Buscar

ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROCESSOS BIOLÓGICOS - ATIVIDADE 1
Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
As principais moléculas orgânicas que estão presentes nas células são os carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e as proteínas. 
Os carboidratos, também conhecidos como polissacarídeos, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Tem função energética, ou seja, serve para gerar energia para as células ou para o nosso organismo, realizando assim, as reações metabólicas. E tem também função estrutural, fazendo parte da formação dos ácidos nucléicos. Eles podem ser classificados em três grupos principais: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. Os Monossacarídeos possuem em sua estrutura uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, a glicose, a frutose e a galactose, que podem representar as hexoses. Os Oligossacarídeos são formados por dois a dez monossacarídeos. Quando há apenas dois monossacarídeos, recebe o nome de Dissacarídeo. Como por exemplo a sacarose (glicose + frutose). Os Polissacarídeos são formados por muitos monossacarídeos, como por exemplo o Amido, ele é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. 
Os lipídios são substâncias que se caracterizam pela sua baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos não polares. São substâncias que encontramos em todos os seres vivos, sendo abundantes em vegetais e animais, desempenhando um papel de grande importância na sobrevivência dos organismos. Os lipídios desempenham inúmeras funções, dentre elas estão como principais a reserva de energia, componente das membranas celulares, isolante térmico, melhora de sabor e da textura de alimentos, entre outros. Há também os lipídios de importância biológica, como Ceras, Esteróides, Fosfolipídios, Carotenóides e Glicerídios. Como exemplo, os Glicerídios (que atuam na função de reserva energética e isolante térmico, além de amenizarem impactos mecânicos), tem Óleos (lipídios líquidos na temperatura ambiente) obtidos a partir de produtos vegetais e Gorduras (lipídios sólidos na temperatura ambiente) obtidas a partir de animais. 
Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes e complexas, responsáveis por armazenar e transmitir as informações genéticas, bem como garantir sua tradução, formadas por unidades menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo está formado por três partes. São elas: um fosfato, uma pentose (desoxirribose -> DNA e uma ribose -> RNA) e uma base nitrogenada (no DNA -> Timina, Guanina, Citosina, Adenina e no RNA substituímos a Timina por Uracila). O DNA é o ácido nucléico que é responsável por possuir as informações hereditárias. O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese proteica. 
As proteínas são polímeros formados por aminoácidos que formam cadeias entre si por intermédio de ligações peptídicas, são moléculas grandes mais abundantes nas células. Entre as funções atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel na hemoglobina, nos anticorpos, nas enzimas (como catalisadoras de reações químicas), são fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios e outras. As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares (formam estruturas com formato esferóide) e as fibrosas (organizam-se em forma de fibras ou lâminas). Além dessa classificação, as proteínas podem ser consideradas como simples (apresentam apenas aminoácidos), conjugadas (apresentam aminoácidos e existe um radical de origem não peptídica, que é denominado de grupo prostético) e derivadas (não são encontradas na natureza e são conseguidas graças a processos de degradação de proteínas simples ou conjugadas). As proteínas também podem ser classificadas em primárias (não apresenta ramificações), secundárias (a proteína está torcida e dobrada), terciárias (há uma organização tridimensional globosa exclusiva das proteínas globulares) e quaternárias (formam grandes enovelados, só pode ser classificada como quaternária se apresentar duas ou mais cadeias polipeptídicas).
REFERÊNCIAS

Outros materiais