Buscar

A1 Estilo de Vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A doença do novo Coronavírus (Covid-19) é causada pelo SARS-CoV-2 e representa o agente causador de uma doença potencialmente fatal que tem se revelado um problema de saúde pública global. A pandemia causada pelo Covid-19 tem causado prejuízos severos nos sistemas de saúde em diversos países. Diante do grande número de pessoas infectadas e da ausência de tratamento específico, várias nações têm enfrentado superlotação em seus hospitais. Com a confirmação de casos desta doença no Brasil, várias ações têm sido tomadas por gestores públicos e privados,
tanto a nível hospitalar quanto em nível de atenção primária, a fim de minimizar os impactos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes.
Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. 
Analisando a afirmação I, vimos que ela se enquadra na prevenção primária, ou seja, uma ação coletiva de conscientização da população mundial, acerca da necessidade de incluir nas rotinas diárias os protocolos que foram orientados pela OMS, que são o uso de máscaras de filtro, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, uso de álcool em gel e isolamento social. 
As ações de prevenção secundária, ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado. A intenção é propiciar uma melhor evolução clínica para os indivíduos afetados, impedindo ou retardando a evolução das enfermidades através da execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Além disso, as ações na fase secundária também têm como meta interromper ou reduzir a disseminação da doença em uma população específica. 
Analisando a afirmação II, refere-se a prevenção secundária, ou seja, todas as pessoas que testaram positivo para Covid-19, precisaram ficar isoladas por no mínimo 14 dias, possibilitando com esta ação a contenção da propagação deste vírus tão letal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes