Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FISIOLOGIA HUMANA
Maria Valéria Andrade Mello
 01370379
ENFERMAGEM
No processo de digestão, o alimento passa pelo sistema digestório e vai sofrendo modificações que garantem o aproveitamento dos nutrientes necessários para nosso organismo. Essa movimentação ocorre de maneira involuntária e sem que nós percebamos que ela está ocorrendo.
Os músculos lisos encontrados no sistema digestório possuem nervos do sistema nervoso autônomo e pode ser dividido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Enquanto o sistema parassimpático garante o aumento do peristaltismo, o simpático diminui esse processo.
Os movimentos peristálticos são fundamentais para que o processo de digestão ocorra de maneira adequada e permite que o alimento transite pelo nosso tubo digestório e são os músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estômago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado do corpo.
FONTE: https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/movimentos-peristalticos-sua-importancia-para-digestao.htm#:~:text=No%20es%C3%B4fago%2C%20os%20movimentos%20perist%C3%A1lticos,lentamente%20em%20dire%C3%A7%C3%A3o%20ao%20est%C3%B4mago.&text=Assim%20sendo%2C%20podemos%20perceber%20que,garantir%20a%20propuls%C3%A3o%20do%20alimento.

Outros materiais