Buscar

Desenhos de Pesquisa em Epidemiologia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE EPIDEMIOLOGIA
DESESNHOS DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA 
ALUNA:
QUESTÕES
1 – Qual a diferença do posicionamento do investigador ativo para o passivo?
O ativo corresponde aos bens que seu negócio tem, como, por exemplo, móveis, maquinário, mercadoria, estoque, veículos e contas a receber. Já o passivo equivale às obrigações, como pagamentos de fornecedores, salários de colaboradores, aluguéis, materiais de escritório, limpeza e também impostos.
2 – O que é um estudo ecológico? 
Estudos em que a exposição aos factores em estudo, a frequência da doença e as variáveis de confusão são analisados para grupos de indivíduos, logo, se desconhecem as distribuições conjuntas dos factores e da doença, a nível individual, dentro de cada grupo.
3 – Qual o objetivo do estudo ecológico?
Procuram avaliar como os contextos social e ambiental podem afetar a saúde de grupos populacionais.
4 – Cite exemplos de variáveis de medidas agregadas, ambientais e globais
Podem ser de três tipos: de agregação (ex: percentagem de fumadores no distrito do Porto, rendimento familiar médio em Portugal, etc.).
5 – Qual a diferença de um estudo ecológico pra uma falácia ecológica?
Estudos Ecológicos É a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.
A falácia ecológica resulta de se fazerem inferências causais em relação a indivíduos tendo como base observações de grupos e advém da distribuição heterogénea da exposição ao factor em estudo e outros cofactores dentro dos próprios grupos. 
6 – O que é um estudo transversal? 
Essa amostra de pessoas geralmente se difere na maioria de suas características (sexo, idade, geolocalização) e compartilham apenas o fator que está sendo estudado.
É um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
7 – Quais as fases do estudo transversal?
primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
8 – Quais as principais vantagens e limitações para os estudos transversais?
Relativamente rápido. Todas as variáveis são coletadas em um único momento. Vários resultados podem ser investigados simultaneamente. A prevalência de todos os fatores podem ser medida. Bom para análise descritiva. Pode ser usado como um trampolim para futuras pesquisas.
9 – Qual a diferença do estudo de coorte para o de caso e controle?
Que o de coorte estuda a diferença de indivíduos expostos e os não-expostos . Já o Caso e controle não permite saber quais são os casos novos e também não apresenta a real prevalência do desfecho da população.
10 – Cite um exemplo de estudos de intervenção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes