Buscar

Aula 01 - Ética nas Organizações (Questionário)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01 - Ética nas Organizações (Questionário)
Iniciado em:	terça, 1 Jun 2021, 21:12
Estado:	Finalizada
Concluída em:	terça, 1 Jun 2021, 21:17
Avaliar:	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 01 – Completo - Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base nos fundamentos ético-políticos da educação no Brasil de hoje, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
(A) Educar contra - ideologicamente é utilizar, com a devida competência e criticidade, as ferramentas do conhecimento, as únicas de que efetivamente o homem dispõe para dar sentido às práticas mediadoras de sua existência real.
(B) A ética contemporânea entende que o sujeito humano se encontra sob as injunções de sua realidade natural e histórico-social, que até certo ponto o conduz, determinando seu comportamento, mas que é também constituída por ele, por meio de sua prática efetiva.
(C) O ético-político incorpora a sensibilidade aos valores da convivência social, da condição coletiva das pessoas. A relação, a inter-relação, a dependência recíproca entre as pessoas, é também um valor ético – a eticidade que se apóia na dignidade humana
(D) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 02 – Completo - Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta, com base nos conceitos apresentados na aula.
Escolha uma opção:
(A) Os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de imoral e cidadania.
(B) Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado estavam em desenvolvimento.
(C) O significado da palavra ética vem do Latim ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século V a.C.
(D) Todos os itens anteriores estão incorretos.
Questão 03 – Completo - Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa incorreta quanto aos pensadores gregos.
Escolha uma opção:
(A) Aristóteles também encaminhou seus estudos para as áreas da política e da reforma social, em decorrência do seu envolvimento com a difícil situação de Atenas, após a Guerra do Peloponeso.
(B) Para Sócrates, virtude é sabedoria (sofia) e conhecimento. Já o vício é o resultado da ignorância.
(C) Segundo a Teoria das Idéias de Platão, existem dois mundos; o primeiro mundo é composto. Por idéias imutáveis, eternas, invisíveis e diferentes das coisas concretas; o segundo, o mundo real, é constituído por réplicas das idéias (coisas sensíveis), cópias imperfeitas e mutáveis.
(D) Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes voltadas para a ética.
Questão 04 – Completo - Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base no texto a seguir, marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
Falar sobre ética é lembrar os antigos ensinamentos de uma época em que o homem começou a conviver em sociedade e, a partir dessa experiência, passou a estabelecer normas de comportamento e convívio. Dessa convivência dos grupos societários surgiu à ética, cujos valores até hoje permanecem e vão se modificando, sendo questionados e até mesmo banalizados ou esquecidos.
( V ) Ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação, do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (HOLANDA, 1999, p. 848). Escolha uma opção:
(A) Verdadeiro
(B) Falso
Questão 05 – Completo - Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque (V) Verdadeiro e (F) Falso:
( V ) O pensamento moral de Aristóteles está exposto em obras como Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo e A Grande Ética. As suas obras foram das mais discutidas e comentadas da Antiguidade, deixando uma importante herança para a história da cultura e da filosofia.
( V ) Seguindo suas idéias reformistas, Platão fundou a sua escola em Atenas, que denominou Academia, um estabelecimento destinado à educação de adultos, com aulas ministradas por vários professores.
( F ) Aristóteles nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Aprendeu música e literatura, mas se dedicou à meditação e ao ensino filosófico. 
( F ) Ao contrário do que se pode pensar, o mundo das Idéias, de Sócrates, é o lugar das coisas verdadeiras enquanto o mundo real é o lugar onde reinam as aparências e as sombras.
Escolha uma opção:
(A) V, F, F, V.
(B) F, F, V, F.
(C) F, F, V, V.
(D) V, V, V, F.
(E) V, V, F, F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes