Buscar

ATIVIDADE 1 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
De acordo com Libâneo (2006), “Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor.” (p.850). Neste sentido, concluímos
 que o Pedagogo pode atuar dentro ou fora do espaço escolar, no sentido de valorizar o ato educativo, sistematizando sua prática, de forma a integrar suas ações ao papel pedagógico e social que lhe cabe no interior da instituição a que presta serviços.
Correto
Certo! Você compreendeu a afirmação de Libâneo, sobre a prática pedagógica do docente que atua em espaços formais e não formais.
Neste contexto, analise as afirmações a seguir. I. Nos espaços não escolares em que a Educação Popular está presente, são utilizadas cartilhas pré-determinadas por qualquer órgão governamental.
 II. A prática educativa deve partir da bagagem trazida pelos alunos, de suas experiências e de seu cotidiano e tem como objetivo a formação de cidadãos críticos e participativos, que tenham condições de ler o meio social em que estão inseridos, bem como, promover ações para transformá-lo.
 III. Paulo Freire desempenhou um papel essencial para a Educação Popular, no Brasil e em toda a América Latina. Estabeleceu todo um processo integrado de educação iniciado por um método de alfabetização com trabalhadores populares que se reuniam para discutir assuntos de seus cotidianos, sempre vinculados às suas experiências de vida.
 IV – Por despertar tantos assuntos polêmicos quanto às mudanças necessárias para a educação, Paulo Freire não pode ser considerado uma referência, principalmente em países de terceiro mundo e na América Latina.
 V - O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) acontece em espaços não escolares, nos quais pode haver a atuação do (a) pedagogo (a). De acordo com as considerações acima, pode-se afirmar que estão corretas
II, III e V
Correto
Certo! Você compreendeu os conceitos corretos e a relação entre Educação Popular e Educação Democrática.
O Pedagogo é um profissional da educação com amplas possibilidades para atuar dentro ou fora do espaço escolar. Segundo os art. 4º e 5º da Resolução CNE/CP n. 01/2006, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores
para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos
Correto
Certo! Você compreendeu todas as possibilidades de atuação do pedagogo.
A implantação de Projetos Educativos de inclusão social contribui tanto para a inclusão como para a formação dos sujeitos por meio de suas diferentes identidades e subjetividades. É correto afirmar sobre Projetos Educativos de inclusão Social que
I. A implantação de Projetos Educativos de inclusão social contribui exclusivamente para a inclusão dos sujeitos envolvidos.
II. O trabalho educacional por projetos tem uma organização diferenciada, porque não dizer, privilegiada, pois sua metodologia enfatiza a ação, ou seja, não existem projetos desvinculados da ação.
III. Um dos mais importantes objetivos dos projetos educacionais de inclusão social é educar para incluir.
IV. Não busca apenas construir conhecimento, mas, construir um sentimento de profundo respeito à diferença, não submetendo os sujeitos a uma forma única de convívio, nem desrespeitando suas especificidades ou visando, equivocadamente, uma norma padrão.
De acordo com as considerações acima, pode afirmar que estão corretas
II, III e IV
Correto
Certo! Você compreendeu a proposta sobre Projetos Educativos de inclusão Social que contribui tanto para a inclusão como para a formação dos sujeitos por meio de suas diferentes identidades e subjetividades.
O Pedagogo é um profissional da educação com amplas possibilidades para atuar dentro ou fora do espaço escolar. Neste sentido é correto afirmar que
I. O Pedagogo pode atuar na área empresarial.
II. A ação desse profissional está restrita apenas à atuação como professor, em salas de aula.
III. O acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com necessidade de atendimento pedagógico fora do espaço escolar é outra possibilidade de atuação do Pedagogo.
IV. A atuação do pedagogo, não pode se dar nas Brinquedotecas espalhadas em vários lugares e ambientes, como: shopping centers e hipermercados, com propostas lúdicas, de recreação e lazer, mas apenas naquelas que ficam dentro dos hospitais.
V. Outro espaço de atuação do pedagogo são os museus, que se tornam centros de referências culturais organizando exposições, oferecendo cursos, palestras e oficinas.
De acordo com as considerações acima, podemos afirmar que estão corretas
I, III e V
Correto
Certo! Você compreendeu todas as possibilidades de atuação do pedagogo dentro ou fora do espaço escolar. As alternativas corretas são apenas I, III e V.

Outros materiais