Buscar

ATIVIDADE 1 DANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Unidade 1/ atividade 1
PLANO DE AULA
PRIMEIRA INFÂNCIA
· Faixa Etária Escolhida: 5 a 6 anos
· Aula Baby Class em Transição: Abordagem em Psicomotricidade com abordagem aos elementos da Natureza, animais, sentimentos, teatralidade e expressão rítmica.
· Professora: Maria Angélica Ferreira Gabriel Guimarães
· Introdução
· Inicia-se a aula com abordagem dos alunos de forma alegre, espontânea e incentivando a participação as crianças das novidades que ocorrerão em sala, com leve explanação dos melhores momentos. Receba cada aluno individualmente olhando nos olhos de cada criança chamando-a pelo nome, em sua altura (ou seja, abaixa-se ao dirigir-se a mesma). Orientando-as para seus lugares, ou mostrando como iniciará a primeira parte da aula.
· 1ª Parte: Aquecimento
· Sentadas em círculo para que todas possam visualizar a professora iniciamos o aquecimento articular:
· Sentadas de borboleta (pernas cruzadas), estimulamos bater as perninhas como asas da borboleta, contando a história de uma linda borboleta no jardim, que voa e bate as asinhas, neste momento estimulem-as as bater as perninhas, desenvolva a história de acordo com cada movimento que for realizar. E progrida..., e a borboleta foi na flor se alimentar, agora as estimule a colocar a cabeçinha nos pés. E desenvolva a história.
· 2ª Parte: Desenvolvimento
· Inícios da técnica aplicada de forma lúdica, neste caso simularão um circuito de uma expedição perigosa em uma floresta, onde nossa missão e encontrar índios e dançar com eles. Mas recebemos poderes de nos transformar no que necessário for para encontrar a aldeia, como animais, heróis e assim o professor conduzirá essa transformação conforme o desenvolver da aula para que todas façam juntamente. (Lembrando de trabalhar com a música de fundo).
· História: Estamos em uma missão e as crianças precisam buscar do outro lado da floresta esses índios para dançar conosco, então recebemos poderes para resgatá-los e usaremos cada um desses poderes nos momentos que a professora sinalizar. Dando início a aventura.
“Então era uma vez..., 10 crianças em uma linda floresta, porém perigosa...”
· Espalhe bambolês de acordo com o trabalho, neste caso simularemos pedras sobre um Rio que precisaremos atravessar em fila um de cada vez, cada criança irá saltar dentro do bambolê, um salto com cada perna sendo saltos (longitudinal, diagonal, lateral) que trabalhem principalmente a lateralidade da criança, e na ponta do pé (padechá) até atravessar o rio. Nesta floresta após o rio, havia muitos frutos no chão e outros na árvore nos galhos, nesse momento a criança agacha para colocar em sua cesta os frutos do chão e eleva-se para pegar os frutos da árvore. Diga: agora você é um anão e agora um gigante. Após encontramos um lugar estreito e baixo com muitas pedras, precisamos passar de lado e depois brincar de anão e agachar para passar entre esse corredor de Pedras, de repente após esse corredor uma ventania gira todos como furacão. E todos se transformam em “bichinhos da Floresta”. Hoje nos transformamos em urso, cobra, pintinho, sapo, canguru, formiguinha. E no ritmo da música, na diagonal da sala, um de cada vez em fila executa o movimento de cada um dos bichos que a professora indicar. Depois a transformação será em objetos para levar para a aldeia dos índios, como: Mesa, tapete e pião, sendo a execução no ritmo da música. 
· Enfim, Chegando à aldeia encontramos os índios e os convidamos para uma grande roda onde cantaremos e dançaremos juntos. Aqui fixaremos na coreografia final todo o trabalho desenvolvido na aula.
· Conclusão: Coreografia - Ao final do trabalho, 1 (uma) criança (aquela que foi muito participativa) escolherá uma cantiga dentre as dadas em aula pela professora, para dançar e trabalhar coordenação motora com palmas, pés ou outras partes corporais, lembrar de deixar nesse momento a liberdade de criação (dentro da proposta em aula) e observar a execução de cada movimento, orientando quando for necessário.

Outros materiais