Buscar

ATIVIDADE ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL E CIDADANIA
 
 ALUNO: Josivane dos Santos Rodrigues
· Atividade dissertativa sobre a compreensão a respeito de direitos e deveres gerais dos assistentes sociais conforme o Código de Ética de 1993.
Conforme o Código de Ética do/a assistente social vigente, de 1993, traz a ética como um pressuposto tanto teórico como político na qual remetem ao enfrentamento das contradições que a profissão do Serviço Social está inserida a partir de uma visão crítica que seja fundamentada teoricamente nas derivações éticos-políticas da ação profissional. O Código de Ética do/a assistente social (CE/93) é formado por princípios, direitos, deveres, vedações dentre outros pressupostos que norteiam o agir profissional de acordo com a ética que exigem seus serviços, na qual essa discussão será em torno especificamente sobre os direitos e deveres do assistente social conforme os Art. 2° e 3° do CE/93.
O Art. 2° do CE/93 discorre sobre os direitos dos assistentes sociais, em que de acordo com esse código o assistente social tem direito tanto a garantia como a defesa de suas atividades nos campos sócio-ocupacionais, que são garantidas pelo que a Lei de regulamentação da Profissão já estabelece. Cabendo ao assistente social ter direito a participar na elaboração e na gerência das políticas sociais, em que o assistente social é o principal profissional executor. Além disso, o sigilo profissional também é um direito do Assistente social nos locais de trabalho no que se refere a documentos, arquivos, atendimentos ao usuário e/ou documentação, tendo o direito de não ser ofendida sua honra profissional. Dessa forma, é perceptível que o CE/93 vem para assegurar o profissional de que ele é um trabalhador que possuí direitos, na qual esse artigo vai exatamente prevê esses direitos como já citados alguns deles, tornando uma profissão regulamentada em que o profissional deve desfrutar de suas garantias para assim cumprir adequadamente os princípios regulatórios e éticos da profissão.
O Art. 3° do CE/93 traz os deveres que o profissional de Serviço Social no seu ambiente de trabalho deve ter, para que com compromisso possa exercer suas atividades com eficiência e responsabilidade a fim de prestar um serviço de qualidade. Quando o CE/93 se refere ao dever de se utilizar o número de registro do Conselho Regional entende-se que isso vai possibilitar o controle da sociedade, que pode permitir ao usuário a certificação por meio da identificação do número de registro do Conselho Regional que aquele profissional está realmente apto a exercer a profissão, além disso os deveres do assistente social coloca em evidencia um profissional que abdique sobre qualquer forma de censura, ressaltando que é uma profissão que tem como primazia a liberdade e justiça social. Entende-se que o objetivo maior desse artigo no CE/93 é enfatizar que os nossos deveres giram em torno de defender os direitos humanos, de prestar serviços de qualidade e com responsabilidade para legitimar aquilo que ele nos apresenta como dever profissional.

Outros materiais