Buscar

AV I-PERSPECTIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Angela Cortez Garcia (2924335)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648586) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22133757
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Ao ingressar no ensino superior é importante que o acadêmico compreenda as diferentes modalidades de instituições de ensino e as atribuições de cada uma delas. De acordo com Humerez e Jankevicius (2015), as universidades são uma das entidades responsáveis pela produção, preservação e transmissão dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos adquiridos pela humanidade em sua evolução cultural, constituindo a civilização ocidental atual. As universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva e eficiente.
	 b)
	Dentre as atribuições da universidade, é optativa a tarefa de desenvolver pesquisa, ficando a decisão a cargo dos gestores.
	 c)
	Projetos de extensão são uma forma que distanciam a universidade e a comunidade, pois estão centrados em problemas teóricos.
	 d)
	No Brasil, as universidades devem alinhar de modo coerente os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	3.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 b)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 c)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	 d)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
	4.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	 b)
	Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	 c)
	As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
	 d)
	Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	5.
	A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
	 b)
	Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
	 c)
	A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
	 d)
	A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
	6.
	O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO: 
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Linguagem acessível ao público.
	 b)
	Adaptabilidade.
	 c)
	Parcial e prolixo.
	 d)
	Referência fiel às fontes.
	7.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	 a)
	Resultados.
	 b)
	Metodologia.
	 c)
	Resumo.
	 d)
	Introdução.
	9.
	As instituições de Ensino Superior classificam-se conforme a legislação nacional e apresentam algumasespecificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
(    ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.
(    ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
(    ) A especialização ocorre nos programas de doutorado, abertos a candidatos diplomados em licenciaturas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 b)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	 c)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	 d)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Bottom of Form

Outros materiais