Buscar

atividade 3 processos biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Nelson, D. L., em “Princípios de Bioquímica de Lehninger”, há três formas de células obterem lipídios: pela ingestão na alimentação, pela mobilização da gordura armazenada no tecido adiposo ou, no fígado, pela conversão do excesso de carboidratos da dieta em gordura para a exportação aos outros tecidos. 
Os ácidos graxos são os lipídios mais abundantes em nosso organismo. Ocorre que, se uma pessoa ingere mais carboidrato do que o corpo necessita para funcionar, haverá a lipogênese, que transforma açúcar simples em ácidos graxos. O excesso de piruvato (produzido na oxidação dos carboidratos) e de acetil-CoA gera excesso de citrato, que inibe o ciclo de Krebs e leva o metabolismo à síntese de lipídios. Essa síntese acontece principalmente no fígado, e os ácidos graxos serão armazenados no tecido adiposo (adipócitos), na forma de triacil-glicerol. (Marzzoco, 2015) 
	O estoque de gordura é constituído por ácidos graxos que são longas cadeias de carbonos associados de 3 em 3 (formando 1 triacil-glicerol). Para produzir energia, os ácidos graxos precisam adentrar na mitocôndria, o que só ocorre com o auxílio da carnitina. Dentro da mitocôndria há o processo de beta oxidação, em que os ácidos graxos (agora acil-CoA graxos) têm sua cadeia carbônica quebrada em pares de carbonos, que por sua vez se ligam a uma coenzima A, formando o acetil-CoA. O acetil-CoA irá para o ciclo de Krebs para produzir energia para o funcionamento do organismo, gerando ATP, carreadores de elétrons (NAD, FAD) e respiração oxidativa. 
	A β-oxidação (ou ciclo de Lynen) é o processo de oxidação dos ácidos graxos que acontece na matriz mitocondrial e é relevante para diversos tecidos que usam os ácidos graxos para produzir energia na forma de ATP, como por exemplo os músculos e o coração.
O número da confirmação do envio é 6337abe7-7f41-4ceb-8743-883ec4709c20
Referências bibliográficas:
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
MARZZOCO, A. Bioquímica Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2015.

Outros materiais