Buscar

AV2 - DESENHO TECNICO

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/0,6
O desenho de perspectivas deve seguir as regras definidas da geometria descritiva para que possa representar de maneira correta os elementos reais no papel. Falando da projeção cavaleira, percebemos algumas vantagens no seu uso, entre eles a facilidade na construção do desenho. Tendo as figuras a seguir como parâmetro, marque a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na perspectiva, as dimensões são todas representadas em verdadeira grandeza quando utilizamos o ângulo de 45º entre o eixo fugante e a linha horizontal.
Resposta correta
2. 
Os elementos circulares devem ser prioritariamente desenhados na face frontal como forma de facilitar a construção da perspectiva.
3. 
Quando o ângulo α entre o eixo fugante e a linha horizontal é de 60º, faz-se necessário diminuir a dimensão do lado para que não haja distorção na leitura da peça.
4. 
A projeção cavaleira consegue mostrar de maneira muito clara e em verdadeira grandeza a face frontal do elemento representado.
5. 
Chamamos de coeficiente de redução ou coeficiente de alteração (K) o valor do coeficiente que incide na dimensão referente ao eixo fugante da peça.
2. Pergunta 2
/0,6
O desenho é a expressão capaz de exprimir uma ideia antes dela se concretizar, por isso é tão importante na engenharia o domínio das técnicas de desenho. Para que se possa desenhar uma projeção são necessários alguns elementos fundamentais. A respeito desses elementos, analise as afirmativas a seguir:
I. O centro de projeção é, antes de tudo, o ponto que inicia todas as linhas de projeção.
II. O raio projetante é único em qualquer projeção, parte do observador e vai até o plano de projeção.
III. O encontro do raio projetante com o plano de projeção resulta na projeção em si, o objetivo final do desenho.
IV. O plano de projeção pode ser oblíquo em relação a uma das faces do objeto e essa condição faz com que essa face não seja representada em verdadeira grandeza.
Está correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas III e IV.
2. 
I, III e IV.
Resposta correta
3. 
Apenas I e II.
4. 
I, II e III.
5. 
Apenas II e IV.
3. Pergunta 3
/0,6
A face destacada do sólido a seguir se comporta de forma diferente quando projetada nos planos, conforme mostra a figura. A respeito disso, analise as afirmativa:
I. A projeção no plano π mostra a vista superior da face destacada.
II. A projeção no plano π’’ mostra a face destacada em verdadeira grandeza.
III. A projeção no plano π’ da face destacada mostra uma linha porque a face encontra-se perpendicular ao plano mencionado.
Considerando “V” para as afirmativas corretas e “F” para as erradas, a sequência correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
VVV
2. 
FVV
3. 
FFF
4. 
VVF
5. 
VFV
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0,6
O desenho técnico utiliza os recursos da geometria descritiva para representação de objetos tridimensionais. O rebatimento do plano horizontal sobre o vertical, fazendo com que ambos sejam representados em uma superfície plana é chamado de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Diedro
2. 
Raios projetantes
3. 
Projeção Cavaleira
4. 
Projeção cônica
5. 
Épura
Resposta correta
5. Pergunta 5
/0,6
A projeção isométrica está entre as projeções axonométricas e é muito utilizada devido às suas vantagens, seja no desenho de peças mecânicas, seja na representação de edifícios e grandes obras de infraestrutura. Alguns detalhes são primordiais para a construção de uma projeção isométrica, ou perspectiva isométrica. Analise atentamente as alternativas e marque a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para a construção da projeção isométrica, devemos partir do sólido envolvente como forma de facilitar a evolução do desenho.
2. 
Sempre será escolhida uma vista mais importante para a representação da perspectiva isométrica, sendo essa chamada de vista frontal ou vista principal.
3. 
Os eixos isométricos devem ser construídos primeiro como forma de balizar o desenho e eles farão necessariamente o ângulo de 120º entre si.
4. 
As arestas não paralelas aos eixos isométricos são chamadas linhas não isométricas. Para sua construção é necessário desenhar o sólido envolvente do trecho como forma de obter os alinhamentos corretos.
5. 
A perspectiva isométrica, a rigor, tem menor dimensão que a verdadeira grandeza da peça utilizada. Isso se dá pela inclinação em relação a dois eixos da peça (x e y).
Resposta correta
6. Pergunta 6
/0,6
Nas projeções ortogonais, a posição das vistas segue uma lógica a depender do diedro utilizado. Considerando a representação a partir do 1º diedro, assinale a alternativa que representa corretamente as vistas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
1-Vista Frontal; 3-Vista Lateral Esquerda; 5-Vista Inferior
Resposta correta
2. 
2-Vista Superior; 4-Vista Posterior; 6-Vista Lateral Direita
3. 
3-Vista Lateral Direita; 4-Vista Posterior; 5-Vista Superior
4. 
1-Vista Central; 2-Vista Inferior; 6-Vista Posterior
5. 
2-Vista Superior; 3-Vista Lateral Direita; 4-Vista Lateral Esquerda
7. Pergunta 7
/0,6
Como foi visto na disciplina, para a construção da circunferência na projeção isométrica, é necessário seguir o passo a passo. As figuras a seguir mostram a evolução do desenho da projeção isométrica com trechos retos e curvos. A respeito do assunto, analise as seguintes assertivas:
I. Como ponto de partida para a construção da circunferência isométrica, é necessário desenhar o quadrado circunscrito da futura circunferência.
II. O processo de construção da circunferência na vista frontal é diferente para a circunferência localizada na vista superior.
III. As linhas de construção devem ser desenhadas utilizando o mesmo tipo de traço usado nas arestas da peça final.
IV. Dizemos que a circunferência isométrica é uma falsa elipse, pois a mesma é desenhada de forma simplificada.
Está correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV, somente.
Resposta correta
2. 
II e III, somente.
3. 
II e IV, somente.
4. 
I e III, somente.
5. 
III e IV, somente.
8. Pergunta 8
/0,6
É primordial para o profissional conhecer as normas técnicas que regem sua profissão. Em desenho técnico a norma brasileira que fixa as condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos e documentos semelhantes é a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
NBR 9050
2. 
NBR 10582
3. 
NBR 10647
4. 
NBR 8402
Resposta correta
5. 
NBR13142
9. Pergunta 9
/0,6
A norma que regulamentava o uso das folhas e pranchas em desenho técnico era a NBR 10068:1987, foi substituída pela NBR 16752:2020. Segundo a Norma e observando a prancha a seguir com suas dimensões, assinale a alternativa que traz o formato e o valor de “x” correto.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A1, x=185mm
Resposta correta
2. 
A2, x=210mm
3. 
A0, x=170mm
4. 
A0, x=175mm
5. 
A1, x=175mm
10. Pergunta 10
/0,6
Imagine uma mesa cujo tampo mede 0,80 m x 0,80 m e sua altura é 1,00 m. Se formos desenhá-la em projeção cavaleira utilizando o ângulo de 60º entre a linha fugante e a horizontal, teremos que desenhar o lado da fugante com que dimensão? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
0,30 m.
2. 
0,27 m.
Resposta correta
3. 
0,40 m.
4. 
0,56 m.
5. 
0,53 m.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes