Buscar

avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649563) ( peso.:4,00)
	Prova:
	24098762
	Nota da Prova:
	-
	
	
Top of Form
	1.
	A Síndrome de Burnout é uma reação à tensão emocional crônica gerada por meio do contato excessivo, direto e estressante com o trabalho. De acordo com as pesquisas dos autores Codo e Vasquez-Meneses (2006), esta síndrome envolve três componentes. Neste sentido, cite os três componentes e pelo menos uma característica de cada um deles.
FONTE: VASQUES-MENEZES, I.; CODO, W. O que é burnout? In: CODO, W. (Coord.). Educação. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 237-254.
	Resposta Esperada:
* Exaustão emocional: falta de energia, falta de ânimo, diminuição da afetividade.
* Despersonalização: atitudes negativas, cinismo, falta de sensibilidade afetiva.
* Falta de envolvimento pessoal no trabalho: falta de vontade de trabalhar, queda na realização do trabalho, relacionamento ruim com as pessoas que fazem parte do trabalho e/ou com a própria organização.
	2.
	Um dos pontos principais que preocupa os psicólogos organizacionais nos dias de hoje é a questão do assédio moral no trabalho. Em muitos dos casos, o funcionário não consegue identificar que está sendo assediado e em função de desconhecer a prática, ou até mesmo por medo e insegurança acaba por adoecer no ambiente de trabalho. Disserte sobre o assédio moral no trabalho e descreva pelo menos cinco atitudes que representam essa prática.
	Resposta Esperada:
O assédio moral no trabalho é considerado uma forma de violência realizada contra o trabalhador. É caracterizada por comportamentos abusivos por parte da chefia perante seu subordinado com o objetivo de enfraquecer o trabalhador e coagi-lo a pedir demissão. Algumas atitudes que podem representar o assédio moral: instruir o funcionário de forma confusa; atribuir erros ao funcionário sem que ele tivesse cometido; solicitar urgência em trabalhos desnecessários; fingir desconhecer o funcionário perante demais colegas de trabalho; solicitar que o funcionário realize trabalhos extras em casa.
Bottom of Form

Outros materiais