A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ATIVIDADE 2 IMAGEM GRAFICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	15 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Gestalt possui um conjunto de leis que são aplicadas no campo do design , conhecidas como leis da boa forma . Apesar de utilizada nesta área, a Gestalt foi criada no campo da filosofia e se consolidou no campo da psicologia. Segundo Gomes Filho (2000, p. 18), “O movimento Gestaltista atuou principalmente no campo da teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos de percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais”.
 
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto . São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 18.
 
Sobre as leis da Gestalt , marque a alternativa que cita três corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pregnância da forma, continuidade, proximidade.
	Resposta Correta:
	 
Pregnância da forma, continuidade, proximidade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Gestalt
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A compatibilidade do Illustrator com outros formatos é muito vasta, indo desde arquivos vetoriais – sua especialidade – até arquivos em bitmap . Apesar de não ser o programa apropriado para editar bitmaps , ele possibilita a importação desse tipo de arquivo para suas pranchetas, aplicação de efeitos semelhantes aos efeitos do Photoshop e até a vetorização (técnica de transformação de imagens bitmaps em vetores) dessas imagens em um processo automatizado.
 
Ao importar um arquivo para o Illustrator, que tipo de relação o arquivo principal mantém com o arquivo externo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O Illustrator cria um vínculo ( link) com o arquivo externo, com a possibilidade de incorporá-lo à ilustração.
	Resposta Correta:
	 
O Illustrator cria um vínculo ( link) com o arquivo externo, com a possibilidade de incorporá-lo à ilustração.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O Illustrator faz um vínculo ( link) com o arquivo externo, o que possibilita uma maior interatividade entre os aplicativos da Adobe. Você pode editar um arquivo no Photoshop e esse arquivo é automaticamente atualizado no Illustrator.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Com base em uma matriz numérica existente na memória do computador, a imagem pode ser sintetizada [...]. Suas especificidades suscitam relações altamente abstratas, em virtude do caráter de permanente metamorfose na atualização da imagem no vídeo e da imagem virtual” (BERTOLETTI; CAMARGO, 2016, p. 71).
A criação de imagens computadorizadas é um simulacro que une informações de dados e cores para formar imagens compostas ou simples que atendam a necessidades específicas de cada meio de veiculação ou impressão. O Illustrator permite que você crie arquivos específicos para cada meio. Seja impresso ou digital, ele fornecerá uma forma de executar o seu trabalho. Para trabalhar com impressos, são utilizadas as medidas padrão do mercado (mm e cm), além de modo de cor específico para impressão.
 
BERTOLETTI, A.; CAMARGO, P. O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais . Intersaberes: Curitiba, 2016. p. 71.
 
Quando for necessário criar um post para o Instagram , por exemplo, que tipo de unidade de medidas deve ser utilizado e qual o modo de cor correto, respectivamente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pixels e RGB.
	Resposta Correta:
	 
Pixels e RGB.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Para meios digitais, os pixels são a unidade de medida padrão, além de o RGB ser o modo de cor que será corretamente visualizado em meios digitais. Isso porque o RGB é uma coloração baseada em luz, ao contrário da cor-pigmento do CMYK.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Processo que dá a ilusão de profundidade e volume aos objetos. Às vezes é chamada de projeção do objeto no espaço tridimensional, pois é justamente o que o Illustrator® CC faz: ele projeta o objeto ou texto como se fosse ‘alongado’ em suas dimensões vertical e horizontal. A ilusão de volume e profundidade é intensificada com a capacidade que o software possui em aplicar efeitos de iluminação e sombreamento.”
 
ALVES, W. Adobe Illustrator CC : descobrindo e conquistando. São Paulo: Érica, 2014. p. 142.
 
Extrusão e bisel, revolução e rotacionar são opções de efeito no Adobe Illustrator, localizadas no menu Efeitos e pertencem a qual submenu?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3D.
	Resposta Correta:
	 
3D.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O conjunto de efeitos 3D possui efeitos próprios para simular a renderização de imagens em 3D. Ele cria uma nova dimensão para as formas e além de altura e largura, imprime a sensação de profundidade aos objetos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A função de qualquer objeto proveniente do design gráfico é a comunicação – tanto a objetiva e denotativa, que ocorre por sua função prática, quando a subjetiva e conotativa, que opera por meio de funções simbólicas”.
 
MAZZAROTTO, M. Design Gráfico aplicado à Publicidade . Curitiba: Intersaberes, 2018. p. 48.
 
A partir de formas básicas, podemos criar diversas outras formas no Illustrator. Isso pode ser feito com a utilização do botão Formas (que possui um retângulo). Esse botão oferece outras formas quando clicamos nele com o botão direito do mouse, quais são elas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Retângulo, retângulo arredondado, elipse, polígono, estrela e clarão.
	Resposta Correta:
	 
Retângulo, retângulo arredondado, elipse, polígono, estrela e clarão.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Além de fornecer ferramentas para criar livremente, o Illustrator também oferece algumas formas básicas que podem auxiliar na criação de projetos mais complexos e elaborados. Lembre-se de que você pode, no desenvolvimento de seu projeto, melhorar a aparência dele com a inserção dessas formas agrupadas e combinadas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O que permite esse complexo processo de geração de ilustrações gráficas é uma técnica que utiliza equações matemáticas para criar diversos elementos, como objetos geométricos, linhas, efeitos de cor e manipulação de formas. Isso significa que mesmo uma simples reta é descrita pelo pro- grama por meio de uma equação que informa, entre outras coisas, sua posição inicial (eixos X e Y) e final, direção, comprimento, inclinação etc.”
 
ALVES, W. Adobe Illustrator CC : descobrindo e conquistando. São Paulo: Érica, 2014. p. 22.
 
O Illustrator é um software de edição de imagens vetoriais. Dentre os arquivos que ele pode abrir, identifique quais deles são considerados vetores:
 
I.                PNG
II.               PDF
III.              AI
IV.              EPS
V.               JPG
 
Selecione a alternativa que contempla apenas formatos vetoriais de arquivos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Dentre os vários formatos suportados pelo Illustrator, PDF, AI e EPS são específicos de arquivos vetoriais. Esses arquivos permitem que a informação seja guardada e editada no futuro da mesma forma que ela foi criada. Além disso, diferente dos arquivos bitmap, eles permitem redimensionamento.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Alguns arquivos “[...] são excelentes para a representação de produtos ou ideias com muitas cores, mas possuem o grande inconveniente que cada pixel é tratado como uma entidade e processado um a um pelo computador, o que torna este tipo de imagem inviável quando é muito grande em tamanho físico (cm) e em resolução gráfica.”
 
JUNGHANS, D. Formatos de arquivos em Computação Gráfica. Revista Tecnologia & Humanismo , Curitiba, n. 19, 1999. p. 24.
 
Apesar de ser um software vetorial, o Illustrator permite transformar vetores em bitmaps mesmo sem exportar o arquivo. Qual o efeito correto que permite fazer isso?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Rasterizar.
	Resposta Correta:
	 
Rasterizar.