A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
av2 gestão ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/0,6
“É caracterizado como o aumento da temperatura do planeta causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera, o que acarreta uma maior retenção da irradiação do calor solar da superfície terrestre”. A que se refere a descrição acima?
Mostrar opções de resposta 
2. Pergunta 2
/0,6
Os diferentes poluentes aquáticos ao atingir corpos d’água estão sujeitos a mecanismos físicos, químicos e biológicos que afetam o seu comportamento. Como se denomina o mecanismo que está associado a autodepuração, decomposição, reaeração?
Mostrar opções de resposta 
3. Pergunta 3
/0,6
De acordo com a classificação dos poluentes atmosféricos, o estado físico desses poluentes podem ser, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Poeiras.
2. 
Fumos.
Resposta correta
3. 
Fumaças.
4. 
Névoas.
5. Incorreta: 
Inorgânicos.
4. Pergunta 4
/0,6
Sobre a Remediação de áreas contaminadas, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) As medidas de remediação são um conjunto de técnicas, metodologias e tecnologias aplicadas em uma localidade contaminada. Essas técnicas são divididas em tratamento, destinadas à remoção ou à redução da massa de contaminantes, e em contenção e isolamento, destinadas a prevenir a migração dos contaminantes.
( ) Os processos de remediação são definidos como medidas de intervenções para reabilitação de áreas contaminadas, visando à aplicação de técnicas de remoção, à contenção ou à redução das concentrações de contaminantes com o intuito de atingir um risco tolerável para o uso declarado ou futuro da determinada área (CONAMA, 2009). 
( ) A remediação em áreas contaminadas independe do controle ou da remoção das fontes primárias de contaminação e das informações a respeito da área a ser reabilitada.
Mostrar opções de resposta 
5. Pergunta 5
/0,6
“É caracterizada por apresentar aspecto estético ruim com água em coloração cinza-escura, quase negra, com DBO e saturação de oxigênio dissolvido (OD) quase nulos e pela presença de bactérias e fungos que auxiliam no processo de decomposição do ambiente. Nessa zona ocorre o início da diminuição da concentração de oxigênio dissolvido devido à presença de poluentes. Geralmente essa zona se caracteriza por apresentar, ainda, bancos de lodo no fundo com presença de indivíduos anaeróbicos; ambiente escuro e fétido. No final dessa zona, inicia-se a clarificação da água, porém ela ainda é imprópria para animais aquáticos considerados superiores (p. ex., peixes)”. 
A que zona se refere a descrição acima?
Mostrar opções de resposta 
6. Pergunta 6
/0,6
A água é o principal agente causador de doenças, pois necessitamos de doses diárias de água, portanto, se ela estiver contaminada, contraímos doenças. Nesse sentido, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
As águas superficiais, de rios e lagos, já possuem micro-organismos, mas a incorporação desenfreada de dejetos humanos, esgotos domésticos, adicionam outros micro-organismos que são causadores de doenças. As doenças causadas por águas contaminadas com esgoto podem ser origem bacteriológica (infecções intestinais epidêmicas e endêmicas, como febre tifoide, cólera, leptospirose), protozoária (amebíase e giardíase), viral (hepatites e infecções oculares) e verminoses (esquistossomose) e são comumente conhecidas como doenças de veiculação hídrica.
2. 
As doenças causadas por águas contaminadas com esgoto podem ser apenas de origem bacteriológica (infecções intestinais epidêmicas e endêmicas, como febre tifoide, cólera, leptospirose) e são comumente conhecidas como doenças de veiculação atmosférica.
Resposta correta
3. 
A própria mão de uma pessoa contaminada, ou o contato com animais como baratas e ratos também portadores da bactéria, pode contaminar um outro indivíduo. Não é à toa que a cólera já foi associada a pandemias.
4. 
Já a febre tifoide é uma doença causada pela bactéria Salmonella typhi. No caso da febre tifoide, o maior contato é realmente pela água e alimentos contaminados.
5. 
As águas superficiais, de rios e lagos, já possuem micro-organismos, mas a incorporação desenfreada de dejetos humanos, esgotos domésticos, adicionam outros micro-organismos que são causadores de doenças.
7. Pergunta 7
/0,6
Correlacione os itens a seguir.
1- A poluição dos recursos hídricos
2- A poluição do ar
3- A poluição do solo
A) É um dos tipos de poluição mais preocupantes devido à água ser essencial para a vida de todos os seres vivos na Terra.
B) Ocorre com a inserção na atmosfera de gases, partículas sólidas em suspensão e material biológico oriundos principalmente da queima do carvão ou até mesmo do petróleo pelo setor industrial e de biomassa devido ao desmatamento.
C) Ocorre quando é inserido algum efluente ou até mesmo quando são inseridos resíduos sólidos na superfície do solo ou até mesmo em seu interior.
Mostrar opções de resposta 
8. Pergunta 8
/0,6
Sobre a poluição aquática, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) É possível atribuir a contaminação de águas subterrâneas a uma variedade de atividades. Enquanto fontes de contaminação, como sistemas sépticos, são encontradas em todos os lugares, outras são regionais, por exemplo, a intrusão salina.
( ) É fato que a água doce é essencial para a vida, por isso, mas não é importante zelar pela sua preservação e pela redução de contaminações de lençóis freáticos com esgotos domésticos e efluentes industriais, apenas deve-se diminuir a contaminação com agrotóxicos e chorume de lixões. 
( ) As qualidades bacterianas de águas subterrâneas, tubulações e outros suprimentos naturais de água também podem ser insatisfatórios, com as contagens de coliformes excedendo em muito o nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mostrar opções de resposta 
9. Pergunta 9
/0,6
Sobre o controle de fontes da poluição do ar, verifique os itens a seguir.
I.Como meios de controle das fontes de poluição do ar são estabelecidos o plano de controle de poluição veicular e o plano de controle de emissões atmosféricas.
II.O plano de controle de emissões atmosféricas, estabelecido por uma diretriz específica, é um instrumento de gestão da qualidade do ar, estipulando as ações necessárias para o controle da emissão de poluentes e a redução do consumo de combustíveis pelos veículos, apontando alternativas para áreas comprometidas pela emissão de poluentes atmosféricos.
III.O controle da poluição veicular engloba o controle veicular e o controle das fontes estacionárias, indicando o diagnóstico da qualidade do ar resultante do monitoramento e da classificação dos estados críticos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e assinale a CORRETA(s).
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas I e II.
2. 
Apenas a I.
Resposta correta
3. 
Apenas a III.
4. 
Apenas a II.
5. Incorreta: 
Apenas I e III.
10. Pergunta 10
/0,6
De acordo com o entendimento que você tem sobre os principais desastres da história do mundo, analise as alternativas a seguir V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS
( ) Acidentes alavancaram diversas discussões acerca da importância do gerenciamento dos riscos e hoje o setor industrial possui inúmeras normas de segurança. 
( ) Os acidentes envolvendo substâncias perigosas nas atividades industriais químicas (transporte, armazenamento e produção industrial) não produzem efeitos catastróficos, são os acidentes naturais como terremoto e maremoto que causam impactos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
( ) Sobre o acidente de Chernobyl, além dos trabalhadores da usina e bombeiros, que morreram no momento da explosão ou após, devido a doenças agudas causadas pela radioatividade, 8.400.000 pessoas em Belarus, Ucrânia e Rússia foram expostas à radiação, e cerca de 155.000 km2 do território desses três países foram contaminados.
( ) No Brasil, também já houve acidentes graves com produtos radioativos. Em 13 de setembro de 1987, em um ferro velho da cidade de Goiânia, em Goiás, foi

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.