A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Recursos Naturais

Pré-visualização | Página 1 de 1

Recursos Naturais
 
Definição
Os recursos naturais são elementos da natureza que são de utilidades para os seres humanos, tanto para cultivo, para a vida em sociedade, sobrevivência (alimentos, energia). Diariamente buscamos satisfazer nossas necessidades e para isso recorremos ao meio ambiente e ao que ele nos fornece. Esses recursos naturais podem ser classificados em duas formas: recursos naturais renováveis e recursos naturais não renováveis.
Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis
Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação. A velocidade e a forma como são utilizadas pelo homem são determinantes para a sua manutenção na natureza. São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento, a água, animais e a madeira.
Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não se renovam em um espaço tempo que garantam o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. A utilização desses recursos pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir. São exemplos de recursos naturais não renováveis minérios, carvão mineral e petróleo, sendo o petróleo uma grande fonte de energia no mundo.
O homem e a natureza
O homem desde cedo mantinham uma relação de equilíbrio com a natureza, porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que fizesse maior transformações sobre o meio e também sobre o espaço geográfico. Com isso a sociedade capitalista buscava incessantemente o lucro e estão cada vez mais extraindo elementos da natureza, com essa questão o homem procura lucrar e acaba destruindo o nosso meio natural.
E como ser feito para a preservação desses recursos naturais? Uma das principais medidas de preservação dos recursos naturais é o consumo consciente de água potável, atitudes como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, varrer a calçada em vez de lavar com mangueira e reaproveitar a água da chuva.
Podemos que concluir então, que esses recursos naturais são utilizados pelos seres humanos desde a antiguidade até os dias atuais, e assim como eles utilizam de formas adequadas, também utilizam esses recursos de formas inadequadas para possuírem o seu lucro e com essa questão acaba tirando materiais da natureza no qual trará problemas futuro nesse meio natural e para que se possa continuar tendo esses recursos naturais, o homem tem que saber preservar para que acabe rapidamente e que ele sofra com essa falta no futuro.