Buscar

APX2 Ciência e Educação 1 2021 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL APX2 – 2021.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 12/06 – 18h
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa
QUESTÕES:
01 – Comente o significado no termo Biotecnologia, relacione os tipos de pesquisa cientificas contemplados neste campo de conhecimento. Cite 03 exemplos de biotecnologia desenvolvidas no Brasil e que se destacaram no mundo. 
Resposta: O termo biotecnologia refere-se às técnicas que utilizam microorganismos ou partes deles para a criação ou modificação de produtos, melhoria genética de vegetais e animais e, ainda, para o desenvolvimento de microorganismos específicos visando à produção de determinados produtos como medicamentos, por exemplo. Engloba pesquisas científicas nos campos de células-tronco, alimentos transgênicos, engenharia genética, clonagem, genoma humano, de plantas e de animais.
No Brasil podemos destacar a clonagem, os organismos geneticamente modificados e os estudos de células troncos.
-Clonagem: refere-se ao primeiro animal clonado no país. Trata-se do bezerro Vitória. O projeto foi desenvolvido pela EMBRAPA. Tal fato ocorreu em 2001, ganhou repercussão mundial, e o bezerro viveu até 2011. Animais clonados possuem a mesma carga genética de outros exemplares de sua espécie, mas não garante a diversidade ideal para que eles se reproduzam e sobrevivam na natureza.
-Organismos Geneticamente Modificados: Mais conhecido como transgênico. Hoje, em nosso país 92% da soja é transgênica, 90% do milho e 47% do algodão também é geneticamente modificado utilizando a biotecnologia, porém no Rio Grande do Sul, apenas a soja é cultivada a partir de sementes transgênicas, com base em liminares obtidas na Justiça por produtores locais. 
-Estudos com células-tronco: No Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias é regulamentado pela Lei 11105/05 de Biossegurança, de 2005, que permite o uso, em pesquisas científicas, de embriões humanos inviáveis ou que estejam congelados há pelo menos três anos, com o consentimento dos pais, porém seu uso está ameaçado, pois foi criada a PEC29/2015 que pode dificultar a sua utilização em cunho científico. Além das células embrionárias, existem estudo utilizando as células troncos pluripotentes induzidas e as células adulta. Ambas são utilizadas para uso terapêutico como nos tratamentos de Alzheimer, Parkinson, leucemia dentre outros problemas. 
 
