A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
A2 Desenvolvimento humano e social

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma tribo indígena X possui terras férteis, ricas em minérios e que ficam localizadas perto de lagos e rios. Por conta disso, diversas empresas já tentaram comprá-las, mas os índios que fazem parte dessa tribo nunca pensaram em vendê-la. Devido à riqueza das terras, a empresa Y decidiu invadir o terreno e implementar nesse lugar o seu ponto de produção. Em meio à essa disputa de terras, os indígenas se sentem sem abrigo e estão perdendo as suas raízes e a sua cultura.
 
Situações como essas são comuns, e com base nela, analise as assertivas a seguir. 
I. As tribos indígenas desde muito tempo sofrem com a invasão das suas terras, pois, quando o Brasil virou colônia de exploração, os povos dominantes adentraram em suas terras de modo a extinguir a sua cultura.
II. A ocupação das terras indígenas muitas vezes eram fraudulentas, mas não chegaram a provocar lutas sangrentas.
III. Após o crescimento da agropecuária e o desenvolvimento de diversos latifúndios, mais uma vez as terras indígenas foram invadidas, desrespeitando o direitos dos índios de manter os seus terrenos.
IV. Além do período de colonização e do crescimento da agropecuária, os índios também sofreram com invasões em suas terras na época da industrialização, em que diversas empresas procuraram obter recursos naturais nas terras indígenas.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. No período de colonização, do avanço da produção agropecuária e da industrialização os indígenas sofreram com a invasão de terras. Isso porque os seus terrenos eram ricos em minérios e em outros tipos de recursos naturais.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ideia de livre comércio não se desenvolveu apenas dentro das nações, pois essa ideologia foi imposta também nas relações políticas e econômicas entre os diversos países. A partir dessa ideia surgiram os conhecidos blocos econômicos que visam diminuir os empecilhos e facilitar a relação entre as nações. Portanto, os países que fazem parte do bloco X, por exemplo, possuem livre mercado entre si, diminuindo as taxas de importação e outros tipos de tributações impostas pelo mercado externo. A negociação entre os países dos blocos são determinada de acordo com as suas necessidades econômicas e políticas. Assim, essas nações podem importar e exportar com os outros países sem nenhuma restrição, na maioria das vezes. Isso gera diversas consequências para a economia interna dos países.
 
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
I. A formação de blocos econômicos aumenta a concorrência interna das nações. As multinacionais poderosas que entram em determinados países possuem uma concorrência desleal com micro e pequenas empresas nacionais, e essas acabam perdendo espaço no mercado.
II. Os blocos econômicos aumentam o número de importações e exportações entre diferentes nações. Isso faz com que haja uma maior quantidade de produtos importados em determinado país.
III. Em todos os blocos econômicos existe a livre circulação de bens e pessoas. Portanto, não há empecilhos de importação e exportação de produtos, e qualquer cidadão pode circular livremente pelas nações participantes dos blocos econômicos.
 
Está correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Por conta do grande número de importações e exportações entre os países parceiros de determinado bloco econômico, as grandes empresas que adentram em determinadas nações acabam retirando diversos pequenos negócios do mercado. Isso porque, muitas vezes, essas fortes marcas possuem potencial, tecnologia e baixos custos. Portanto, a formação de blocos econômicos gera essa concorrência desleal.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Holanda Ltda. é uma organização multinacional que possui sede em diversos países da América Latina. Essa empresa se originou no Brasil e, em busca de ampliar o seu mercado consumidor, sentiu a necessidade de adentrar em outras regiões. Nos dias atuais, a Holanda Ltda. possui sedes no Uruguai, na Bolívia, no Peru e no México. Com isso, a empresa melhorou os seus resultados financeiros, e se tornou uma marca conceituada em todos esses países.
 
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Toda empresa possui o objetivo de expandir os seus negócios e, através da globalização, é possível ultrapassar limites geográficos e ir em busca de um público ainda mais extenso, de modo a aumentar o lucro.
II. A conquista de mercados estrangeiros é um fator positivo para as indústrias que visam ser reconhecidas internacionalmente e ampliar o seu público.
III. Essa formação de mercado consumidor em outras regiões não faz parte de um processo indutivo que gera a necessidade de consumo. Afinal, diversas empresas se instalam em determinados países apenas quando percebem que já existe um extenso público.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Nos dias atuais, com a globalização de mercado, é possível abrir sedes de determinada marca em vários países do mundo. Isso faz com a empresa alcance um maior número de pessoas, obtenha diversos clientes e aumente o seu lucro. E isso é um fator bastante positivo para as organizações.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	No período de escravidão diversos escravos, como luta de resistência, se refugiavam para lugares distantes das fazendas com o intuito de obter a sua liberdade. A partir disso foram desenvolvidas as comunidades quilombolas, e diversos negros se reuniam nesse lugar para viver em comunhão e reproduzir o seu modo de vida antigo. Portanto, nos quilombos os negro praticavam os seus cultos religiosos, as suas danças e diversos outros tipos de expressões culturais.
 
Considerando os desafios dos escravos em relação a formação de quilombos, analise as assertivas a seguir.
 
I. Os quilombos eram considerados refúgios para que os negros pudessem se livrar da escravidão, mas, além de abrigo, esse era o local onde os africanos reproduziam a sua cultura, de forma a não deixá-la se acabar.
II. Nos quilombos, os negros viviam em comunidade, de modo que eles praticavam a agricultura, plantando verdura, frutas e outros tipos de alimentos, caça e pesca.
III. Após a libertação dos escravos, as comunidades quilombolas deixaram de existir, afinal não tinha mais sentido continuar com esses locais de refúgios se os negros eram mais considerados escravos.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Os quilombos eram locais nos quais os negros se refugiavam e conseguiam praticar os seus rituais, religiões e danças, afinal nas senzalas, os escravos não podiam expressar a sua cultura. Nesses quilombos, os negros viviam como comunidade, cada um ajudando uns aos outros na produção de alimentos e em outras atividades.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	É necessário perceber a questão agrária não apenas como um problema econômico, mas também como uma problemática de cunho social e cultural. Afinal, a obtenção da terra não é usada somente para produção e comercialização de bens, mas também para compartilhar o modo de vida e a cultura geral de um povo. Esse problema é bastante recorrente nos dias atuais com os indígenas que possuem as suas terras, mas que são corriqueiramente invadidas por pessoas que desejam obtê-las.
 
Com relação a essa problemática, analise os itens a seguir.
 
I. Esse problema pode levar à perda de aspectos culturais, já que os indígenas possuem suas terras como propriedade cultural, pois durante anos nos seus terrenos foram desenvolvidas as suas crenças e o seu modo de levar a vida, de modo que