Buscar

AD2 - EDUCACAO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Presente e futuro do turismo e suas consequências após a pandemia do Coronavísrus, com uma grande valorização da natureza.
A pandemia de covid-19 deixou quase todo mundo preso em casa, fronteiras foram fechadas, vistos deixaram de serem emitidos, os aeroportos esvaziaram, as estradas também, as viagens de negócios foram adiadas, reforço nos protocolos de segurança, essa já é uma exigência necessária para garantir a saúde tanto dos viajantes quanto dos colaboradores dos serviços de turismo. E não estamos falando apenas dos aeroportos e rodoviárias, mas de todos os locais que recebem viajantes. Oferta de álcool em gel em locais compartilhados, uso de máscaras em áreas públicas, mais higienização e distanciamento entre as pessoas estão entre as medidas já adotadas por hotéis que estão retomando os serviços. 
As medidas acima devem deixar de ser diferenciais para serem básicas, os impactos da pandemia de covid-19 sobre o setor de turismo sejam evidentes, considerando o drástico efeito da pandemia sobre o setor de turismo, assim como algumas regiões muito dependentes da economia do turismo, devem sentir, de forma mais intensa, o desemprego no setor assim como outros efeitos deletérios decorrentes da interrupção repentina e prolongada dos fluxos internacionais de turistas, com repercussões dramáticas sobre suas populações. De qualquer modo, os efeitos da pandemia sobre o setor de turismo são inquestionáveis, mas como brevemente analisado, serão diferencialmente sentidos por nações, regiões e lugares. Além disso, sua superação será, muito provavelmente, lenta e gradual. A pandemia afetou quase que a totalidade dos serviços econômicos, no turismo ecológico não foi diferente e foram necessárias uma série de medidas para evitar a propagação do Covid-19 nas unidades de conservação em todo o mundo.
Visitações e educação ambiental.
As unidades de conservação, são responsáveis não apenas pela preservação de espécies e dos recursos naturais, como também atuam como importante ferramente de educação ambiental. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelas áreas federais de conservação, realizou senso de visitação em UCs federais e identificou aumento de 327% em relação a 2006. Os locais atraem visitantes interessados em trilhas, alpinismo, eventos ecológicos, dentre outros. Em Parques mais distantes e com áreas mais abertas, as mesmas medidas seguiram válidas, em virtude dos pontos de circulação de pessoas serem mais focalizados nas trilhas e possuírem equipamentos de uso coletivo que podem ser um facilitador a transmissão do Covid-19. Aumento da procura por destinos regionais – Alguns levantamentos já apontam que a tendência neste ano é de que o público procure mais por destinos regionais, locais de contato com a natureza e que propiciem momentos em família. Nesses momentos difíceis, ir para um ambiente natural ajuda a curar as feridas da alma. Porque você vivencia o ciclo natural, das folhas e bichos que caem e morrem para dar origem à uma nova vida. Isso vai provocar uma valorização do turismo em áreas naturais, como as de praias. O turismo de experiência é outra tendência para o pós-pandemia, segundo uma análise feita pela consultoria Lab Turismo para o Sebrae.
O futuro do turismo.
Tudo ainda é muito incerto. Mas já sabemos algumas coisas. É razoável supor que teremos que lidar com o vírus circulando por muito tempo ainda. Pelo menos até uma vacina ou tratamentos que reduzem bastante o risco de morte. A crise econômica em curso por causa do novo coronavírus já afeta a economia mundial de forma drástica e, em um mundo globalizado, todos sentirão, em alguma medida, seus efeitos, sendo o desemprego e o empobrecimento geral da população mundial consequências anunciadas por diversos especialistas. É esperado que, ao menos nos primeiros meses que se seguirem à decretação do final da pandemia, as pessoas mantenham algum receio de, por exemplo, realizar viagens por transporte coletivo, hospedar-se em estabelecimentos comerciais como hotéis, pousadas, hostels e mesmo visitar atrativos muito procurados e, consequentemente, sujeitos a aglomerações. 
Alguns segmentos possivelmente terão uma recuperação mais rápida em relação a outros, como é o caso das viagens corporativas ou o chamado turismo de negócios. Talvez o turismo religioso possa igualmente recuperar-se mais rapidamente em relação, por exemplo, ao segmento de eventos, sejam esses corporativos, culturais, esportivos ou outros, dadas as restrições possivelmente estendidas no tempo à realização de encontros concentradores de massas de pessoas. É possível também que nações ou regiões que foram mais bem-sucedidas no controle da pandemia convertam esse fato em uma espécie de “selo de distinção de qualidade”, como já vem fazendo Portugal. Nesse caso, um desdobramento inverso poderá ocorrer com o Brasil. Boa parte dessas transformações podem ter vindo para ficar e algumas são, inclusive, muito bem-vindas. A pandemia vai passar, mas a forma como viajamos deve mudar para sempre.
Referencias:
CRUZ, Rita de Cássia Ariza. Impactos da pandemia no setor de turismo. Disponivel em: <https://jornal.usp.br/artigos/impactos-da-pandemia-no-setor-de-turismo/>. Acesso em 23 de Outubro de 2020.
Leite, Maria Beatriz Ayell. Entenda quais medidas as unidades de conservação estão tomando para lidar com a pandemia. Disponivel em: <https://noticias.ambientebrasil.com.br/especiais/covid-19/2020/04/13/158758-entenda-quais-medidas-as-unidades-de-conservacao-estao-tomando-para-lidar-com-a-pandemia.html>. Acesso em 23 de Outubro de 2020.
Mansur, Alexandre. Como vamos viajar de agora em diante?. Disponivel em: <https://exame.com/blog/ideias-renovaveis/como-vamos-viajar-de-agora-em-diante/>. Acesso em 23 de Outubro de 2020.

Outros materiais