologia. Anais. Bento Gonçalves, 2015.
A
V - V - V - V - F.
B
F - V - V - F - V.
C
V - F - V - V - V.
D
V - V - F - V - F.
5Analisando a utilização de sistemas de medição, é importante identificar o que pode causar certa deficiência no uso de equipamentos de medição, antes de tomar a decisão de sua aquisição. Além disso, estudos mal elaborados podem fazer com que uma empresa direcione seus recursos para o lugar errado ou, talvez, que não precisem ser realizados. Sobre as principais fontes de influência no sistema de medição, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha de um sistema de medição adequado ao que se pretende aferir é muito importante, levando em consideração a disponibilidade de equipamentos, o custo e o erro atrelado a cada uma das opções de sistema disponíveis.
II- São consideradas fontes de influência negativa nos sistemas de medição a preparação inadequada do operador do sistema de medição, assim como o registro e análise inadequados dos dados de medição.
III- Um ambiente com constantes oscilações na temperatura ambiente, onde há medições de grandezas geométricas, não precisa ter preocupação com os resultados das medições, já que a temperatura não é considerada como uma fonte de influência no resultado final das medições.
IV- A forma de registro e a análise dos dados de medições realizadas em uma empresa não necessitam seguir padrões pré-estabelecidos pelos operadores, já que não podem ocasionar problemas, basta saber interpretar os dados apresentados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
6É a menor unidade de leitura do dispositivo de medição que limita o processo de detecção de variáveis entre os objetos medidos. Essa propriedade é importante porque informa ao operador/usuário qual a menor diferença de valores que o sistema de medição poderá medir. Sobre a que se refere essa propriedade de medição, assinale a alternativa CORRETA:
A
Curva de erros.
B
Sensibilidade.
C
Estabilidade.
D
Resolução.
7Por motivos de fabricação, as peças a serem medidas podem vir com erros estruturais, como medidas realmente fora da convencional, falta de paralelismo entre lados, entre outros. O processo espera peças dentro da tolerância; além disso, a existência dessas deformidades pode causar incertezas quanto ao resultado das medições realizadas. Essa descrição está associada a qual conceito?
A
Variabilidade.
B
Calibração.
C
Operador.
D
Registro inadequado.
8São expressões qualitativas que se referem ao grau de concordância entre diversas medições, assim como entre a medição e seu valor de referência. Uma medição pontual possui valor medido muito próximo ao seu valor de referência; já uma medição acurada mostra pouca diferença entre vários valores medidos. Que conceito está sendo abordado nesse enunciado?
A
Precisão e exatidão.
B
Curva de erros e sensibilidade.
C
Resolução e incerteza-padrão.
D
Rastreabilidade e estabilidade.
9Para a análise do sistema de medição, existem ferramentas chamadas parâmetros de avaliação. Desta forma, diversos parâmetros foram desenvolvidos para avaliar o sistema de medição com base em um número finito de medições. Idealmente, deveríamos fazer infinitas medições para aferir o seu funcionamento, porém como isso não é possível, utilizamos a estatística como aliada para dar segurança aos dados coletados. Sobre esses parâmetros utilizados na análise dos sistemas de medição, analise as opções a seguir:
I- Repetibilidade e reprodutibilidade.
II- Estabilidade.
III- Tendência.
IV- Sensibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I, III e IV estão corretas.
B
As opções I, II e III estão corretas.
C
Somente a opção II está correta.
D
As opções II, III e IV estão corretas.
10Em uma fábrica de camisetas, foram realizadas as medições do comprimento das camisetas do tamanho "M", por meio de operadores independentes e em turnos diferentes. Cada um dos dois operadores realizou a medida de pelo menos três unidades por amostragem, conforme a tabela a seguir. Com o auxílio das tabelas anexas, analise as seguintes sentenças:
I- O valor de "m" é igual a 6.
II- O valor da "g" é igual a 6.
III- O valor de "d2" é igual a 1,72.
IV- O valor de "Repe" é igual a 9,88.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.