Buscar

As principais síndromes psiquiátricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS PRINCIPAIS SÍNDROMES PSIQUIÁTRICAS
RIBEIRO, M.S.; STROPPA, A.; MOREIRA-ALMEIDA, A.; REZENDE, A; FÁVERO, M.
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que se repete com regularidade na clínica. A observação de tais sintomas ao longo do tempo nos permite estabelecer o diagnóstico nosológico em Psiquiatria. na realidade, o fundamental é que CADA UM destes conjuntos de sinais e sintomas, que se repete com regularidade na clínica, pode se relacionar a DIFERENTES DIAGNÓSTICOS possíveis.
1. Síndromes do Humor
2. Síndromes Ansiosas 
3. Síndromes Fóbicas
4. Síndromes Psicóticas
5. Síndromes Volitivo-Motoras
6. Síndromes Psicorgânicas
7. Síndromes relacionadas ao comportamento alimentar, sexual e sono
8. Síndromes relacionadas ao Uso de Álcool
Abaixo são listados os principais sintomas que formam as síndromes mais frequentes na Clínica Psiquiátrica:
1. Síndromes do Humor
Síndrome Depressiva: tristeza, melancolia, choro fácil, pessimismo, apatia, sentimentos de culpa, desesperança, pessimismo, dificuldade de concentração e atenção, ideias de morte ou suicídio. *
Síndrome Maníaca: autoestima excessiva, grandiosidade, expansividade, loquacidade, fala premente, distraibilidade, agitação psicomotora, irritabilidade, arrogância, desinibição social e sexual, gastos excessivos, ideias de grandeza. *
*Podem ocorrer delírios e alucinações nos estados mais graves. 
1. Síndromes Ansiosas:
Síndrome de Ansiedade Generalizada: ansiedade, tensão, angústia, irritabilidade, insônia, dificuldade para concentrar, relaxar e para dormir. Os sintomas são constantes.
Síndrome de Pânico: crises de ansiedade intensa e paroxística com sensação de morte iminente, desmaio ou ataque cardíaco, com sintomas autonômicos associados (sudorese, palidez, palpitação, falta de ar, tremores finos, tonteira, turvação visual). Os sintomas são episódicos.
1. Síndromes Fóbicas: medo intenso e persistente, desproporcional e irracional de objetos que não causam medo na maioria das pessoas da mesma cultura.
Agorafobia: medo e angústia relacionada a espaços amplos, com grande movimento de pessoas, de onde não se possa escapar ou receber ajuda de alguém, se necessitar.
Fobia Simples: medo intenso e paralisante de determinada situação ou animal, como formiga, barata, gato, cobra, elevador, avião. 
Fobia Social: medo intenso e paralisante de situações sociais, como falar em público, escrever, assinar ou comer diante de outras pessoas; crença de que está sendo todo o tempo avaliado pelas pessoas presentes. 
Síndrome Obsessivo- Compulsiva: associam-se sintomas obsessivos e compulsivos.
Síndrome Obsessiva: pensamentos, ideias, fantasias e imagens de caráter irracional e absurdo, que surgem na consciência de forma recorrente e involuntária, e são vividas com sofrimento. 
Síndrome Compulsiva: são rituais repetitivos de lavar, conferir, contar, ordenar, cumprindo regras que devem ser fielmente seguidas para aliviar um desconforto, geralmente gerado por obsessões.
1. Síndromes Conversivas, Dissociativas, Hipocondríacas e de Somatização
Síndromes Conversivas: paralisias, anestesias, cegueiras e outros prejuízos motores ou sensoriais, não correspondendo às estruturas e funções anatomofuncionais.
Síndromes Dissociativas: alterações da consciência caracterizadas por alterações da consciência (rebaixamento e estreitamento). 
Hipocondríacas: predominam os temores e ideias de ter uma doença grave, na ausência de qualquer evidência. 
Somatização: sintomas corporais difusos e inespecíficos para fins psicológicos ou ganhos primários.
