Buscar

Atv Obj 3 Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
(ENADE, 2015, adaptado)
Já sabemos que o problema de abastecimento de água é real e faz parte da rotina de diversas cidades, e chegará a números alarmantes até 2030. Isso se dará pois a demanda de água vai superar a oferta em mais de 40% em pouco tempo. Os governos do mundo todo deverão trabalhar em conjunto para encontrar alternativas que protejam esse e outros recursos essenciais à sobrevivência humana. A inovação é a chave para encontrar formas de preservação da água, a partir de um desenvolvimento sustentável e inteligente, sem desperdício.
Fonte: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).
Considerando o texto acima, o processo empreendedor pode contribuir, através do processo de inovação, para minimizar o problema mencionado por meio do que se apresenta nas afirmações a seguir:
I. Identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos.
II. Desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio, o conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos.
III. Obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social.
IV. Gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.
É correto apenas o que se afirma em:
Correto!
  
I, II e IV.
 
  
I e IV.
 
  
II e III.
 
  
I, II e III.
 
  
III e IV.
 
Esta alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. A inovação pode auxiliar as questões ambientais identificando e avaliando as melhores oportunidades para contribuir com a preservação dos recursos naturais. O plano de negócios, desenvolvido de forma estruturada contempla todas as etapas do negócio incluindo os recursos disponíveis e as fontes alternativas para esses recursos. A inovação também promove o estudo do gerenciamento da empresa para atender às questões sustentáveis sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
Leia o trecho inicial de um texto escrito por Raphael Machado para o site Canaltech sobre o pequeno empreendedor:
“O sonho de ter o próprio negócio infelizmente pode-se tornar um pesadelo para o pequeno empreendedor. Muitas vezes ele usa o dinheiro que guardou a vida toda para abrir um negócio e aposta todas as suas fichas para que a iniciativa seja um sucesso. Mas, o que podemos constatar é que a maioria das pequenas empresas fecha suas portas com menos de um ano de atuação.
Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos”
Fonte: https://canaltech.com.br/gestao/por-que-a-maioria-das-pequenas-empresas-fecha-as-portas-em-menos-de-um-ano-41841/ (Links para um site externo.)
Tendo como base uma visão inicial para o melhor inicio de uma ação empreendedora, verifique as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. De formal geral, sabemos, empiricamente, que muitos empreendedores não utilizam de ferramentas oriundas do planejamento para iniciar suas atividades.
PORQUE
II. O empreendedorismo é uma cultura em que prevalece o sucesso advindo de oportunidades e que não se ajusta com ações de planejamento, como estabelecer objetivos e plano de negócios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Quando falamos empiricamente, estamos dizendo que nossa experiência pessoal mostra que muitos empreendedores não pensam antes sobre seus negócios. O planejamento vem muito depois e, inicialmente, as pessoas abrem o negocio partindo de seu conhecimento.
Porém, a segunda asserção mostra-se incorreta, já que apesar de uma cultura advinda do sucesso por meio de oportunidades, o empreendedorismo  é ajustado e inserido em uma processo de planejamento. Ele não é um caso diferente e que não necessita de planejamento.
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
O trecho abaixo foi extraído da página do SEBRAE:
“Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.”]
Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos (Links para um site externo.)
Após a leitura do texto e pensando no apoio que um empreendedor necessita obter para pensar e realizar seu negócio, podemos afirmar corretamente que:
  
A capacitação de empreendedores ocorre somente por meio do Sebrae, pois faculdades e universidades não são espaços para o pensamento empreendedor ou ações envolvendo o empreendedorismo.
 
  
Um empreendedor de sucesso busca capacitação por meio de saberes advindos do cotidiano e de sua experiência profissional, consequentemente, o Sebrae terá pouca relevância para tal pessoa.
 
  
Apesar da ajuda do Sebrae quanto a orientação para o acesso aos serviços financeiros, o empreendedor deve ser guiado, única e exclusivamente, pelo gerente de um banco.
 
Correto!
  
Organizações de apoio são fundamentais para colaborar com o empreendedor inicial e que desconhece ações relacionadas ao planejamento e organização de seu produto/serviço.
 
  
O texto mostra que o Sebrae tem um foco somente no desenvolvimento sustentável, por conseguinte, não é uma entidade que poderá ajudar qualquer empreendedor a gerir seu negócio.
 
Organizações de apoio são fundamentais para colaborar com o empreendedor inicial e que desconhece ações relacionadas ao planejamento e organização de seu produto/serviço.
O Sebrae tem larga experiência e constitui um braço ligado a políticas públicas para desenvolvimento do empreendedorismo.
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
(FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, 2013, adaptado)
 As diretrizes estratégicas fazem parte do planejamento estratégico, definindo os objetivos que deverão ser percorridos pelo empreendimento. A sua elaboração permite conhecer também os pontos fortes e fracos do novo negócio, estabelecendo uma identidade organizacional. Fazem parte dessa identidade a missão, visão e valores da organização. Sobre a missão, pode-se dizer que é o estabelecimento da razão de existência da organização, caracterizando-se como um dos passos para a elaboração desse planejamento estratégico.
Verifique qual a alternativa a seguir que melhor se adequa ao conceito de missão trazido pelo texto.
  
Identifica fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
 
Correto!
  
O empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
 
  
Busca agregar valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
 
  
Define a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
 
  
Visa estabelecer quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custosdas mesmas.
 
Esta alternativa está correta, pois na missão busca-se definir e informar ao mercado o foco de atuação do empreendimento, determinando o seu segmento, além dos concorrentes e os fornecedores que atuarão em conjunto.
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
(PRODESP, 2010, adaptado)
O desenvolvimento de um plano de negócio avalia a viabilidade econômica e técnica de forma a permitir que o produto atenda às necessidades dos clientes da melhor maneira possível, apresentando o retorno financeiro planejado. Neste processo, uma das etapas é a análise de mercado e competitividade
Qual é o objeto da etapa de análise de mercado e competitividade?
  
Avaliar a capacitação técnica dos colaboradores no processo inicial.
 
  
A caracterização do ambiente produtivo, analisando a capacidade técnica instalada na empresa, matéria-prima e insumos.
 
  
Estimar os investimentos fixos programados (máquinas, instalações complementares etc) mediante a descrição detalhada do produto ou serviço.
 
  
A elaboração de um plano de investimento necessário para viabilizar o negócio.
 
Correto!
  
A caracterização do macroambiente do negócio, identificando ameaças e oportunidades.
 
Esta alternativa está correta, pois a etapa de análise de mercado e competitividade tem como objetivo buscar a caracterização do macroambiente, ou seja, encontrar os fatores macro que estão ao seu redor, que influenciarão o novo negócio, identificando ameaças e oportunidades.
Pontuação do teste: 1 de 1

Outros materiais

Perguntas Recentes