A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Histologia da pele

Pré-visualização | Página 1 de 1

Histologia da pele 
· Atua protegendo nosso organismo. 
· A pele é formada por epiderme e derme. 
· 
· A epiderme é formada por tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratinizado, derivado do ectoderma. 
· A derme é formada por tecido conjuntivo propriamente dito que varia de frouxo a denso não modelado, derivado do mesoderma. 
· A hipoderme não faz parte da pele. 
· Em alguns locais da epiderme teremos bastante queratina, quando a pele é mais grossa e quando a pele é mais fina temos menos queratina. 
· Células que fazem parte da epiderme: Queratinócitos (produção de queratina e captura melanina e armazena), melanócitos (produção de melanina e secreção), célula de Largerhans (fagocitose e apresentação de antígenos), células de Merkel (função sensorial) e células-tronco (renovação do epitélio). 
· Camada basal da epiderme: Camada mais profunda, responsável pela renovação da epiderme, rica em células tronco. É composta por células epiteliais prismáticas e cúbicas. 
· Camada espinhosa da epiderme: O citoplasma das células emite prolongamentos que se assemelham a espinhos, junções do tipo desmossomo, é também responsável pela renovação da epiderme. 
· 
· Acima da camada espinhosa temos a camada granulosa, ela é chamada assim, pois possui células com citoplasma rico em grânulos de querato-hialina. Há também grânulos lamelares (atuam na hipermeabilização da pele). 
· Temos a camada lúcida que só é visualizada em pele grossa, essa camada possui células anucleadas, elas perdem o núcleo para dar espaço a queratina. 
· Por último, temos a camada córnea, que possui células mortas repletas de queratina. 
· Derme: 
· Pode ser tecido conjuntivo frouxo ou denso não modelado. 
· O início da derme tem poucas fibras e o resto tem muitas fibras. 
· A primeira camada da derme (derme papilar) é composta de tecido conjuntivo frouxo, a segunda camada é a derme reticular, que é composta de tecido conjuntivo denso não modelado. 
· Hipoderme: Não faz parte da pele, mas vai estar abaixo da pele, ela é composta por tecido conjuntivo frouxo rico em adipócitos.