1. Síndromes Psicóticas
Síndrome Delirante: Crenças irreais de grandeza, ruína, doença, riqueza, relacionadas ao pensamento. 
Síndrome Alucinatória: auditiva, visual, olfativa, gustativa, tátil e cenestésica, relacionadas aos sentidos e à senso percepção. 
* Diferenciar de ilusões e pseudoalucinações.
Síndrome Deficitária: perda da vontade, prejuízo do pensamento e da linguagem, empobrecimento global da vida psíquica e distanciamento social. 
1. Síndromes Volitivo-Motoras
Síndrome de agitação psicomotora: inquietude, logorréia, irritabilidade e agressividade, podem ocorrer na mania, catatonia, paranoia, demências, oligofrenia e histeria.
Delirium: flutuação da consciência, desorientação, pensamento confuso e perplexidade. Ocorrem nas intoxicações, abstinências, infecções, pacientes em UTI, polimedicados e TCE.
Síndromes Demenciais: empobrecimento progressivo das funções psíquicas, perda gradual da memória, de funções cognitivas e execução de tarefas antes corriqueiras, com descuido pessoal e sem alterações da consciência. 
Síndromes de Estupor: do retardo motor a completa imobilidade, completa incapacidade de reagir ou comportar-se conforme as exigências do ambiente, associada ao mutismo. Podem ser depressivos, psicóticos, psicogênicos, orgânico. diagnósticos possíveis
Retardo Mental Leve ou Moderado (Síndromes Quantitativas): déficit na capacidade de adquirir conhecimentos, solucionar problemas e comportar-se de forma adaptativa em comparação com indivíduos da mesma idade e ambiente sociocultural, com início antes dos 18 anos de idade.
Síndrome Hipercinética: Inquietação e déficit no controle de impulsos.
1. Síndromes relacionadas ao comportamento alimentar, sono, e comportamento sexual.
Anorexia: perda de peso autoinduzida principalmente por abstenção de alimentos, podendo também haver purgação. Há medo de ganhar peso e percepção de estar gorda, mesmo em grave perda de peso (distorção da imagem corporal).
Bulimia: preocupação excessiva com o peso associado a episódios de hiperfagia seguidos de vômitos e purgação. Geralmente apresentam peso normal.
Insônia: dificuldade de adormecer (insônia inicial), permanecer dormindo (intermediária) ou acordar precoce (terminal).
Apnéia do sono: pausas respiratórias curtas, de 10 a 15 segundos, durante o sono, produzindo um breve despertar e alterando a arquitetura do sono com sonolência diurna e outras repercussões clínicas.
Narcolepsia: São “ataques diurnos de sono REM”, como se o sono invadisse a vigília de forma irresistível o meio do dia. Podem ocorrer alucinações ao adormecer ou ao despertar.
Parassonias: sonambulismo, sonilóquio, terror noturno, paralisia do sono, enurese noturna, pesadelos.
Transtornos do desejo e resposta sexual: desejo sexual inibido, frigidez e anorgasmia, ejaculação precoce, disfunção erétil ou impotência.
Transtornos da Identidade de Gênero: transexualismo, transvestismo, intersexualidade, homossexualidade.
Parafilias: exibicionismo, voyeurismo, sadismo, pedofilia, feitichismo, zoofilia. 
1. Síndromes relacionadas ao abuso e dependência do Álcool
Síndrome de Dependência: caracterizada pela perda da capacidade de escolher entre beber ou não beber, onde e com quem beber, por prejuízos da saúde física, mudanças do comportamento e transtornos nas relações conjugais, familiares, de trabalho e na comunidade. 
Síndrome de Abstinência: ansiedade, sudorese, tremores de extremidades, podendo evoluir para confusão mental, insônia e pesadelos.
Síndromes Amnésticas: Caracterizada por duas subsíndromes que podem se suceder. A Síndrome de Wernicke com oftalmoplegia, ataxia e confusão mental. Seguindo-se a Síndrome de Korsakoff com perda da memória de fixação, desorientação têmporoespacial e confabulação.

Outros materiais