02 – A Aula Passeio é uma atividade pratica que demanda do Professor de Ciências um planejamento prévio e um roteiro de execução da atividade. Quais são os cuidados necessários para a realização da Aula Passeio da parte do Professor? 
Resposta: Primeiramente é necessário um bom planejamento, conhecer previamente o local a ser visitado, bem como definir os objetivos que se almeja conquistar com o passeio e em como atingi-los. O professor deve preparar os alunos indicando o roteiro que será seguido e o que será observado, bem como repassar regras básicas do local, como não correr, comer ou tocar em algum objetivo. É importante agendar previamente, quando o local exigir esse agendamento, bem como definir o horário, verificar se há guia no local e as orientações como banheiro, cantina, acessibilidade dentre outros. Importante ter em mãos a lista de alunos que irão ao passeio, bem como contato de algum responsável e as autorizações para a saída. O professor deve ser a contagem de alunos na ida e na volta, não podendo esquecer de identificar os alunos com crachás de identificação e contato. Se a visita for demorada, deve-se providenciar o lanche, levando ou combinando o mesmo com o local de visitação. 
03 – O Relatório Dellors da Unesco (1996) ao afirmar que o Ato de Ensinar deve considerar também o Ato de Educar, relaciona também as aprendizagens fundamentais para a Educação do Século XXI. Cite as quatro aprendizagens assinaladas no referido documento. 
Resposta: Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. 
O aprender a aprender consiste em dominar os instrumentos para a produção de conhecimento a partir das necessidades que aparecem, objetivando o aumento das capacidades profissionais e de comunicação com o mundo. O aprender a fazer, consiste na necessidade de aprender algo com o fazer, ou seja, consiste em unir trabalho prático e intelectual. Está relacionado com o aprender a aprender. O aprender a viver juntos prioriza o trabalho conjunto. É importante compreender as diferenças e saber administrar conflitos, descobrindo e valorizando o conhecimento do outro, de sua história, suas vivências e de suas tradições. O aprender a ser trata da autonomia do indivíduo, para que ele possa ir além de suas responsabilidades pessoais, priorizando o coletivo. É uma junção das demais habilidades. 
04 – O Mês de Abril/Ano tem datas comemorativas como o Dia da Água e o Dia da Terra. O Mês de Junho/Ano tem o Dia do Meio Ambiente. Comente quais as atividades que o Professor de Ciências pode realizar nessas datas festivas para enfatizar a importâncias desses conteúdos de ciências na escola. 
Resposta: É muito importante trabalhar com datas comemorativas e dentro delas, trabalhar o meio ambiente e o dia mundial da água e da terra, pois as discussões acerca da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais são de extrema importância. O professor pode propor diversas tarefas a ser realizada no dia da aula, ou uma semana programada junto aos demais professores como um projeto interdisciplinar. Em suas atividades o professor deve reforçar a importância da preservação desses recursos e do meio ambiente, bem como trazer reportagens impressas ou vídeos sobre os impactos negativos que ações irresponsáveis provocam. 
Pode-se promover uma reunião com a comunidade escolar, para discutir problemas no em torno da escola e traçar soluções para os problemas enfrentados, como forma de conscientizar a todos que se trata de um trabalho coletivo, onde todos têm papel fundamental. A escola, pode e deve possuir lixeiras de coleta seletiva estimulando o descarte adequado do lixo. Em oficinas pode estimular a reciclagem realizando atividade com sucatas. O professor deverá contribuir com o planejamento escolar, elaborando e destinando para essas datas comemorativas propostas que prática e teoria se encontrem, incluindo visitas no em torno da escola, ou em parques, praças ou reservas florestais. Dentro da escola, o professor pode ainda realizar uma horta suspensa, ou sistema de coleta da água da chuva para sua reutilização, e assim manter os alunos envolvidos no projeto.
05 – O Museu Nacional/UFRJ sofreu um incêndio devastador em 2018, o qual destruiu a maior parte do seu valioso acervo. A reconstrução do museu vai começar ainda em 2021. Pesquise em sites da internet informações sobre o projeto aprovado de reconstrução deste importante museu da cidade do Rio de Janeiro. Relacione os sites da internet pesquisados. 
Resposta: Existe o Projeto Museu Nacional Vive, que é feito em parceria com a UFRJ, a UNESCO e o Instituto Vale, onde criou-se um site (www.museunacionalvive.org.br) contendo conteúdo multimidia, contando com informações sobre o andamento das obras e projetos. O site é organizado reunindo informações sobre a governança do projeto e uma linha do tempo, onde o visitante pode verificar os principais marcos relacionados à reconstrução do Museu. Além disso, há galerias de fotos com imagens, vídeos, notícias e cronogramas da obra, além de agendas de eventos e atividades educativas para atrair o público para as ações do museu. O cronograma das obras de reconstrução do Museu Nacional prevê entregas para este ano de 2021. No mês de julho terminam os trabalhos de higienização e proteção para recuperar os elementos históricos e artísticos que resistiram ao incêndio do dia 2 de setembro de 2018. Em agosto, a previsão é que comecem as obras nas fachadas e coberturas do Palácio São Cristóvão.As obras nos jardins e o desenvolvimento do projeto de museografia tem previsão de início no segundo semestre de 2021. Para novembro, a previsão é que chegue ao fim a reforma da Biblioteca Central do Museu Nacional, considerada uma das mais importantes do Brasil. A biblioteca foi fundada em 1863 e nesta reforma que já é considerada a maior já vista, estão os serviços de recuperação estrutural, impermeabilização, reforma do auditório, ampliação e modernização das salas, além da instalação de rede de dados, segurança, câmeras e um moderno sistema de prevenção e combate a incêndio.
Referência para a questão: 
-Site conecta a sociedade à reconstrução do Museu Nacional. Disponível em: https://ct.ufrj.br/?p=1282. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Museu Nacional prevê concluir obras na sede ainda este ano. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/museu-nacional-preve-concluir-obras-na-sede-ainda-este-ano. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Conheça o projeto de reconstrução do museu nacional. Disponível em: https://www.caurj.gov.br/conheca-o-projeto-de-reconstrucao-do-museu-nacional/. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Projeto Museu Nacional Vive. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/museu-nacional-vive. Acesso em: 09 de junho de 2021.
Valor das Questões: 
Questão 03 = 1,0 ponto 
Questões 01 = 1,5 ponto 
Questões 02, 04 e 05 = 2,5 pontos cada questão 
Referências bibliográficas:
-HORA. D. M; SANTOS.E. P. Ciências naturais na Educação 1 v.3
-Site conecta a sociedade à reconstrução do Museu Nacional. Disponível em: https://ct.ufrj.br/?p=1282. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Museu Nacional prevê concluir obras na sede ainda este ano. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/museu-nacional-preve-concluir-obras-na-sede-ainda-este-ano. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Conheça o projeto de reconstrução do museu nacional. Disponível em: https://www.caurj.gov.br/conheca-o-projeto-de-reconstrucao-do-museu-nacional/. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Projeto Museu Nacional Vive. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/museu-nacional-vive. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Brasil inicia projeto de clonagem de animais ameaçados de extinção. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/Brasil-inicia-projeto-de-clonagem-de-animais-ameacados-de-extincao/. Acesso em 09 de junho de 2021.
-Transgenia: quebrando barreiras em prol da agropecuária brasileira. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-transgenicos/sobre-o-tema. Acesso em: 09 de junho de 2021.
-Projeto ameaça pesquisas com células-tronco. Disponível em: https://revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2019/06/05/emenda-constitucional-ameaca-pesquisa-com-celulas-tronco. Acesso em: 09 de junho de 2021.

Outros materiais