Buscar

Trabalho + Resumo do Filme Bicho de Sete Cabeças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Auto Instrucional Politicas Publicas
Comentário sobre o filme Bicho de Sete Cabeças
Gabriela Siqueira, Gustavo Brito, Heitor Magalhães, Maria Clara Correa
O filme conta sobre a história de um jovem chamado Neto, ele não se dava bem com os pais e um dia resolve viajar sem avisa-los para Santos com um amigo seu.
Em Santos ele acaba se separando de seu amigo e acaba perdido, sem dinheiro. Após pedir dinheiro, apenas uma mulher lhe ajuda, eles acabam se relacionando e, junto aos amigos dela, são pegos pichando um muro e acaba preso.
Por ter sido preso, seus pais vão busca-lo, logo após chegarem em casa encontram um cigarro de maconha na roupa de Neto, e seus pais decidem interná-lo em um hospital psiquiátrico, ele é internado a força e sem qualquer exame psicológico que confirmasse uma psicopatologia.
La ele faz um amigo hiperativo, e de um usuário de drogas injetáveis, esse último lhe conta que é impossível escapar dali, e caso tentasse, seria eletrocutado. Andando pelo hospital, percebe que o lugar está em condições deploráveis.
Após pelo menos quinze dias de internação, o tempo mínimo para um interno poder receber visitas, os pais e a irmã de Neto vão visitá-lo, descobrem que ele terá que ficar meses no local e mesmo após ele implorar para ser levado embora, eles recusam. Antes do encontro, o doutor disse que ele agiria assim a fim de enganá-los.
Eventualmente Neto tenta fugir, é pego e depois torturado.
Seu pai vai visita-lo e conta como sua mãe anda triste e que ambos sentem a falta dele, Neto então implora para ser levado, e assim é feito. Chegando em casa seus pais lhe oferecem um emprego ou poder voltar a estudar, Neto aceita o emprego. Durante o atendimento de um cliente em seu emprego, ele descobre que a mulher com quem se relacionava era casada, e seu amigo tinha sido proibido de vê-lo, e por causa disso surta e vai embora.
Neto então vai a uma festa e fica bêbado, se relaciona com uma garota na festa e junta a ela no banheiro tem um ataque de raiva, quebra vários objetos, acaba preso e volta a ser internado.
Nessa nova instituição, Neto começa uma rixa com um enfermeiro após contar ao seu superior que ele exagerou na força ao tentar acalmar um paciente. A partir de então, o enfermeiro fica de olho em Neto. Neto é pego não tomando os remédios e na noite do mesmo dia, Neto deixa uma enfermeira inconsciente e pede para um colega seu colocar fogo nos medicamentos. Quando o enfermeiro descobre, ele o leva para uma sala isolada e o tranca. La dentro Neto escreve uma carta, e quando seu pai vem visitá-lo, ele o entrega e não conversa com seu pai. Após se recusar a cortar o cabelo, ele é preso novamente num quarto isolado, onde ele põe fogo. Ivan vê e não faz nada e seu amigo/colega acha que ele morreu, porém abrem a porta e Neto sai de lá. Após ler a carta em que Neto conta tudo o que passou na instituição, seu pai o tira do hospital.
Comentário do filme:
O filme bicho de Sete Cabeças pode ser considerado uma denúncia de como é tratada a questão manicomial. Sabemos que os manicômios, na prática, são lugares que atuam como um depósito não só dos sujeitos dados como "loucos", mas também de diferentes grupos marginalizados que, em uma perspectiva higienista, "sujam" a sociedade com sua existência.
Dentro de um manicômio, é tirada a condição de sujeito, o reduzindo a um objeto que deve excluído da sociedade. Uma visão desumana da loucura e dos sujeitos loucos que, constantemente, nos denunciam sobre aquilo de que não queremos saber. 
As internações compulsórias de longa duração não trazem nenhum benefício ao sujeito, apenas apreendem sua liberdade por não se encaixar em um padrão do que se é considerado normal. 
A luta antimanicomial traz o repúdio à desumanização dos sujeitos e a proposta de uma reforma no sistema para que possamos alcançar uma forma digna de acolher o sujeito tomado pela sua loucura de forma a não tirar dele sua condição de sujeito, buscando alternativas que realmente o ajudem e não o excluam ou trancafiem seu corpo em instituições onde, mesmo se já não estiver tomado pela loucura, será tomado por ela de tão absurdos os tratamentos e condições.

Outros materiais