Buscar

a3

Prévia do material em texto

Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
A sociedade moderna é resultado de uma evolução sucessiva, que com passar do tempo se desenvolveu se apropriando praticamente todas as áreas habitáveis do mundo, dominando e se beneficiando de todas as espécies existentes. Em todo período evolutivo do ser humano, talvez nunca tenha tido uma mudança tão veloz quanto nos últimos tempos, em virtude do avanço tecnológico. O diferencial nos dias atuais vai por conta da tecnologia que tem tido um papel fundamental no avanço das mais diversas áreas, observamos que na saúde houve aumento na expectativa de vida, por causa das tecnologias usadas nas pesquisas. Na área comercial podemos planejar vender e distribuir uma diversidade de produtos para qualquer lugar do mundo, No setor alimentício é foi tecnologia que desenvolveu máquinas e alimentos para maior produtividade e menor perda de matéria prima. Podemos dizer que a tecnologia dominou tudo que diz respeito à vida humana tendo como foco proporcionar melhores resultados com o pouco esforço.
No presente momento com a evolução tecnológica que estamos vivendo é de suma importância não deixar de falar na educação vendo que foi um dos setores mais teve repercussão nessa evolução. Nos dias atuais temos acesso a infinitas possibilidades de informações, livros, artigos, por meio da internet e aparelhos tecnológicos, possibilitando informações que poucas pessoas tinham acesso há tempos atrás, muitas vezes essas informações só se tinham pelos livros que em muitas ocasiões já eram desatualizadas. E essa tecnologia extraordinária se revolucionou a educação transmitindo conhecimento na palma da mão com um piscar de olhos, um dos exemplos é a educação a distancia (EAD) que começou aos poucos e que pudemos observar principalmente agora nos tempos de pandemia sua importância e como ela pode ser efetiva a certo modo. 
Porém também observamos que nas classes sociais desfavorecidas, mesmo que, grande parte dessas pessoas tenha algum aparelho tecnológico, a grande maioria não possui condições de obter aparelhos de sistemas mais avançados ou até mesmo uma internet compatível, tendo assim uma desigualdade de oportunidade na educação, fato ocorrido na pandemia, onde muitos alunos de escola pública não acompanhavam as aulas e tarefas online por falta de recursos. Além de tudo nos deparamos a um problema gigantesco relacionado às veracidades de informações, as famosas fake neews, que se disseminam rapidamente nas redes desfavorecendo o uso do que seria uma ferramenta confiável. Mesmo que com pontos negativos a tecnologia vem desenvolvendo um papel de suma importância na melhoria da educação, disponibilizando informações e conhecimento como nunca antes tinha se observado, o maior exemplo atualmente, é que estudamos e pesquisamos em qualquer lugar com um aparelho na palma da mão celular algo impossível há uns 15 anos atrás.
Portanto a alternativas para os problemas na educação quanto à tecnologia seria criar politicas publicas mais eficazes na regulamentação e desenvolvimento de novas tecnologias para as pessoas que não tem acesso a estes recursos para diminuir o desnível social. Porque com tanto recursos tecnológicos disponíveis cabe a nós fazer o uso responsável e saber que a tecnologia que traz tantas facilidades é a mesma que por vezes acaba causando dano, ao mesmo tempo em que temos infinitas possibilidades de informações temos também infinitas possibilidades de desinformações. Porque com a tecnologia pudemos observar um sucesso nunca visto nas mais diversas áreas através de pesquisas, de criação de máquinas, de criação de sistemas. Cabe aos usuários saber fazer um bom uso desta e cabe ao Estado verificar criar e planejar politicas sociais voltadas ao uso da tecnologia para favorecer a classe mais desfavorecida.

Continue navegando