Buscar

Atividade 1 MRU

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Laboratório de Matemática e Física
1. Por que é importante nivelar a base do plano inclinado?
Resposta: Segundo a Primeira Lei de Newton todo objeto permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja obrigado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. Sendo assim, o nivelamento da base do plano inclinado é de suma importância para a determinação dos desníveis e também a correção deles, de forma a aumentar a precisão das medições.
2. Em cada uma das descidas, as medições do tempo para cada intervalo não se repetiram. Qual a principal razão disso?
Resposta: A principal razão para cada intervalo não se repetir é que em cada descida o ponto de medição era o mesmo dos anteriores, porém o disparo do cronômetro era feito em tempos diferentes fazendo com que as medições não se repetissem. 
3. Com base nos seus conhecimentos, qual a influência do ângulo da rampa no tempo de descida da esfera?
Resposta: O que move a bolinha até o final da rampa é a força gravitacional, dessa forma, quanto maior fosse a inclinação da rampa, maior seria a velocidade de descida, devido a uma redução na resistência à força. 
4. Com base nos dados obtidos construa o gráfico de espaço (S) x Tempo (s) da esfera.
5. Qual o significado físico do coeficiente angular do gráfico?
Resposta: Por se tratar de uma equação do Primeiro Grau, temos que o coeficiente angular do gráfico traz a velocidade do movimento.
6. Em seguida, calcule a velocidade média da esfera para o trajeto de 0 a 400mm. 
7. Utilizando a função horária, calcule a velocidade média para cada intervalo
percorrido pela esfera.
	Intervalo (m)
	Tempo médio (s)
	Velocidade média (m/s)
	0,000 - 0,100
	1,001
	0,100
	0,100 - 0,200
	2,062
	0,094
	0,200 - 0,300
	3,086
	0,098
	0,300 - 0,400
	4,099
	0,099
8. As velocidades encontradas para cada intervalo foram aproximadamente as mesmas? Elas coincidem com a velocidade média?
Resposta: Por se tratar de um movimento retilíneo uniforme as velocidades encontradas nos intervalos e a velocidade média se coincidem.
9. Você acredita que ao realizar o experimento com 10°, o comportamento da esfera será igual ou diferente em comparação com experimento realizado com o ângulo de 20°? Justifique sua resposta.
Resposta: Com uma inclinação menor a velocidade de descida da esfera será inferior a velocidade da inclinação de 20º, uma vez que quanto menor a inclinação menor será a velocidade.

Outros materiais